Início » Internet » Tecnocast 097 – 10 anos de Chrome

Tecnocast 097 – 10 anos de Chrome

Thiago Mobilon Por

Semana passada o Google Chrome completou 10 anos de existência. Para celebrar a data, batemos um papo sobre a web antes do nascimento do navegador. Por que a Google decidiu fazer um browser, mesmo?

Além disso, rumores apontam que a empresa pretende “matar” a URL em breve, exibindo-a apenas em casos específicos. Como funcionaria isso? E mais importante, que impacto teria no modelo liberal da web? Dá o play e vem com a gente.

Participantes

Links Citados

Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

Tecnocast é editado por Paulo Barba.

Arte da Capa

Arte da capa feita pelos nossos amigos da Ilustrata! <3

Assistente de Compras do TB

Comprar pelo melhor preço é muito mais fácil com o Assistente de Compras do Tecnoblog. Nossa extensão monitora milhões de produtos em centenas de lojas e te avisa se ele está em seu melhor preço. Ela ainda conta com um módulo Testador de Cupons que coleta e aplica automaticamente cupons de desconto no seu carrinho de compras.

Usando o Assistente de Compras no seu Chrome você também ajuda o TB a produzir o melhor conteúdo de tecnologia do Brasil. Baixe agora!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ruque_Trepano

Obrigado pela dica!!!

Michael dos Santos

É mais fácil acessar o site direto pelo endereço do que ficar pesquisando. Vai que o site seja falso dentro dos milhares de resultados.

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira

Para o Chrome não sei, mas no Firefox tem algumas que abrem um "chat" por cima da janela quando voce clica nelas, no meu caso não acho necessário... é indiferente usar um chat por cima da tela ou dar um CTRL + TAB e responder o inconveniente.

Lucas Oliveira

Vou te apresentar o Firefox com o Multi-Accountes Containers. Antes de conhecer isso eu tinha um browser pra cada coisa e usava o modo Privado deles pra acessar mais uns e-mails aleatórios. Com o MAC (Apelido que eu mesmo atribui para essa maravilha) tudo se resolveu. Crio uma sessão para cada coisa, elas ficam independentes. Experimente o novo Firefox, esta 1000 vezes melhor que qualquer versão entre a 3.0 e a que veio antes do Focus.

Lucas Oliveira

Mas isso é só a supressão do www e as novas extensões personalizadas dos dominios, não mudou nada no conceito. Ainda não saiu muita coisa sobre o que o Google quer fazer, mas se for fazer os sites se tornarem "apps" dentro do navegador e esconder a URL, acho que vai ficar uma grande merda.

Lucas Oliveira

Sou do tempo do IE4 penando nas madrugadas para abrir uma página qualquer, até que um amigo falou: Usa o Netscape, muito melhor. Baixei o instalador durante umas 2 noites, instalei e fui feliz com ele até sua morte. Comecei usar o Firefox no surgimento e assim foi até a versão 3, onde não sei se alguém lembra, a Mozilla promoveu uma tentativa de quebrar recorde de software mais baixado em 24 horas (Tenho meu certificado de participação, me respeitem).

Cheguei a usar o Safari para Windows (Junto com temas do Windows XP que imitavam o MAC OS - me julguem), mas graças a Dios essa fase passou rápido. Depois disso fui para o Chrome no seu surgimento, fiquei com ele por anos e voltei para o Firefox depois de um certo dia eu apertar CTRL + ALT + DEL e ver que uma aba do Chrome estava consumindo 5GB de memória RAM.

Acho que passei por todas essas fases de incentivos a Mozilla de forma gratuita, links em blogs pessoais, links em sites, links no Orkut, divulgação nas comunidades do Orkut (RIP C.T.I. A comunidade mais unida do Orkut). Fazia com orgulho, não porque o Firefox era muito bom, mas porque os concorrentes eram muito ruins.

Parabéns pelo trabalho, ouvinte assíduo e a primeira vez que comento por aqui.

Lucas Oliveira, Analista de Sistemas, curioso, fuçador, instalador de browsers genéricos para teste.

 david

já fui firefox mais hoje normalmente uso Chrome, no ios que uso Safari e no Mac em vez em quando uso o Safari

Ruque_Trepano

O Chrome é meu navegador principal, mas para manter ele "limpo", utilizo vários outros para diferentes tipos de acesso.
Explico: No Chrome, tenho meus perfis pessoais de todas as redes sociais, sites de bancos e todas as contas vinculadas ao google.
No Firefox, tenho uma conta profissional do facebook (sou tatuador) e administro minha página, mais nada é acessado nesse browser.
Ainda uso o Avast Secure Browser, que é ótimo e tem várias extensões nativas, como baixar videos do youtube, por exemplo. Nele acesso sites adultos e faço buscas mais "específicas" com um outro login no google.
Dessa forma, não "sujo" meu histórico no Chrome e nem recebo propagandas indesejáveis no facebook, por exemplo.
Como podem ver pelo meu nick, sou cria do "MdM" e sempre usei essa conta do disqus para comentar lá, ainda tenho mais três contas, cada uma logada em um browser diferente.
Pode parecer meio maluco, mas é muito prático, apenas trocar de navegador, conforme o meu intuito, além do mais, mais pessoas usam meu computador (desktop) e todo mundo só usa o Chrome.
No celular, o principal é o Chrome e ainda uso Opera para acessar minha conta profissional do facebook.

Ruque_Trepano

Veja o video do Tecmundo

Kursk™

Falaram de tudo menos do Chrome e sua história.

Michael dos Santos

Agora você pode acessar o site do banco Bradesco pela "URL" banco.bradesco

Will

Gostei muito da nova interface do chrome, só não volto a usar pois curto muito a aba lateral do Opera com o whatsapp, aliás, tem alguma extensão que faça o chrome ficar igual o Opera?