TIM lança chamadas via 4G em Belo Horizonte

TIM é a primeira operadora na capital mineira a oferecer o serviço, que traz chamadas de alta definição através da rede 4G

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TIM

A TIM anunciou nesta quarta-feira (5) que ativou o recurso de chamadas VoLTE em Belo Horizonte. A tecnologia utiliza a rede 4G para ligações telefônicas e traz mais qualidade de áudio (Voz em HD).

O VoLTE é especialmente útil pois não derruba a conexão do telefone para 3G durante a chamada, economizando a bateria do usuário.

Além disso, a tecnologia completa ligações com maior rapidez. A TIM informa que uma chamada pela rede convencional demora de 8 a 10 segundos para ser completada, enquanto na rede 4G esse tempo cai para 2 segundos.

Para utilizar o VoLTE, é necessário possuir um smartphone compatível e com a versão do sistema atualizada. A TIM informa que todos os aparelhos do seu portfólio atual já possuem suporte à tecnologia. O serviço pode ser acessado por clientes do pós-pago, pré-pago, controle e planos corporativos.

A TIM aponta que possui VoLTE ativado em mais de 1.500 municípios brasileiros, com previsão de terminar o ano de 2018 com 2 mil municípios. Das operadoras concorrentes, a Vivo é a única outra operadora que utiliza a tecnologia de chamadas 4G, com a cobertura restrita a apenas 6 municípios.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados