Quem entrar no site brasileiro da Nikon vai se deparar com um aviso nada agradável: a companhia japonesa encerrou todas as suas atividades no Brasil. É a conclusão de um processo iniciado no fim de 2017, quando a Nikon deixou de vender câmeras, lentes e acessórios fotográficos no país.
O anúncio mais recente bota fim às operações da Nikon Instruments, que comercializava produtos de microscopia no Brasil. Equipamentos dessa divisão continuarão sendo oferecidos no país, o mesmo valendo para os serviços de assistência técnica, mas agora por meio da BioLab Brasil.
Com relação a equipamentos fotográficos, a Nikon ressalta que reparos de produtos dentro do prazo de garantia continuarão sendo honrados. Para tanto, basta ao consumidor preencher este formulário. Já a assistência técnica de itens que estão fora da garantia será assumida pela unidade da companhia nos Estados Unidos.
A Nikon não deu detalhes sobre o que a levou a deixar o mercado brasileiro de vez. Sabe-se, porém, que a decisão tem relação com um plano global de reestruturação que a companhia iniciou em 2016 e que deverá ser concluído em 2019. A reestruturação é consequência, em grande parte, da perda de mercado que a companhia experimentou nos últimos anos.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Ninguém é páreo para o nosso país!
Lá nos idos de 2010 comprei minha primeira DSLR Nikon para aprender um pouco mais sobre fotografia e acabei curtindo os produtos da marca. Hoje tenho um set básico de lentes, flash e 2 DSLRs . Tudo comprado em lojas de fotografia ou no exterior.
A Nikon não fez esforço nenhum para tentar se estabelecer no país, como Canon, Sony e Fuji tem feito. A loja "oficial" cobrava quase o dobro das revendas da própria marca, mesmo estas pagando todos os impostos de importação.
Dá para dizer que ela sai sem ter sido vista ... então não fará diferença nenhuma na prática.
Nah, Brasil não é para consumidores high end. Intermediário no máximo.
ou retrato de uma empresa q esta quase falindo!
quem eh profissional, vai comprar as coisas la fora! sai muito mais barato!
Não sei se esse argumento é muito válido não. A Canon por exemplo, há quase 1 ano que não é mais vantajoso pegar os produtos dela "por fora" da loja oficial. Até se acha itens no Mercado Livre por um preço menor, mas a garantia (geralmente de 2 anos) acaba compensando.
A Sony comprou a Minolta, que traballhou com a Leica em câmeras antigas...mas acho que é só isso mesmo a relação.
Eu vejo muitos reclamando da bateria da mirrorless, mas em relação ao viewfinder nunca achei ruim. Os novos tem resolução altíssima e boa taxa de atualização. Para condições adversas, tipo fotos noturnas, eu prefiro o eletrônico inclusive já que dá para arrumar exposição mais facilmente,
A Sony comprou a Konica Minolta.
No caso é a generalização das mais antigas do mercado. Se coloca lado a lado em comparativos Nikon e Canon (as mais "populares", por assim dizer), a Nikon ganha em fotografia por uma margem pequena. Mas em filmagem aí a balança já pende bem pro lado da Canon. Claro, existem novos players no mercado que estão focando bastante na questão da filmagem (principalmente 4K) e a cada ano alguém está no top do mercado.
Bom, o que eu sei é que a Sony comprou uma dessas da fotografia e evoluiu a partir da tecnologia deles. Posso ter me enganado quanto a quem.
Em questão de mirrorless, de fato é uma tecnologia que veio pra ficar. Só que o viewfinder ótico é impossível de ser substituído, por mais que o eletrônico das mirrorless estejam evoluindo.
Se as empresas grandes têm dificuldades para operar nessa republiqueta imagine as pequenas empresas.
E a panasonic também, a lumix é uma das mais populares para filmagem para youtube.
As coisas não são tão simples. A Canon tem o melhor sistema de foco em filmagem, mas para filmar em 4k a fuji está muito boa. A sony tem uma vantagem em câmeras mirrorless, mas eles não tem os 50 anos de experiência da canon e da nikon e muito fotógrafos reclamam da calibração de cor e da ergonomia das sony's.
A nikon saiu porque não vale a pena vender coisas legalmente no Brasil, não tem como competir com o contrabando. O Brasil tem o imposto de importação mais alto do mundo, a desculpa é que brasileiro tem que consumir produto nacional, como se o mundo não fosse globalizado e algum paíse conseguisse produzir tudo que consome e o resultado é que você mata empregos no comércio para proteger os impostos abusivos que existem no país.
Para filmagem hibrida, quando você tem uma pessoa fotografando e também fazendo filmes. Panavision não vende câmeras, ela só aluga e é bem caro. Fora Sony e Panasonic, tem também a BlackMagic, a Red a Arri.
Comprei minha D7100 não tem nem 4 meses, agora já tenho que lidar com a desvalorização
Do jeito que as coisas estão, não vai muito tempo e mais empresas vão embora, porque investir em um pais quebrado sem governantes de respeito e pedir pra quebrar junto. Sinceramente se eu fosse da diretoria de uma grande empresa não investiria no Brasil, não por agora, quem sabe no futuro.
Canon é melhor para filmagem quando comparada a nikon.
Bora ler direito o comentário?
Retrato de um.pais falido , mais nada.
Leica é da Sony? Que eu saiba ela tem parceria com a Panasonic. De qualquer forma, é outro tipo de produto, totalmente fora do escopo normal de preços...tipo a Hasselblad.
A Canon e Nikon apresentaram mounts novos essa semana, para competir com as mirrorless da Sony que estão ganhando mercado. Claro que elas possuem adaptadores de lentes antigas, mas estão deixando esse legado para trás.
As duas deveriam ter entrado antes no mercado de mirroless junto com a Fujifilm e Sony, agora estão precisando correr atrás.
Sony e Panasonic são concorrentes fortes no mercado internacional. Tem a Leica correndo por fora mas basicamente Leica é da Sony então os produtos são mais pra entusiastas da marca.
Mas Canon e Nikon dominam por conta da fartura de lentes e acessórios pras marcas, tanto das próprias empresas como terceiras. As demais, que basicamente são "novatas", ainda tem carência nesse aspecto. E complementando aqui: Canon e Nikon tem o mesmo formato de encaixe de lentes do tempo das câmeras analógicas, o que torna aquela lente de 40, 50 anos atrás totalmente compatível com um equipamento de hoje em dia.
Terraplanistas não curtiram isso....
A Canon, que seria a concorrente direta, praticou políticas mais agressivas de preço nos seus produtos de uma forma geral. A Nikon não quis competir.
Tem estúdios que tão usando Canon pra filmar. Teve um episódio da série House MD que foi filmado inteiramente com câmeras da marca. Basicamente o mercado de entretenimento pra TV está se voltando pra câmeras desse tipo. Cinema aí já é outro nível.
O que Voldemort tem haver com isso?
Canon é melhor para filmagem? Q tipo de filmagem?
No mercado "profissa" só vejo mais Panavison e Sony. Ainda tem as baratissímas da Leica pra foto tbm.
O Brasil não é para amadores...
Surface aqui seria inútil: MSM coisa dos Macs; uma facada!
A nikon estava mal das pernas há mt tempo. Então começaram um plano de reestruturação.
Tenho produtos dela desde 2005 e conheço vários fotógrafos que usam nikon e nunca recorreram aos seus serviços/compras no brasil. Afirmo que infelizmente não fará nenhuma falta no mercado brasileiro.
Canon é melhor para filmagem.
Nikon é melhor para fotografia.
Mas dificilmente vc notará diferença entre uma e outra.
A sony que está melhor que as duas em ambos os quesitos (mas não por muito). É tudo bem equilibrado.
Que triste. Lembro da saída da HTC, da Xiaomi. Da Nokia que não tem planos de retorno. Não temos os smartphones Google Pixel. Nem os dispositivos Surfaces da Microsoft. Nem diversos dispositivos legais da Dell, Lenovo, HP no Brasil. :-(
Espero que Samsung, Apple, Sony, Motorola continuem investindo forte no Brasil ao menos.
Muito triste. Os preços da Nikon são os mais competitivos em relação a Canon aqui. Inclusive temos lentes relativamente baratas. As outras marcas estão com preços relativamente astronomicos pra quem usa fotografia como hobbie. Eu to pensando em pegar uma Fuji mas o preço das lentes me desanima muito.
Não entendo o motivo se o número de DSLR's no Brasil aumentou consideravelmente
Sem falar que não é fácil manter uma empresa no Brasil
Pode ser por causa da Canon estar mais agressiva no mercado brasileiro tbm hehehe. De qualquer forma é triste perdermos mais um concorrente no mercado.