Início » Aplicativos e Software » Apple deixou programas na Mac App Store que roubavam seu histórico na web

Apple deixou programas na Mac App Store que roubavam seu histórico na web

Aplicativos da Trend Micro coletavam histórico do Chrome, Safari e Firefox; eles foram denunciados à Apple mas seguiam disponíveis

Felipe Ventura Por
1 ano atrás

A Apple autorizou uma série de programas na Mac App Store que coletavam o histórico de navegação do Google Chrome, Safari e Firefox e enviavam os dados para servidores na China. São diversos aplicativos da Trend Micro, como Adware Doctor, Dr. Cleaner e Open Any Files: RAR Support. Eles só foram removidos depois que essas práticas foram reveladas ao público.

O pesquisador Patrick Wardle detalhou a violação de privacidade no Adware Doctor, um dos programas mais vendidos da Mac App Store. Ao ser executado pela primeira vez, ele solicita acesso a todos os arquivos e pastas do usuário. Isso é algo necessário para a ferramenta anti-adware encontrar código malicioso.

No entanto, o Adware Doctor ia além: ele coletava o histórico de navegação do Chrome, Firefox e Safari, além de suas buscas recentes na Mac App Store. Então, ele colocava tudo em um arquivo zipado e enviava para um servidor na China, onde as proteções de dados pessoais são menos rígidas. (A Trend Micro foi fundada nos EUA e tem sede no Japão.)

Wardle denunciou essa prática há um mês para a Apple. A empresa disse que iria investigar, mas o Adware Doctor continuava disponível. Ele só foi removido da Mac App Store no domingo (9).

Open Any Files, Dr. Antivirus, Dr. Unarchiver e Dr. Cleaner

O pesquisador Thomas Reed, da Malwarebytes, descobriu que outros apps da Trend Micro faziam algo semelhante. O Open Any Files: RAR Support coletava todo o histórico do Safari, Chrome, Firefox e App Store. Ele foi denunciado à Apple em dezembro de 2017, mas permaneceu na loja.

O Dr. Antivirus coletava o histórico dos navegadores e uma lista detalhada de todos os programas instalados. Segundo o 9to5Mac, o Dr. Unarchiver fazia a mesma coisa; ele estava entre os 20 mais populares da Mac App Store dos EUA. Enquanto isso, o Dr. Cleaner levava "apenas" seu histórico de navegação para um servidor na China.

A Apple removeu da Mac App Store todos os programas mencionados acima, mas não se pronunciou sobre o caso. A Trend Micro também não se posicionou.

Adware Doctor roubava histórico de navegação

Com informações: The Next Web, 9to5Mac.