Início » Antivírus e Segurança » Cadê o Conficker?

Cadê o Conficker?

Avatar Por

worms1_2A chegada de abril era muito esperada pelas empresas de segurança de absolutamente todo o mundo. No fatídico início do mês, uma nova praga eletrônica, que já vinha se fortalecendo às escuras, finalmente entraria em ação. O apocalipse digital, semelhante ao famoso “Bug do Milênio”, estava previsto. “Salve-se quem puder”, disseram os especialistas.

Então veio o primeiro de abril, com as tradicionais brincadeiras de empresas como Google e também de blogs tecnológicos. Mas nem sinal do supervírus, temido por todos (menos pelos usuários de Mac e de Linux10% dos computadores do mundo). Ontem foi dia dois de abril, e mais uma vez ficamos numa espera ansiosa e falha de ver o vírus entrar em ação e destruir milhões de máquinas.

Os analistas erraram. O Conficker não apareceu, não fez estragos. Parece que nunca existiu. Teve até colunista de tecnologia dizendo na rádio que os ouvintes evitassem ligar o PC na quarta-feira, para evitar a contaminação, como se vírus tivesse hora para começar os estragos e também para encerrá-los.

A provedora de serviços de resolução de DNS OpenDNS chegou a dizer que 12% dos computadores do Brasil estava infectados com o tal vírus, mas que estava trabalhando arduamente para que seus usuários não conseguissem contrair a praga. Houve até reportagem na televisão, informado o espectador que seu computador era uma bomba relógio prestes a explodir.

A grande verdade é que fomos todos enganados. O Conficker não deu as caras, não mostrou a que veio. Alarmismo puro, que certamente ajudou a vender licenças anti-vírus. Dois dias depois, mais parece uma brincadeira mal executada de primeiro de abril. Conficker? Ninguém sabe, ninguém viu.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

dogma
`:)~
Mics
Nao forao so empresas afetadas aqui em casa esse virus tem encomodado muito nao acessa nenhum tipo de pagina de antvirus nem sites do winsdowns e etc... estou me virando para axar um ant virus que eu possa baixar tenho 3 PC e nenhum baixa nd - -"
solzinha
eu fiz todos os passos e foi um sucesso
Tiago
Que tal colocar as fontes de onde vc tira estas informações? Na empresa onde trabalho ele fez sim estragos! Brincadeira de primeiro de abril é esse artigo...
Biel
Você diz que não houve nenhum estrago, mas, hoje, 17 de abril, o Conficker já tem mais de 15 milhões de computadores infectados e já existem posssibilidades de um novo ataque em 3 de Maio. O que podemos fazer é manter-nos atualizados e a cada dia visitar sites com g1.com, terra, e folha online em busca de mais informações quanto a proliferãção do malware, manter nossos computadores atualizados e tomar muito cuidado com os sites visitados. ATT.
Doctor
Olá, discordo deste artigo, não foi brincadeira de mau gosto, realmente este virus existe e da uma tremenda dor de cabeça para os departamentos de t.i. das empresas eu passei por isso, ele trava os computadores, nao consegue desligar, reiniciar ou fazer logoff, nao consegue abrir o gerenciador de tarefas é o kapeta, ele instala um arquivo com nome X sem extensão dentro do diretorio sistem32 e mais alguns arquivos do tipo png ou bmp o antivirus detecta e remove mas ele reaparece, a solução é fazer a atualização de segurança do Windows, não é brincadeira causou uma tremenda dor de cabeça durante uma semana inteira! valeu abraços
Clarissa
Mais uma pegadinha de 1º de abril? Se até grandes jornais tradicionais pregam peças em seus leitores, por que não um simpes vírus? Abraços
Juliano
A título de curiosidade, deixo uma informação interessante para ser vista. http://www.f-secure.com/weblog/archives/00001646.html Mapa de infecção do Conficker em todas as suas variantes. Este mapa era da virada do mês de março. Juliano
Juliano
Você diz que o Conficker não fez estragos, mas pergunte pra qualquer administrador de redes de média e grandes empresas o que o conficker causou na rede de cada um. Você muitio provavelmente vai escutar um "Filhu duma p..." ou "Maldito virus!". Pode não ter causado transtornos para usuários comuns, mas para empresas causou transtorno e muitos, principalmente por que essa praga ataca contas de usuários, bloqueando-as e derrubando os controladores de dominio da rede. Trabalho em uma empresa e literalmente a rede parou por causa do Conficker. Mais de 1200 estações paradas por quase 2 dias. O HSBC teve que parar mais de mil servidores e mais de 5 mil estações. Então o conficker não foi uma simples brincadeira. A coisa foi feia. Claro que muitas empresas não publicam e nem divulgam este tipo de informação. Juliano
Luferat
Foi só uma pegadinha de 31 de março!!!
Rodrigo P. Ghedin
Curioso que a Microsoft corrigiu a brecha explorada pelo Conficker em novembro de 2008. Quem atualiza o Windows regularmente não precisou se preocupar. []'s!
Thássius Veloso
Botou medo, mas não fez estragos. Sorte dos usuários.
Tiago Celestino
Só agora soube desse bendito vírus. ha ha ha Uma piada de 1 de abril bem criada.
Tiago dos Santos
Eu não diria que foi uma brincadeira mau executa. Acredito que foi muito bem executada, que deixou meio mundo em alerta e meio apavorado (eu inclusive). A verdade é que talvez o Conficker já esteja em operação desde o início de sua distribuição, realizando suas ações tão silenciosamente que fica difícil de detectar... (ta bom, viajei nessa)