Início » Telecomunicações » Cabo submarino que liga Brasil a Camarões tem capacidade de 32 Tb/s

Cabo submarino que liga Brasil a Camarões tem capacidade de 32 Tb/s

Ele deve melhorar a conectividade entre as Américas, a África e a Europa

Paulo Higa Por

Um cabo submarino que liga o Brasil a Camarões terminou de ser construído na segunda-feira (4). Com capacidade inicial de 32 terabits por segundo, ele estava sendo planejado desde 2016 para melhorar a conectividade entre os continentes americano e africano, além de abrir novas possibilidades de rotas para a Europa.

Foto por Global Marine Photos/Flickr

O South Atlantic Inter Link (SAIL) tem cerca de 6 mil km de extensão, partindo de Fortaleza (CE) e atravessando o Oceano Atlântico até chegar à cidade de Kribi, em Camarões. Depois, ele se interconecta a outros 11 cabos terrestres que atravessam o Oriente Médio.

Os quatro pares de cabos de fibra óptica foram construídos pela Huawei Marine Networks e bancados pela China Unicom e pela camaronesa CamTel. A espanhola Telefónica também participou do projeto, fornecendo parte das instalações. Como lembra o TeleSíntese, a estrutura ainda marca o início das operações brasileiras da China Unicom, que deve investir em internet das coisas e carros conectados no pais.

Além de conectar os dois países, a terminação brasileira do SAIL se interliga com os cabos submarinos Sam-1, que dá uma volta de 25 mil km na América do Sul, começando na Argentina, passando pelos Estados Unidos e terminando no Chile; e BRUSA, que liga as cidades do Rio de Janeiro e de Fortaleza à Virginia Beach, nos Estados Unidos.

O SAIL tem vida útil estimada de 25 anos. O valor do investimento não foi divulgado.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ivo
"Para que trem? Podemos usar caminhões para o transporte no brasil inteiro"Eu vou deixar só isso aqui, entenda como quiser.
Keaton
Faltou incluir alguns bichos que acham que isso é comestivel, tipo tubarões. hahaha
Marcelo Cutin
Não é só o sal. Tem também a pressão hidrostática. Em determinados trechos ela pode chegar a aproximadamente 600 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar. É um meio que exige muito do cabo.
HenryS
Será que roda Crysis no streaming Full hd?
zoiuduu .
Ué meu filho, eu disse que 2 milhões podem usar na velocidade 16 mbs, se for mais de 2 milhoes nao podem kkkkSe nao usaram 16 mbs ao mesmo tempo então não vao ta usando a velocidade que falei.
Marcelo Nunes Costa
Incrível!
Wellington Gabriel de Borba
Não, esses cabos são feitos pela iniciativa privada. A gente não precisa do governo fazendo mal feito em tudo.
Eduardo Sá
Dá muito mais. Dois milhões não usam essa capacidade toda ao mesmo tempo.
GEXITER
Quando se trata da huawei arredonde pra 20 anos pra menos...
GEXITER
Exato, fora os fatores climáticos que podem gerar interferência no caso de uso de satélites.
The Moon
O cabo tem baixa latência e maior estabilidade da conexão
Django Django
Porque passar cabos intercontinentais, e não lançarem um satélite? A humanidade não se gaba de ter até uma estação espacial Internacional? Ou será que somos mesmo enganados até nisso e vivemos dentro da matriz?! Sei lá.
zoiuduu .
Foi o Brasil que fez isso aí? Não tem que ter a trasnparência, ou seja, falar o investimento em algum site do governo?32 tb dá pra umas 2 milhões de pessoas usarem com capacidade de 16mb cada
Baidu feat MC Brinquedo
Caramba... Só 25 anos?O Sal não pega leve mesmo!
Marcus Araújo
AhahahhahahahahahahahaJá garantiu o Tiozão do Pavê Awards 2018
Renan Alves
enquanto ainda utilizo internet adsl de 8 megas...
johndoe1981
Minha nossa senhora...
marcus
> BRUSA, que liga as cidades do Rio de Janeiro e de Fortaleza à Virginia BeachFaz sentido. Quem vai de Fortaleza à Virginia Beach tem que levar uma BRUSA na bagagem, pois os EUA são bem mais frios que o Ceará.
Bruno Silveira
E nada do cabo Brasil - Europa.... Quais operadoras irão utilizar esse cabo Sail?