Início » Negócios » Apple insiste que desenvolvedores usem assinaturas nos apps

Apple insiste que desenvolvedores usem assinaturas nos apps

Em depoimento de desenvolvedores, a Apple mostra que microtransações são mais rentáveis

André Fogaça Por

Se você não curte a ideia de microtransações em games, o mundo pode ficar ainda pior. A Apple publicou, nesta semana, um novo vídeo para os desenvolvedores que criam apps para a plataforma da empresa, focando nas vantagens e maior rentabilidade para quem cobra assinatura no lugar de uma única compra para o acesso do conteúdo.

Apple Store em Frankfurt (Foto: Wikimedia Commons)

O vídeo tem três minutos e quarenta segundos, para contar a história de quatro aplicativos bem conhecidos e que estão presentes em vários produtos da marca: Elevate, Dropbox, Calm e Bumble. Os desenvolvedores afirmam que as assinaturas agregam mais valor para o app e garante que ele evolua com o tempo, adicionando mais e mais recursos – enquanto seu cartão de crédito é acessado mensalmente.

Para o lado de quem desenvolve, a cobrança mensal é realmente uma garantia ainda maior de mais dinheiro entrando, mesmo com o corte de 30% que a Apple faz em tudo que passa pela App Store ou iTunes Store no primeiro ano, com metade disso nos anos seguintes – e é por isso que ela quer, com tanto afinco, que mais assinaturas apareçam nos apps.

Este movimento da Apple é uma ação para tentar diminuir o número de empresas que estão oferecendo assinatura de apps fora de qualquer ambiente da marca, como é o caso do Spotify, Deezer, Amazon Prime Video e como aconteceu com o Fortnite no Android, que faz as transações fora da Play Store para evitar os 30% de corte em toda a receita.

Com informações: Apple.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Fernandes
Igor Silva

Quem inventou o meme de "a vida se resume a boletos" estava prevendo o futuro...

Guilherme

E aqueles apps fuleiros que oferecem versão paga para o usuário se livrar das propagandas? Esse sistema é inviável pra eles; muitos não devem se importar em pagar 5 reais pro desenvolvedor para se livrar de popups, mas ninguém vai querer assinar um app, sei lá, de beber água.

felipegcoutinho

Que nada, os fanboys não estão nem ai em serem passados pra trás pela apple...

Henrique Almeida

A única maneira do Google fazer isso é tornando o Android um sistema fechado.

Jay Silva

Aplicativos que usam recursos de armazenamento ou servidores do desenvolvedor como Dropbox eu até concordo com assinatura. Mas aplicativos que são executados exclusivamente na máquina do usuário aí já é demais.
Tem casos e casos que a assinatura é aceitável.

Trovalds

Invariavelmente o Android vai fazer algo parecido também. Tudo é questão de tempo.

raphael_silva

Cara, não serão todos os apps que funcionam em formato de assinatura e nem todos que irão migrar, mas pode ter certeza que os mesmos que aceitarem isso pro IOS vão fazer em Android.

Trovalds

Só pra lembrar que o Fortnite no iOS obrigatoriamente deixa os 30%. Android que com sua política mais "amiga" viu a renda das microtransações de longe.

danielnbl

Nossa já tá quase assim. Eu baixo qualquer app de quase qualquer coisa. Tudo tem in app purchase. sempre acho que é pra desbloquear as propagandas e tal.. mas pra qualquer peido que o app quer fazer ele sugere assinatura. Não dá não assim

Baidu feat MC Brinquedo

Há uma grande diferença entre um app pra te lembrar de beber água (sim, isso existe!) e um Dropbox, Netflix ou Spotify da vida, por exemplo.

Mesmo que você tente visualizar a longo prazo, dificilmente esse app vai receber uma "função genial" que faça valer a pena uma assinatura.

Juninho

Eu acho difícil pra um usuário já familiarizado com o ios, a pessoa pode abrir mão do app que tenha essa "nova forma" de adesão mas não larga a plataforma, se a pessoa for fanática pela empresa e com dinheiro no bolso então não vai ser problema nenhum

thejorsias

app_moded_by_juninhokasaloka.apk

raphael_silva

Fail? Modelos de assinatura entre diversos softwares já funcionam muito bem, vai ser tão fail que as desenvolvedoras vai aplicar no android.

raphael_silva

Verdade, só que aí o Spotify depende da Apple, Apple tira o app do ar e os devsdeve chorar em público depois

Exibir mais comentários