Início » Brasil » ViaQuatro terá de desligar telas que analisam passageiros no metrô de SP

ViaQuatro terá de desligar telas que analisam passageiros no metrô de SP

Se descumprir a decisão, a concessionária da Linha 4 - Amarela do metrô de São Paulo fica sujeita a multa diária de R$ 50 mil

Victor Hugo Silva Por

A Linha 4 - Amarela do metrô de São Paulo terá de interromper o funcionamento das telas presentes em algumas de suas estações. Elas foram instaladas em abril deste ano para analisar as expressões faciais de passageiros após a exibição de anúncios.

Essa atividade, no entanto, foi considerada ilegal. Em liminar publicada na sexta-feira (14), o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou o fim da coleta de imagens, sons e dados de passageiros, além da retirada das câmeras usadas junto com as telas.

Tela na Linha 4 - Amarela do metrô de São Paulo

A ordem é direcionada à ViaQuatro, concessionária que administra a Linha 4 - Amarela do metrô. Se descumprir a decisão, a empresa fica sujeita a uma multa diária de R$ 50 mil. Para a juíza Adriana Cardoso, a coleta de dados deveria ter sido informada aos passageiros.

Ela alegou que, ao introduzir câmeras nas plataformas para captar a imagem e a expressão facial dos passageiros à medida em que os anúncios são mostrados, a ViaQuatro "parece violar o direito básico dos consumidores à informação".

A juíza também afirmou que "não está clara a exata finalidade da captação das imagens e a forma como os dados são tratados". A decisão, que pode ser contestada em até 15 dias úteis pela ViaQuatro, atende em parte a demanda do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

A entidade abriu a ação civil pública contra a ViaQuatro no final de agosto por entender que os painéis realizavam uma pesquisa forçada. No entendimento do Idec, os passageiros eram prejudicados, já que não poderiam se recusar a oferecer seus dados faciais.

Com informações: Folha de S.Paulo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

O fantástico senhor raposo
Nao vejo problema.
Carlin
hahaha interessante, imagina se alguém começa a usar os dados das câmeras de segurança de uma loja para analisar as expressões dos potenciais clientes olhando as vitrines! HAHAHAHA
ótimo. Estava abrindo um prescindente perigoso (alem de chato).
Rookie naz
Eu curtia aquela musiquinha, até colocar como toque de notificação.......
Sergio Monteiro
Tinha que retirar também aquela musiquinha chata dentro dos trens.