Twitter testa nova interface na web com itens salvos, modo noturno e economia de dados

Site móvel deve se tornar padrão para todos os usuários, mesmo no desktop

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Nova interface do Twitter
Nova interface do Twitter

O Twitter anunciou na quinta-feira (6) que começou a testar uma nova interface na web, com modo noturno, recurso para salvar tweets e uma função para economizar dados. Ou melhor, não é exatamente nova: a rede social está basicamente querendo levar o site móvel para todos os usuários de desktop.

E a antiga

E a antiga

Em comparação com a atual, a nova interface mostra tweets com fontes maiores na timeline, reduz a largura do layout e esconde algumas informações: seu número de tweets, seguindo e seguidores não fica mais visível a todo momento, os trending topics aparecem em menor quantidade, e o menu superior não tem os rótulos “Página Inicial”, “Notificações” ou “Mensagens”, deixando mais espaço para a busca.

Uma novidade é o recurso de salvar tweets: ele já estava disponível nos aplicativos para Android e iOS, mas agora deve chegar a todos os usuários na web. Em qualquer tweet, basta tocar no ícone de compartilhar e depois em “Salvar Tweet”. A lista das publicações salvas ficará disponível nesta página, e só você tem acesso a ela — em contraste com as “Curtidas”, que são públicas.

https://twitter.com/Twitter/status/1037742693575733248

Ao tocar no seu nome, no canto superior direito, você pode ver os dados do seu perfil e ativar duas funcionalidades: o Modo noturno, que já estava disponível na versão web atual desde o ano passado; e a Economia de dados, que deixa de carregar imagens e vídeos automaticamente — você precisa clicar na mídia para visualizá-la, como acontece no Twitter Lite.

A rede social diz que “está testando um novo Twitter para web, que um pequeno número de pessoas verá hoje”, mas você já pode acessar a nova interface entrando em mobile.twitter.com. O Twitter não informou quando (ou se) vai tornar o site móvel padrão para todos os usuários.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados