Início » Celular » Uber já adota nota mínima no Brasil para passageiro continuar usando o app

Uber já adota nota mínima no Brasil para passageiro continuar usando o app

Sistema de avaliação do passageiro inclui a nota mínima para o uso do app desde junho deste ano

André Fogaça Por

Ontem (5) nós comentamos que o Uber começou a mudar a regra de uso de seu aplicativo na Austrália e Nova Zelândia, inserindo a mesma ferramenta de nota mínima de corte que existe para os motoristas, agora para os passageiros. O Uber do Brasil comentou que esta atitude já está presente no app por aqui.

Nota de corte já existe no Brasil

Segundo a assessoria de imprensa do Uber no Brasil, em comunicado enviado ao Tecnoblog, os passageiros que utilizam o serviço em terras tupiniquins já contam com uma nota mínima de corte configurada em quatro estrelas, de uma escala que vai de uma até cinco estrelas. Ainda de acordo com a empresa, a ferramenta de reputação já elimina passageiros com nota inferior ao mínimo exigido desde junho deste ano.

Assim como nos dois países da Oceania, no Brasil o app começa a enviar notificações para que o usuário aumente a nota a partir do momento que ela chega em quatro estrelas, dando tempo para a avaliação subir. Se isso não ocorrer, ou se a nota baixar ainda mais, o passageiro não poderá mais solicitar carros e ficará de fora da plataforma.

As mesmas dicas de bom comportamento do exterior valem para o Brasil, como o consumo evitar de álcool durante a corrida, danos ao veículo, não utilizar o cinto de segurança, solicitar que o motorista desrespeite as regras de trânsito, transportar ou comer comida com forte odor, pais que não supervisionam a atitude de crianças e passageiros mal educados em geral.

Como saber sua nota

Antes o Uber não deixava clara a nota de cada usuário, escondendo esta informação dentro de alguns menus do app. Recentemente o caminho mudou e está muito mais simples para ser encontrado. Para saber sua nota, basta abrir o aplicativo em qualquer plataforma onde ele está disponível e tocar no ícone com três traços horizontais, que fica no canto superior esquerdo da tela.

Tocando na nota exibida, o Uber abre uma lista de dicas para aumentar a avaliação e melhorar sua reputação com os motoristas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodolfo

Eu sou discreto, não sou de conversa, não faço questão de bala, água e o escambau. Sempre cumprimento e agradeço. Vou ouvindo podcast sempre com ear bud true wireless apenas de um lado, para não parecer babaca. Sempre viajo no banco da frente. Minha média é 4,78. Acho injusta. Existem subjetividades e melindres. Não vai me dar 5 estrelas porque não dei seguimento numa conversa sobre política ? Porque pedi para ligar o ar condicionado num dia não muito quente ? Ou porque você votou no Haddad e eu sou militar (viajo muito com uniforme. Exército) ? Gostaria de saber os motivos reais. Está desequilibrado isso aí. Nunca desrespeitei critérios objetivos, como comer no carro, por exemplo.

Rafael Rossetti

Olá. Ganho um bom dinheiro dirigindo com a Uber e acho que você gostará também. Veja os detalhes: https://partners.uber.com/i...

Tricianne Peerre

Não adianta ser bonzinho não, nem educado. Pessoas implicam até com sua voz. Acho que deveriam mostrar a cara de quem deu menos que 5 estrelas, tanto de um lado, quanto de outro e obrigar fazer comentários. Eu tenho 4.92 e

André Neves

fui ver minha avaliação como passageiro no UBER e confesso que estou decepcionado. Aqui em Brasilia utilizei o serviço por 12 vezes (6 ida e 6 volta) Nunca pedi nada aos motoristas (agua, balas, etc)... Sempre fui cordial, educado e tranquilo... Sempre muito amistoso, sento sempre no banco na frente. Corridas em horário comercial, falando sobre atualidades etc. Me considero um passageiro no mínimo 4,9. No entanto observei que estou com 4,67 (considerado quase ruim pelos motoristas). Se eu fiz tudo certinho estando no lugar correto, não fiz ninguém esperar, fui educado, paguei com cartão de crédito, não fiz questão nem por ar condicionado. Fui até meio bobo em pedir a janela aberta para economizar combustível. Sempre dei 5 estrelas e algum ou alguns me avaliaram como nota baixa. Teve um desses motoristas que conversavam demais e tava enchendo o saco, porém nem por isso deixei de dar 5 estrelas. Vi aqui que tem outros casos similares ao meu. Agora só faço avaliação depois que fizerem a minha avaliação. Sinto muito. Se me der nota baixa ganhará nota baixa e ainda vou ser diboas pois darei a mesma nota que eu receber.

Fabio Santos

Eu não defendo taxista que fique claro, mais exemplo sempre que precisávamos de táxi pra minha vó quando ela era viva, ela sempre tinha algum tipo de problema de vomitar devido o problema dela, nunca se foi questionado, acho que se a pessoa coloca seu veículo ao público tem que entender que isto pode ocorrer, não vejo porque cobrar taxas a mais.
Fora que tenho amigos que exemplo você pisa numa poça de água e entra no uber nem percebeu, lá dentro ele disse nossa me desculpe não vi ao entrar (o motorista parou num local inadequado), o cara cobrou esta taxa, dai meu amigo questionou e não foi ressarcido de fato uber foi muito bom no começo atualmente eu evito ao máximo quando preciso.

Baidu feat MC Brinquedo

Mas eles estão dando nota 4 apenas pra ninguém ficar com pontuação igual a 5, então vou apenas motivá-los.

E sim, minha nota é 4,7 e eu nem costumo falar muito com os motoristas.

Trovalds

Aí já não sei. Mas vou inquirir meu amigo depois a respeito.

André Fogaça

Existe uma forma do motorista cobrar o passageiro pela limpeza, mesmo com os passageiros negando assumir o que causaram. Era só fazer isso, não?

@Sckillfer

Ainda não entendo quem só usa 99, toda vez que olho os preços Uber sai mais barato e tem mais carros

@Sckillfer

O ponto era que os motoristas diminuem a nota dos usuários pra o usuário não parecer novo, que a uber deveria mostrar quantas corridas o usuário tem por isso... Daí novo usuário nunca vai conseguir uma corrida...

Caleb Enyawbruce

Desculpe, mas uma "guerra de notas" é o pior que pode acontecer na plataforma. Dar 4 pra quem merecia 5 é terrível para os dois lados. Na minha opinião, definitivamente não é o melhor caminho. Do outro lado são pessoas batalhando pelo seu ganha pão, como nós, clientes.

Caleb Enyawbruce

Infelizmente é algo necessario. So espero que as notas baixas sejam justificadas, pra nao começar uma verdadeira "guerra de notas" entre os dois lados

Baidu feat MC Brinquedo

A partir de hoje é só 4 estrelas pra todo mundo.

Quero incentivar a rapaziada do Uber a buscar a melhoria contínua.

shaolinmaru

Possivelmente deve ter um "if Totalcorridas = 0 { ignorarBloqueio}"

Ou eles deixam a pessoa tem uma quantidade mínima de corridas para começar a fazer a avaliação do bloqueio.

Lucas Santos

Uber tem que implementar o número de notas pra não precisar dessa gambiarra.

Exibir mais comentários