Início » Mobile » Windows 10 usa a nuvem para liberar espaço em disco

Windows 10 usa a nuvem para liberar espaço em disco

Todo o envio de arquivos para a nuvem é feito de forma automática pelo Windows 10 e também pelo OneDrive

Por
12/09/2018 às 18h30
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Windows 10 vem provando ser mais inteligente do que versões anteriores, principalmente quando resolveu utilizar inteligência artificial para saber qual é o melhor momento para uma atualização. Além disso, o sistema operacional da Microsoft consegue utilizar o OneDrive para aliviar o espaço interno ocupado por arquivos no computador.

Mais presente desde a última grande atualização, que aconteceu em abril deste ano, o OneDrive consegue ser mais inteligente do que antes. A primeira mudança é que nem tudo que está na nuvem vem para o computador e as pastas que são sincronizadas ganham um pequeno ícone no Explorador de Arquivos para dizer onde que está armazenado o item selecionado – se na nuvem, ou no PC.

Ícone de nuvem diz que arquivo está no servidor do OneDrive

A segunda mudança, mais recente, faz com que o sistema operacional tente imaginar quais arquivos são menos utilizados e envia automaticamente para os servidores do OneDrive, removendo a cópia local e, desta forma, ganhando espaço no HD ou SSD. A operação é automática, mas a partir do momento em que o armazenamento volta a aumentar, o arquivo é baixado novamente.

Junto do OneDrive, este recurso do Windows 10 faz a limpeza de disco que era feita de forma manual, eliminando arquivos desnecessários como logs, cache de programas e até mesmo downloads que ainda estão na pasta de destino e que não são mais utilizados.

Com informações: Microsoft.