Conta bloqueada? Como recuperar o Twitter se você o criou com menos de 13 anos

É possível recuperar o acesso a uma conta do Twitter bloqueada por ter sido criada antes dos 13 anos; veja como fazer

Jean Prado
Por
• Atualizado há 10 meses
Twitter no Android (Imagem: Pixabay)

Não se desespere se a sua conta do Twitter foi bloqueada por você tê-la criado quando era menor de 13 anos, uma vez que é possível recuperar o acesso facilmente, basta seguir algumas burocracias da rede social. Ela começou esse bloqueio por conta da lei europeia GDPR, que reforçou o controle sobre os dados pessoais nas principais empresas de tecnologia.

O que é o bloqueio por idade no Twitter?

O bloqueio por idade no Twitter é quando sua conta é bloqueada por você tê-la criado quando tinha menos de 13 anos, ainda que hoje você seja maior de idade.   Quando a conta é desativada por idade, um aviso escrito “Sua conta foi bloqueada” aparece quando você faz login na rede social, mencionando a idade mínima de 13 anos. Se você teve a conta bloqueada por outro motivo, veja este guia do Twitter.

Caso ela tenha sido bloqueada por idade, basta clicar em formulário e você será redirecionado para uma página com as opções abaixo. Se elas não aparecerem para você, siga o tutorial abaixo usando o formulário desta página.

  • A conta representa uma empresa ou outra organização, e a data de nascimento no perfil representa a data de fundação da organização.
  • Eu criei a conta antes de ter 13 anos, mas agora tenho mais de 13 anos de idade.
  • Eu inseri minha data de nascimento incorretamente.
  • Meu pai, minha mãe ou outro representante adulto criou e administrou a conta em meu nome quando eu tinha menos de 13 anos.

Para recuperar a conta do Twitter, escolha a que melhor se encaixa na sua situação. Independente da que você escolher, é provável que a conta seja recuperada, uma vez que esse procedimento é apenas burocrático. A mais garantida de recuperar a conta é a última opção, que vamos detalhar aqui.

Ao selecionar a última opção, você deve receber um e-mail parecido com o de cima. Ele detalha as instruções para recuperar a conta de um menor de idade, em que seus pais ou responsáveis precisam preencher um formulário declarando que criaram e administraram a sua conta quando você era menor de 13 anos (ainda que hoje você seja maior de idade).

Esse formulário é uma segurança do Twitter para não ser processado por permitir que menores de 13 anos usem a rede social, o que é proibido pelos termos de serviço do próprio Twitter. Eles precisaram tomar essas medidas por conta da O que é GDPR e que diferença isso faz para quem é brasileiro, que obrigou ao Twitter bloquear as contas retroativamente.

Para recuperar a sua conta, siga os passos abaixo:

  1. Imprima este formulário indicado no e-mail;
  2. Peça para os seus pais ou responsáveis preencherem os campos em branco com os dados da sua conta;
  3. Em assinatura do representante adulto, nome/parentesco, e-mail e número de telefone, seus pais ou responsáveis devem preencher o telefone deles;
  4. Escaneie ou tire uma foto do formulário. Se você não tiver um scanner, veja os melhores aplicativos para escanear documentos;
  1. Entre no link do item 3 do e-mail e envie os documentos em uma página parecida com a de cima;
  2. Escaneie também o documento de identidade dos seus pais ou responsáveis;
  3. Entre no link do item 4 do e-mail e anexe o documento em uma página parecida com a de cima;
  4. Caso a página acima não funcione, anexe e preencha as informações nesta página. O formulário preenchido deve entrar em Guardianship Information;
  5. Envie o formulário e espere pelo melhor.

Em alguns dias, o Twitter deve liberar o acesso à conta. Também é possível que eles peçam algum outro documento ou informação, dependendo da opção que você selecionou. Basta seguir os passos do e-mail ou entrar em contato com o suporte da rede social que a conta será reativada caso a documentação seja suficiente.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados