Nova versão do Skype para iPhone permite ligações via 3G

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Reza a lenda que a operadora americana AT&T é responsável por não permitir aplicativos que abusem da rede 3G na AppStore da Apple. Sendo esse rumor verdade ou não, é fato que (ao menos considerando a idade da loja online de aplicativos) só recentemente esse tipo de programa começou a aparecer na AppStore, mesmo que eles já estivessem prontos para usar a rede de dados há tempos.

Um desses programas é o Skype que, com a versão 2.0 liberada no final de semana, passou a permitir chamadas pela rede 3G em iPhones. Há uma pegadinha, no entanto. Segundo a descrição da atualização, as chamadas pela rede 3G, mesmo entre usuários do Skype usando seus respectivos logins, só serão gratuitas até o final de 2010. A partir daí até as ligações entre eles serão taxadas. E o preço não cobrirá gastos com tráfego de dados.

Apesar das futuras taxas, o programa ainda é gratuito para baixar. Teste você mesmo.

Atualização às 14:09 | Fizemos um teste de ligação usando um iPhone 3GS na rede 3G da operadora Vivo. Enquanto que o começo da ligação foi meio problemático, a chamada logo estabilizou e foi possível ouvir com clareza de ambos os lados. Depois de terminada, o aviso ao lado apareceu.

A informação de que no final de agosto desse ano é quando a cobrança de chamadas via 3G passará a ser cobrada é conflitante com a existente na descrição do aplicativo na loja online da Apple, que diz que isso só ocorrerá no final do ano. Entramos em contato com a assessoria do Skype para pedir mais explicações sobre a divergência de informações e atualizaremos esse post assim que recebermos resposta.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados