Galaxy travou? Veja como reiniciar o celular Samsung Galaxy

Mesmo com a tela congelada, é possível reiniciar o aparelho com uma combinação de teclas; veja como executar o procedimento

Jean Prado André Leonardo
Por e
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Samsung Galaxy M53 5G (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Como reiniciar um celular Samsung (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Um smartphone pode ficar com a tela congelada por diversas razões que vão desde um aplicativo com mau funcionamento até o uso da memória ao limite. No entanto, fique tranquilo, pois reiniciar um celular Samsung travado não é complexo. Siga o tutorial para descobrir como fazer uma reinicialização forçada.

Existem duas principais opções de reiniciar o seu celular Samsung Galaxy. A primeira é a maneira tradicional, se o celular não estiver com a tela congelada. A segunda já atende o celular que travou completamente e permite que você o reinicie mesmo sem conseguir fazer qualquer outra coisa.

Como reiniciar com o botão liga/desliga

Como  reiniciar um celular android
Tela de desligamento celular Samsung (Imagem: Jean Prado / Reprodução)

Você pode reiniciar o celular de maneira bem simples, quase da mesma forma que desliga o aparelho. 

  1. Segure o botão “liga /desliga” por mais de três segundos; 
  2. Em seguida, toque em “Reiniciar”. Caso não tenha essa opção, basta tocar em “desligar” e depois segurar o botão liga/desliga por mais três segundos para ligá-lo novamente.

Como reiniciar o celular com uma combinação de teclas

Celulares Samsung Galaxy também podem ser reiniciados, mesmo que estejam totalmente travados. Para reiniciar o celular de maneira forçada, faça o seguinte:

  • Segure simultaneamente, o botão de volume para baixo e o botão liga/desliga por pelo menos sete segundos. 

Normalmente o processo de reinicialização é rápido, mas pode demorar alguns minutos, dependendo do tipo de travamento do aparelho.

Como reiniciar o celular de forma programada

Você pode reiniciar os celulares Samsung de maneira programada. Desta maneira, não é necessário se preocupar em reiniciar o aparelho periodicamente, pois o aparelho fará isso automaticamente. Veja como reiniciar o celular de forma programada. 

  1. Acesse o menu “Configurações”;
  2. Selecione “Assistência do aparelho e bateria”;
  3. Toque em “Mais opções”, o botão com os três pontos verticais;
  4. Selecione a opção “Automação”;
    imagem tutorial Como reiniciar um celular samsung travado 002
  5. Toque em “Reinício automático em horários definidos” para definir as datas e periodicidade que aparelho será reiniciado.
    imagem tutorial Como reiniciar um celular samsung travado
Por que reiniciar o celular é importante?

É importante reiniciar o smartphone, pois muitos programas, mesmo quando fechados, continuam executando processos em segundo plano, consumindo recursos preciosos de sistema como a memória RAM, podendo gerar travamentos e problemas de performance. Quando o telefone é reiniciado, esses processos são finalizados e diminuem o número de tarefas realizadas pelo aparelho.

Como ativar o modo de segurança em celulares Samsung

O modo de segurança permite que o telefone inicie apenas com os aplicativos essenciais para o funcionamento do sistema. Isso facilita o diagnóstico de falhas e a exclusão de apps que estejam gerando instabilidades. Para ativar modo de segurança faça o seguinte:

  1. Desligue o telefone;
  2. Pressione o botão “Ligar”, quando a logo da Samsung aparecer, pressione o botão de redução de volume.

Como resetar ou formatar um Samsung Galaxy?

Se o seu smartphone apresenta muita lentidão ou travamentos constantes, fazer um hard reset pode ajudar a resolver esses problemas. Veja como resetar e formatar um celular da Samsung.

Como liberar espaço do Android

Um dos motivos para celulares sofrerem com travamentos é a falta de espaço para que o sistema rode adequadamente. Saiba como liberar espaço no Android e reduzir problemas de performance.

Com informações: Samsung, 2

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Galaxy na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Canal Exclusivo

Relacionados