Google Chrome ganha nova interface para comemorar 10 anos

As abas do Google Chrome ficaram arredondadas, e o gerador de senhas fortes promete maior segurança

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Como mudar o idioma do Google Chrome (Imagem: Divulgação/Google)

O Google Chrome foi lançado há dez anos, em 2 de setembro de 2008, e está ganhando um novo visual para comemorar o aniversário. As abas ficaram arredondadas; a barra de busca traz respostas mais rápido; e o gerador de senhas promete maior segurança. Confira abaixo as novidades do navegador.

O Chrome está de cara nova no desktop, Android, iPhone e iPad. No computador, as abas selecionadas têm cantos arredondados; e o botão para abrir novas guias é um sinal de +. Se você costuma ter muitas abas abertas, o Google avisa que mudou o formato delas “para que fique mais fácil enxergar os ícones de cada site”.

A omnibox (para inserir URLs e termos de busca) também ficou arredondada, e vai mostrar respostas sem abrir uma nova aba: será possível ver resultados sobre pessoas famosas, esportes, temperatura e definição/tradução de palavras. A lista de sugestões ganhou ícones atualizados.

E uma novidade bacana: o Chrome avisa se um site já estiver aberto caso você o procure na omnibox. Nesse caso, basta clicar em “Trocar de guia”. Em breve, também será possível usar a barra do Chrome para buscar arquivos no Google Drive.

Na extremidade direita da omnibox, ficam os botões das extensões e o indicador de perfil. (Antes, ele ficava no canto superior direito da janela.) Este é o redesign que estava em testes desde abril.

E a nova guia ficou mais personalizável. Você pode trocar o plano de fundo por qualquer foto que quiser, ou mudar os links da parte inferior clicando em “Adicionar atalho”.

O Chrome para iOS agora traz uma barra de ferramentas na parte inferior da tela, com opções de avançar, voltar, trocar de aba e acessar o menu. Enquanto isso, o app para Android recebeu alertas e menus simplificados.

Chrome tem gerador de senhas para maior segurança

O Chrome ganhou um gerador de senhas fortes para quando você fizer um novo cadastro. Ela é salva no seu perfil e sincronizada entre seus dispositivos, tanto no computador quanto no celular.

O Google também promete que seu navegador “preenche senhas, endereços e números de cartão de crédito com ainda mais precisão”.

O Chrome 69 está disponível para download no Windows, macOS, Linux, Android e iOS.

Gerador de senhas do Chrome em ação:

Omnibox responde a perguntas mais rápido:

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados