Início » Internet » Os usuários mais jovens estão se afastando do Facebook

Os usuários mais jovens estão se afastando do Facebook

Segundo o Pew Research Center, 44% dos usuários entre 18 e 29 anos afirmam ter deletado o Facebook em seus celulares

Victor Hugo Silva Por

O escândalo envolvendo Cambridge Analytica fez muitas pessoas passarem a usar o Facebook com menos frequência. Isso é o que indica um levantamento feito pelo Pew Research Center, em que 42% dos entrevistados afirmam ter interrompido o uso da rede social por semanas no último ano.

Realizada com 3.413 usuários do Facebook nos EUA com mais de 18 anos, a pesquisa também revela outros comportamentos. Pouco mais de um quarto (26%) dos entrevistados diz ter deletado o aplicativo da rede social em seu smartphone. E esse índice é maior entre os usuários mais jovens.

Facebook

Para se ter uma ideia, entre as pessoas de 18 e 29 anos, 44% afirmam ter deletado o aplicativo. No grupo de 50 a 64 anos, esse índice cai para 20%. E, entre os usuários com 65 anos ou mais, somente 12% removeram o app.

A pesquisa foi feita entre 29 de maio e 11 de junho, quando pautas relacionas a problemas de privacidade e interferência russa nas eleições americanas estavam sendo bastante discutidas.

Após a manipulação de dados dos usuários ser revelada, o Facebook simplificou os passos para realizar mudanças nas configurações de privacidade. A rede social também estimulou uma revisão na página, o que foi seguido por 54% dos usuários.

Baixar as informações que o Facebook guarda sobre você também ficou mais fácil. Porém, apenas 9% dos usuários realizaram esse processo. Eles fazem parte de um seleto grupo de pessoas preocupadas com a privacidade na internet. Nesse grupo, o índice de exclusão do aplicativo é de 47% e o de revisão nas configurações, de 79%.

O afastamento de grupos mais jovens certamente não é bom para o Facebook, que vê seu futuro ligado aos usuários mais velhos. Enquanto tenta reverter o prestígio, a rede social tenta evitar que essa percepção negativa chegue a outras propriedades, como Instagram e WhatsApp.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Colorado

Boa colocação... eu acredito que o Orkut meio que se acomodou na época ....

Colorado

Whats com aquelas imagens de florzinha com um bom dia, ou um áudio de crente chato querendo te converter ah ah !

Anderson

Para que usar Facebook aos poucos todas as funcionalidades estão indo para o Instagram

zoiuduu .

EU queria que o facebook superasse a crise, nunca usei mas n tenho nada contra, aí vc me lembrou que ele censura páginas de direita, agora quero que desapareça logo.

Michael dos Santos

Sei.

Ticano

Cachorro mordido de Orkut não tem facebook, nunca tive. Minha rede social é no bar.

De qualquer forma, já basta o Whatts da família :)

Daniel

eu ja faz tempo que nem entro ....

Serjão Berranteiro

GRAÇAS A DEUS, POOORQUEEE AQUIII TEEEM CORRAGEEEM

Davidson Gonçalves

Em 2010, o Facebook era lugar de conhecer as coisas legais que as pessoas faziam. Aí começou o politicamente correto de proibir a gente de postar fotos de comida, lugares que visitávamos, e o face virou mural de facepages e Memes.

Depois virou lugar de Santos, justiceiros, gente super politizada e aí ficou intragável. Eu mesmo dei um tempo há 7 meses e estou mais que feliz.

Fabio Santos

Nada é pra sempre, lembro quando todos amávamos o Orkut era a paixão do Brasil, agora nem existe mais, por mais que Facebook tem um marketing agressivo, algoritmo que potencializa o lucro com marketing, tudo tem um tempo e o Mark já está bem rico e feliz.
Talvez tentem trocar de CEO da um gás, porém ele vai acabar, outras formas de juntar o usuário vira e este é o ciclo natural, nada é tão grande que não pode ser substituído.

marcos_5000

Difícil, quando você e a *insira aqui a pessoa da família* também está, você é quase obrigado a, pelo menos, curtir o que postam, com risco de depois ter que ouvir essa pessoa reclamar que você não vê nada que ela posta.

Caleb Enyawbruce

eu acho que percebo isso no dia a dia. Quem mais vejo falando de FB sao pessoas de idade, empolgadas com videos de animais fofinhos, fotos de bom dia, fake news absurdas e coisas do tipo. Tá mais que provado que o que mata grandes redes sociais é o mesmo que as alimenta: o conteúdo postado pela massa, o povão (sem sentido depreciativo, só me referindo ao povo brasileiro em geral).

Vinícius Jorge

Como isso é possível se o Orkut já morreu faz tempo?

Vinícius Jorge

Eu nunca tive conta no Facebook, como eu gosto de desenvolver código com software livre, sempre preferi o g+ pois tem comunidades gringas com meus temas favoritos lá

#VAICORINTHIANS

Nem tanto, garanto que grande parte desses jovens que saíram do Facebook, migraram para Instagram. Ou seja não mudou nada no fim.

Exibir mais comentários