Início » Aplicativos e Software » Windows 7 terá atualizações pagas de segurança para viver até 2023

Windows 7 terá atualizações pagas de segurança para viver até 2023

Microsoft vai vender atualizações de segurança para clientes do Windows 7 Professional e Enterprise no Licenciamento por Volume

Felipe Ventura Por

A Microsoft vai prolongar o suporte ao Windows 7, que continua sendo um dos sistemas operacionais mais usados do mundo: ela vai oferecer Atualizações Estendidas de Segurança para clientes empresariais até 2023. Esses updates serão pagos, porém custarão menos se a empresa estiver migrando para o Windows 10.

Entre 2020 e 2023, a Microsoft vai distribuir Atualizações Estendidas de Segurança (ESU) para todos os clientes do Windows 7 Professional e Enterprise no Licenciamento por Volume. Dessa forma, as empresas terão um pouco mais de tempo de migrar para outro sistema operacional.

Foto por Christiaan Colen/Flickr

Quanto vai custar o Windows 7 ESU? Isso ainda não revelado, mas a Microsoft adianta que vai cobrar por dispositivo, e o preço ficará mais alto a cada ano. Para estimular a migração, as empresas receberão desconto se assinarem o Windows 10 Enterprise ou Windows 10 Education.

42% dos usuários de desktop estão no Windows 7

O Windows 7 perdeu suporte base (mainstream support) no início de 2015. Isso significa que, desde então, a Microsoft não libera mais funcionalidades nem assistência técnica gratuita. Ela só oferece atualizações de segurança, e o suporte estendido está previsto para acabar em 2020.

Ou seja, falta pouco mais de um ano para que o Windows 7 deixe de receber correções de segurança, tornando-se mais vulnerável a invasões. Segundo o NetMarketShare, 42% dos usuários de desktop estão no Windows 7 — e eles precisarão migrar para uma versão mais atual.

A Microsoft sabe disso: "todos estão em um ponto diferente no processo de atualização". Para convencer mais empresas a saírem do Windows 7, ela também mudou o ritmo de atualizações do Windows 10, oferecendo suporte por 30 meses para as versões Enterprise e Education. E com o Desktop App Assure, um engenheiro ficará encarregado de resolver incompatibilidades após um update do Windows 10.

A título de curiosidade: considerando apenas os usuários de Windows, 50% das visitas ao Tecnoblog vêm do Windows 10, contra 40% do Windows 7.

Com informações: Microsoft.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Freitas
Na minha mente eu ainda devo estar nos anos 2000 e final dele.Eu simplesmente não consigo me adaptar ao Windows 10 e as tecnologias que o acompanham.Até hoje eu uso o W7 Professional (original) e me atende muito bem.É bem provável que só vou usar o W10 quando alguns softwares muito específicos de criptografia deixarem de dar suporte ao W7.Até este dia chegar, tô passando longe do W10.Por tudo que leio me parece um sistema mal acabado... Toda hora fica recebendo atualizações e mais atualizações.
Cristiano Hahn
Mas eu me referia na verdade de máquinas novas amigo, sem problemas, drivers dos fabricantes etc, trabalho no ramo a muitos anos, sei diferenciar um problema de hardwre de um problema de software!
Tiago Freitas
Eu nunca cheguei a instalar o W10. Nem em máquina virtual!Toda hora estão falando em atualizações... Eu fico com a impressão que o W10 é um sistema inacabado que foi lançado as pressas.Eu uso o W7 Professional original. Mesmo com o fim do suporte pra 2020, eu ainda pretendo continuar nele.
Keaton
Tem uma coisa, nem sempre é culpa do HD. Controlador SATA pode bugar com certos HDs e SSDs, Fonte genérica (dependendo quão zoada) prejudica muita coisa, etc.Já peguei um computador cujo HD parava de funcionar ou começava a ficar super lento do nada. Fonte ANTEC, HD Seagate, Placa Mãe ASUS, tudo peça boa, que não devia estar dando problema. Fui testando, peguei esse HD e espetei no meu pc. Funcionou que perfeitamente. Espetei o HD do E5200. Nada de iniciar. Fui ver era a placa mãe zoada. Controlador estava agindo de maneira estranha. Troquei a placa mãe e pronto.Entendo que nem sempre há tempo de se testar todas as possibilidades, mas essa é uma delas. Deve ser uma em cem mil, mas ainda uma posibilidade.
Cristiano Hahn
rsrsrs, sobre rodar bem ou não, me refiro o seguinte, 2 máquinas com a mesma configuração com HDD, em uma ele roda bem para uso comum, em outra, ele da problemas de uso de disco e um monte de bugs, e nessas máquinas tu só resolve colocando ssd, é algo interessante, mas é verdade, claro que tudo roda melhor com ssd, mas vou tem explicar de forma diferente, se vc usar windows 7 ou 8.1 nã máquina que fica hiper lenta com windows 10, no windows 8.1 ou 7, ela é uma bala, mesmo usando HDD, e para resolver essa lentidão no windows 10, só colocando ssd ou voltando para o 8.1 ou 7, esse é o ponto que quero chegar, o windows 10 em muitas maquinas fica bugado, lento, pior que o vista num celeron 1.8, mesmo a máquina sendo lá um i5, com 8gb de ram
Keaton
Tu entendeu errado. "me matar em linha de comando" = ficar configurando várias coisas em linha de comando pq a porra do GUI não funciona da forma que devia. Já perdi a conta de quantas vezes aconteceu. (Isso tem uns 5 anos+, desde que eu desisti do Linux)Isso quando você não tem de editar os arquivos de configuração usando o VI/VIM...Tinha vezes que pra arrumar uma coisinha de nada, eram 2 horas de pesquisa e mais 2 horas tentando. Isso na época do X11.Problema de rodar bem ou não, é o dinheiro que o cliente está disposto a pagar. Se ele quer uma maquina apenas para internet/excel, tu até pode tentar empurrar SSD e lhufas, mas nem sempre ele está disposto a pagar sei lá quanto a mais ou mesmo fica a impressão que você é picareta por enfiar coisas que não fazem diferença para ele só com o intuito de aumentar o próprio lucro.Em resumo, o computador da pessoa tem o desempenho que ele comprou. (A menos que ele tenha comprado Dell, HP, etc... ai é menos da metade. hahaha)
Cristiano Hahn
Matar em linha de comando? existem versões linux que o uso de linha de comando sequer é preciso, talvez em um ou dois pontos específicos onde não empacotaram o software, ou então é produto velho que não fornece driver para Linux (aí é bucha mesmo, mas não é culpa do Linux) Uso Linux a 12 Anos, e linha de comando para mim nunca foi problema, na verdade sempre foi uma mão na roda, mas não é este o ponto.O ponto é de que windows 10 não roda em uma máquina como roda em outra, mesmo tendo configurações idênticas porém de marcas diferentes, algumas máquinas ele roda razoávelmente bem, em outras ele só buga, esse é o ponto, estão querendo matrar o windows 7 sem ter um sistema de fato estável para substituí-lo, não é por comparar notebook - pc etc.... vc está confundindo tudo, eu já tive muuuuitas experiências péssimas com windows 10, inclusive com máquinas novinhas em folha, onde você pode fazer de tudo, desabilitar a telemetria, cortana, todo aquele monte de bloatware, reinstalar o sistema do zero, e nada resolve a lentidão, e não falo de máquina ruim não, falo de i5 com 8GB de ram, 1TB de HD, o caso é como disse, o windows 10 não roda fluente em HDD, e isso sim, é um problema, você não pode pensar, "aaaaah no meu roda bem", não digo que não rode bem no seu desktop, mas deve rodar fluente em todos os hardwares atuais antes de forçar um upgrade!
Keaton
Detalhe 1: Tu está comparando processador de pc com processador de notebook. Processadores (e hardware) de notebook são consideravelmente mais lento que os desktops. (Tenho um i5-5200U, 4GB, HDD. Acer E15, e ele é meio rapidinho, porém é mais lento que meu Pentium E5200... W10 tbm)Detalhe 2: Sem tu me dar uma idéia do que tu tá comparando com o que, fica dificil. Se tu comparar um desktop com SSD com um EeePC é dose.Reconheço que o SSD melhora e muito o desempenho, porém ele é opcional. Não é todo mundo que conhece os beneficios ou mesmo tem interesse em colocar um SSD na "maquina de internet/excel deles". haha (Não adianta querer empurrar coisa que o cliente não vai usar.)Porém eu não uso SSD, o HD do FX-6300 é um HD simples da Western Digital, não lembro se da série Green ou Blue. Claro, não é top de linha, mas o desempenho que tenho é o desempenho normal do hardware no qual está rodando.O principal problema de desempenho era aquela maldita telemetria, coisa que desabilitei faz uns 3 anos. (houve um bom ganho de desempenho)Linux/BSD/"Hackintosh" são ótimos sistemas, mas migrar para um deles não é uma opção. (Comecei no Kurumin, passei pro o Slackware por um tempo, fui pro Arch, Gentoo e FreeBSD. Mas ter de me matar em linha de comando não é comigo. - Principalmente tentando fazer scanners funcionar. Impressora é ok, mas scanner... mds)
Alexandre Roberto
O windows 10 conseguiu fazer com que eu me sentisse satisfeito com meu win 8.1 do meu escritórioE que, em casa, usasse mais o notebook i3 com win7 da dona encrenca do que meu i7 com placa de video dedicada e win 10E..tenho outras prioridades de compra antes de comprar um SSD para meu note em casa, que alias, pouco uso
Clodoaldo Santos
Não uso windows desde 2015. Instalei LinuxMint no meu laptop que veio originalmente com W7. Como so uso para tarefas básicas me atende muito bem.
Cristiano Hahn
Não amigo, se roda bem aí não signifique que rode bem em qualquer máquina, vc está se baseando em sua máquina, querendo ou não o FX6300 é um processador considerávelmente bom, da uma surra em muito i5 da vida, mas eu estou falando de dezenas, se não centenas de máquinas com configurações variadas ao qual tive o desprazer em usar windows 10, principalmente notebooks, notebook sem ssd, mesmo sendo um i5 da vida, o windows 10 é um Lixo total, trabalho a 14 anos no ramo, e nenhum sistema até hoje que testei se saiu tão mal, e digo mais, o windows vista (o qual a maioria do T.I odeia) ainda era mais estável e rápido que esse windows 10, o fato é que no windows 10, SSD não é opcional, tem um ou outro gato pingado ao qual ele funciona razoávelmente bem sem ssd (deve ser seu caso), eu nunca me baseio em uma única máquina, não penso "dentro de uma caixa", para mim, para um sistema ser bom, deve ser bom para mim, para você, para o cliente, para todos que queiram utiliza-lo, outro lado, a função de um S.O é ser base para APLICAÇÕES, e se a base for pesada e instável, mesmo rodando em HDD, esta base não pode ser considerada apropriada!
Paul
Loguei só pra dar upvote².
Keaton
Pense fora da caixa, ai tu descobre como a pessoa em sã consciência pode gostar do Windows 10. :V
Keaton
O problema que a maioria das empresas não compra computadores para ter desempenho top-top para jogo e sim os com preço atrativo que "façam o trabalho". Agora, imagina se eles vão comprar computadores que o Windows funcione perfeitamente ou que possuam um HDD rápido... deve ter HD 3.5" de 4200RPM em muitas das maquinas... hahahaha
Keaton
Curiosidade, tá usando qual hardware ai? Que aqui o Windows 10 roda bem rápido até. (E o PC é da época que o dolar tava em 2.5 ainda... - FX6300, 8GB PC2700 DC, GTX750)(Claro que o Windows 10, assim como QUALQUER outro OS [ou qualquer coisa instalada
Mendonza
Meu W7 tá aqui firme e forte. Em casa e no trampo. Não faz falta nenhuma esse 10 bagunçado e cansativo.
Cristiano Hahn
Eu não uso Windows para meu uso a muito tempo, mas reconheço a diferença entre um sistema estável(Windows 7) e um sistema horrível(Windows 10), e o Windows 10 de forma alguma pode ser considerado estável, sem contar aquela penca de bloatware que vem junto e que ninguém quer e ninguém usa, e sequer dão a opção de desmarcar a instalação, e uma das coisas que mais valorizo num S.O é ambiente limpo, leve e estável, algo que o Windows 7 possui, até o 8.1 tem uma estabilidade muito superior ao win 10, e também não possui o ambiente tão poluído, eu não consigo de forma alguma entender como uma pessoa em sã consciência possa gostar deste S.O
Thalles Henrique
Pra mim ele é o Vista versão 2.0: Bonito, mas pesado e instável as a fuck. Meu último computador com ele tinha 8GB de memória RAM, HD de 1Tb e um i5 de quinta geração. O computador que uso na célula de software do meu campus tem a mesma configuração, só que com um i5 de sétima geração. Nenhum deles funciona bem com a última release do 10, tinha atualização que no meu quebrava drivers e a compatibilidade dos programas e cada atualização só deixava eles cada dia mais lentos. Fez tanta raiva que antes de vender o meu e depois de começar a programar no PC da célula, coloquei o Linux Deepin nos dois.
Matheus Alexandre
Instalei recentemente o Windows 10 no meu PC e não consegui passar um dia utilizando o sistema - tive problema com disco 100%, lentidão e tudo mais que não há no Windows 7.Resultado; continuarei usando Linux e quando precisar do Windows usarei o bom e velho Windows 7.
Neu
O grande problema do Win10 é que não sei de onde a Microsoft tirou a ideia de que queremos um sistema operacional cheio de recursos, cheio de melhorias, cheio de mudanças, cheio de novidades, cheio de papagaiada, quando o papel do sistema operacional é justamente o contrário: simplicidade, compatibilidade e estabilidade para que as APLICAÇÕES que o usuário deseja utilizar tenham seus diversos recursos, melhorias, mudanças etc decorrendo no ambiente do SO sem contratempos ou problemas e com nosso controle.Já cansei de ver instalação do Win10 corrompendo por conta de build upgrade ou atualizações que ocorrem de forma constante. Meus clientes precisaram reinstalar o SO todo. Eu mesmo deixei de usar o Win10 quando nestas atualizações vários recursos pararam de funcionar sem nenhum aviso. O mais engraçado é que a MS não dá controle nenhum para este mecanismo de atualização também. Se sair uma atualização que reduz o desempenho do seu processador ou causa tela azul, que desça goela abaixo!Só não instalei o Linux no meu desktop principal por conta dos jogos, mas com o avanço da Steam nesta área, em alguns anos eu deixo de jogar os jogos que são exclusivos para Win sem nenhum remorso.
Neu
por este e outros motivos eu voltei para uma versão leve do 8.1. Impressionante como não tenho nenhuma dor de cabeça e o computador funciona como eu desejo. Só perdi o DX12, mas nenhum jogo deixou de funcionar ou pedir desempenho notável
Cameron Poe
ia discordar, até essa última atualização bendita que ferrou tudo (tô tendo de reverter, fora as dores de cabeça com crash's no chrome, opera + ps e whatsapp), windows já foi bom, realmente (usando um hackintosh high sierra, bem melhor)
Neu
fica tranquilo que jajá vem um build upgrade pra ele e vai ser aquele abraço kkkkk
Neu
tive que logar pra dar um upvote e dizer que vc está coberto de razão.
Cristiano Hahn
Concordo por um lado, mas por outro lado, são só serviços, basta rodar em segundo plano, não é incompatibilidade de sistema igual o XP, por ser "velho" é um ponto bastante volátil, pois bastaria colocar nos downloads da microsoft versões completas com updates, kernel e tudo, e até mesmo vender novas chaves, eu sou do tipo de profissional que pensa da seguinte forma, antes velho e funcionar, do que novo e totalmente bugado!
Andre Kittler
Não estou negando - entendo o windows 10 e não sou fan. Não vou na insanidade "pior coisa do mundo" pois extremos costumam estar errados nos 2 lados.Mas em algum ponto o Windows 7 será simplesmente velho. Por exemplo: tem sites do governo que não abrem no Vista pois existe alguma coisa de tls2 ou algo assim que o Vista (e xp, claro), não possuem. Será um desafio migrar usuários do 7 para o 10, pois honestamente a interface do 10 é uma merda, e não parece que vai mudar isso um dia.Migrar do XP para o 7, por outro lado, é barbada.
Cristiano Hahn
Investir em correção de bugs e atualização de segurança em dia, qual seria exatamente o motivo de não poder usar windows 7 nos dias atuais? O windows Xp está tecnológicamente morto. há uma grande diferença nisso, pois o windows 7 está literalmente sendo assassinado, e não é por estar morto tecnologicamente, é para forçar um upgrade para um sistema que ainda está cheio de bugs!
Dispister
Se considerar a época que vive muita coisa não tem fundamento
Capitão Caverna
"O que a MS não percebeu que a extensão desse suporte mostra que tem algo errado com o 10 ou nem todo mundo ainda está com um SSD de 480g sobrando"Quanta besteira sem fundamento.
Capitão Caverna
Loguei só pra dar upvote
Andre Kittler
Windows 7 é o novo XP, como era de se esperar.A diferença é que para todos (mesmo aqueles que gostam do Windows 10), muito diferente do XP o 7 realmente presta. Isso vai trazer um problema legal: hoje muitos ainda usam XP onde não deveriam, é fácil de negar suporte para essas criaturas por questão técnica e ... pelo amor dos ceus nada justifica usar xp! Como fazer uma pessoa normal entender que "Windows 7 nos dias atuais não tem como correr mais"?
Cristiano Hahn
provavelmente você não deve trabalhar no ramo de T.I, ou é daqueles sortudos que rodou certo, somente em alguns casos pingados ele roda certo no HDD, mas certo ainda não digo satisfatório, eu nunca, nunca peguei pc com HDD onde o windows 10 rodava de forma satisfatória, roda super lerdo no HDD e tem gente que acha que isso é "normal"
Leonardo
KKKKKKKKKKKKKKKKK nunca tive problemas com o Windows 10 e uso HDD
Dispister
O que a MS não percebeu que a extensão desse suporte mostra que tem algo errado com o 10 ou nem todo mundo ainda está com um SSD de 480g sobrandoEu tentei usar por 2x esse ano o Win10 já que ganhei da MS, porém sem chance...atualizou e instalou um monte de bosta trocou Todas as minhas configurações por padrões que favorecem a MS ou os aplicativos dela.Na segunda vez fez toda merda da primeira e ainda acusou que eu não estava como usuário padrão e deu tela azul em duas reinicialização.Estou aqui com 7 pro em perfeito estado sem disco em 100% sem telemetria e etc.Se acabar o suporte é Linux Mint no Notebook e o 7 no desktop para jogar meus emuladores
Cristiano Hahn
Melhor pagar pelas atualização de segurança do que usar esse lixo de windows 10, sistema todo bugado e lento feito uma tartaruga, obrigatório ter ssd para funcionar de forma utilizável, ou então migra logo para Linux e manda a M$ ir a merda!