Início » Brasil » Procon-SP multa 20 empresas por telemarketing indesejado

Procon-SP multa 20 empresas por telemarketing indesejado

Foram multadas as operadoras TIM, Vivo, Claro, Oi, Nextel e Sky; além de bancos como Itaú, Bradesco, Santander e Caixa

Felipe Ventura Por

A Fundação Procon-SP multou 20 empresas que ligaram para pessoas na lista de bloqueios a telemarketing. Isso inclui as operadoras TIM, Vivo, Claro, Oi, Nextel e Sky; bancos como Itaú, Bradesco e Caixa; e a Cnova, responsável pelas lojas online do Pontofrio, Extra e Casas Bahia.

O Procon realizou a Operação Bloqueio de Telemarketing 2018 em abril deste ano, e concluiu que essas empresas desrespeitaram a lei por ligarem para números na lista de bloqueio. Você pode cadastrar seu telefone, se estiver no estado de São Paulo, visitando procon.sp.gov.br/bloqueiotelef/.

Foto por Leopoldo Silva/Agência Senado

A lei estadual de SP vale desde 2009. O consumidor pode acrescentar seu número ao Cadastro para o Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing. As empresas ficam proibidas de ligarem para esses números 30 dias após o cadastro, por prazo indeterminado (não é preciso renovar).

Nesse cadastro, há a opção “Reclamar” caso alguma empresa continue ligando para você. O Procon fornece uma senha para o consumidor voltar ao site e relatar a queixa. A entidade reuniu estes dados para aplicar as multas.

Telemarketing desliga na cara quando você atende

Desde 2009, foram cadastrados 1.814.689 números na lista de bloqueio, gerando 83.379 reclamações. 371 empresas foram autuadas. Estas são as principais queixas:

  • robocalls, isto é, ligações que fazem o cliente conversar com uma gravação;
  • insistência na oferta de produtos e serviços;
  • ligações que desligam na sua cara ou ficam no mudo.

Este último caso envolve números que ligam para você e imediatamente desligam ao serem atendidos. Trata-se de um sistema de telemarketing que disca automaticamente para uma lista de contatos.

O número de ligações simultâneas é maior que o número de atendentes, para reduzir o tempo ocioso deles. O sistema interrompe a chamada, ou a deixa no mudo, caso ninguém esteja disponível para falar com você.

Foto por Rachael Tolliver, USAAC G7/Army Recruiting/Flickr

As empresas multadas pelo Procon-SP

No total, o valor estimado das multas aplicadas é de R$ 80 milhões. O Procon não revela quanto cada empresa deverá pagar, dizendo apenas que isso é calculado com base no faturamento. Essa punição geralmente é questionada na Justiça, podendo se arrastar por anos.

Esta é a lista completa das empresas autuadas pelo Procon:

Operadoras

  • Claro
  • Nextel Telecomunicações
  • Oi Móvel S.A Em Recuperação Judicial
  • Sky Serviços De Banda Larga
  • Telefonica Brasil
  • TIM Celular

Bancos e seguradoras

  • Banco BMG
  • Banco Bradesco
  • Banco Pan
  • Banco Safra
  • Banco Santander Brasil
  • Bradesco Seguros
  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú Unibanco
  • Porto Seguro Companhia De Seguros

Outras

  • Cnova Comercio Eletrônico
  • Dr. Beneficio
  • Omega Assist Assistência Funeral
  • P&P Marketing E Divulgação
  • Vale Encantado Country Club

Em comunicados à Folha, Itaú Unibanco, Santander e Porto Seguro dizem que cumprem a legislação vigente. A Vivo “revisa constantemente os procedimentos de abordagem com clientes”. A Caixa deixou de fazer telemarketing ativo de vendas em março do ano passado. BMG e Sky não vão se manifestar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

LekyChan

pena que i site não esta entrando

Fabiano

English Live, sua maldita! Tomara que tomem multas suficiente para acabar com a área/equipe de telemarketing

Marcos Guilherme

kkkkk, imaginei essa trolagem kkkk

Marcos Guilherme

Poxa Felipe mais um erro na matéria.

Marcos Guilherme

O Felipe parece que não revisa seus textos e nem da uma olhada se quer nos comentários.

Felipe Liʍa

cria um contato e deixa ele como MUDO!! Eu faco no meu telefone fixo NOKIA, q nao tem um sistema de bloqueio, ai tive q apelar pra essa gambeta!

Felipe Liʍa

faltou o WWW ne

Marcus Araújo

Já vi o cúmulo de ligarem oferecendo "vantagens ao inserir créditos" de uma operadora diferente da linha que foi chamada, que havia passado por potabilidade. Imagino que seria até caso de processo por propaganda enganosa, já que a operadora verdadeira jamais iria cumprir a promoção da antiga operadora da linha.

De todas, a mais agressiva e, coincidentemente ou não, com os atendentes mais grosseiros é a Claro. Não basta te importunar até na hora de defecar, eles ainda são mal educados pra caramba.

Keaton

Alguém sabe se existe um telefone fixo com android ou um jeito de bloquear esses malditos sem ter de enfiar um fax na linha?

Artemis

Omega Assist ligava um monte no escritório, mesmo depois de pedir para tirar do cadastro.

Cristina Nascimento

Preciso saber tb..

Lucas Santos

Andei recebendo bastante essas ligações que desligam na cara e usam números aleatórios(o que deveria ser proibido) nos meses anteriores.

Alexandre Roberto

Coincidência ou não..estou desde segunda feira recebendo mais de 20 ligações diárias do telemarketing da sky...e se estendem até as 20h
Já protocolei reclamações no call center deles, na ouvidoria e na anatel.....não adianta de nada isso tudo
Essa manhã resolví mudar a tática....postei reclamações na página deles e no perfil do face, e passei a atender todas as ligações e sacanear com os atendentes.....o volume de ligações já diminuiu, pelo constrangimento que os operadores do telemarketing devem sentir.....e quem responde pelo facebook oficial já se pronunciou e prometeu resolver isso até amanhã no máximo

os caras acham que te irritando e te atormentando vão conquistar clientes?

Victor Freire

Pro RJ, qual o link para bloquear telemarketing? Todo dia eu recebo, é um inferno.

MalarKeY

Quem for do Paraná: https://www.bloqueio.procon...

Exibir mais comentários