Início » Ciência » SpaceX vai levar um passageiro em viagem ao redor da Lua

SpaceX vai levar um passageiro em viagem ao redor da Lua

Nome do primeiro turista espacial ainda não foi revelado pela SpaceX; missão será realizada com o foguete BFR em data a ser definida

Por
14/09/2018 às 14h03
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Viajar a passeio até a Lua ainda é um sonho impossível, mas um privilegiado vai poder chegar perto dela: a SpaceX, do bilionário (e agora polêmico) Elon Musk, revelou que irá transportar o seu primeiro turista espacial ao redor da Lua. O valor da “passagem” não foi informado.

SpaceX - turismo

Pelo Twitter, a companhia afirma ter fechado o primeiro contrato do mundo para levar um passageiro a uma volta ao redor da Lua. O nome da pessoa foi não anunciado, mas a SpaceX promete dizer quem é o felizardo (ou felizarda) na próxima segunda-feira (17). Quando perguntado sobre isso na rede social, Musk respondeu com uma bandeira do Japão. É uma pista.

Em fevereiro do ano passado, a Space relatou planos de fazer a primeira viagem de turismo espacial com dois passageiros até o fim de 2018, mas utilizando o foguete Falcon Heavy e a nave Dragon. Porém, neste ano, Musk revelou que não pretendia empregar a Falcon Heavy em missões tripuladas.

Em vez da Falcon, a SpaceX deve usar o foguete Big Falcon Rocket (BFR) e a nave Big Falcon Spaceship (BFS). Quando a viagem acontecerá? Eis outro mistério: talvez essa informação seja revelada na segunda-feira, mas, muito provavelmente, não será em um prazo curto, pois a missão depende, entre outros fatores, do nível de desenvolvimento do BFR e da BFS.

Projetado para ser reutilizável, o BFR foi anunciado oficialmente em setembro de 2017. Com custo de desenvolvimento estimado em US$ 10 bilhões, sabe-se que o foguete transportará até 150 toneladas e poderá substituir os veículos Falcon 9 e Falcon Heavy. Mas não está claro quando o equipamento estará efetivamente pronto.

A BFS também está em desenvolvimento e, por ter um projeto mais complexo do que a Dragon, não vai ficar pronta tão cedo. A SpaceX espera que os testes iniciais com a nave comecem até o fim de 2019, porém.

Por conta desses fatores, há quem aposte que o misterioso turista espacial só irá realizar a sua viagem a partir de 2024. É verdade que Musk chegou a dizer que o BFR fará o seu primeiro voo (para Marte) em 2022, o que poderia antecipar a viagem turística para o mesmo ano ou para 2023, mas as previsões dele costumam ser demasiadamente otimistas.

De todo modo, convém esperar por mais detalhes na segunda-feira.

Com informações: Space.com, Ars Technica.