Início » Computador » Windows 10 recomenda não instalar Chrome ou Firefox

Windows 10 recomenda não instalar Chrome ou Firefox

Novo alerta ainda está em fase de testes e pode não aparecer na versão final do update do Windows 10 de outubro

Por
13/09/2018 às 10h47
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Microsoft liberou um novo recurso bastante peculiar para a próxima grande atualização do Windows 10, marcada para outubro deste ano. A novidade é uma tela de tamanho generoso, com um alerta para que o usuário desista da instalação de outro navegador e para que utilize o Edge, já presente nas máquinas por padrão.

“Você já tem o Microsoft Edge – o navegador mais rápido e seguro para o Windows 10”, diz a gigante do software em uma mensagem que aparece quando a instalação do Chrome, ou do Firefox é iniciada. A tela aparece impedindo a instalação, com um botão para abrir o Edge ou continuar o processo que trará o browser terceiro para o computador.

A novidade apareceu em uma das últimas versões de teste do Windows 10, flagrada pelo pessoal do programa Insiders, que será enviado aos usuários a partir de outubro deste ano, em uma das grandes atualizações que acontecem de tempos em tempos. O curioso é que as novidades que chegam em versões de testes são catalogadas em uma espécie de controle interno, ou então em publicações no blog da própria Microsoft, mas este alerta não apareceu em lugar algum.

A guerra da Microsoft contra Chrome e Firefox não é nova e já existem alguns truques que a empresa utiliza no cotidiano para tentar atrair usuários para o seu próprio navegador, como um pop-up pequeno e que aparece na barra de ferramentas, alertando que o Edge está instalado e pronto para ser utilizado.

Fica a dúvida se o Windows 10 começará a ser mais incisivo em sua tentativa de forçar o Edge para mais pessoas, ou se deixará de lado tanta agressividade e revolta. Meu palpite é que esta tela não será enviada na próxima atualização.

Com informações: The Verge.