Início » Computador » Microsoft desiste de recomendar Edge se usuário tentar instalar o Firefox ou Chrome

Microsoft desiste de recomendar Edge se usuário tentar instalar o Firefox ou Chrome

Tela de aviso aparecia no Windows Insiders e não será mais levada para a atualização do Windows 10 de outubro

André Fogaça Por

Usuários do programa Insiders, que testam versões beta do Windows 10, encontraram na semana passada outra forma da Microsoft tentar emplacar seu navegador, o Edge, ao exibir uma tela de aviso quando é iniciada a instalação do Chrome ou do Firefox. Depois da polêmica, a empresa removeu o recurso desta versão e garantiu que não o colocará em seu próximo update.

A forma de alerta era feita com uma tela bastante grande que aparecia no tempo que passa depois do clique no instalador do Firefox ou do Chrome, e antes do processo de instalação do browser. Nela a Microsoft afirmava que o Edge já estava instalado, que é mais seguro e rápido, tentando convencer o usuário que a instalação de outro navegador não era necessária.

Depois da polêmica com esta forma de persuasão, a Microsoft voltou atrás e removeu o recurso do Windows 10 que estava sendo testado. A versão beta será liberada, de forma estável e oficial, em outubro para todos os computadores que rodam este sistema operacional.

“Nós testamos essa funcionalidade somente com os Insiders – o Windows Insider permite que a Microsoft teste diferentes recursos, funcionalidades e obtenha retorno antes de lançar para todos. Clientes continuam em controle e podem escolher o navegador preferido”, comentou a empresa para a imprensa americana.

Esta não é a primeira vez que a gigante do software tenta convencer, de forma mais enérgica, que o Edge é a melhor escolha para seus usuários. Recentemente um pop-up começou a aparecer, do nada e para fora da barra de tarefas, dizendo que ele é um navegador muito bom e que você deveria dar uma chance. Em março, ignorando os ajustes de browser padrão, o aplicativo Email abria links clicados dentro do Edge – este último padrão de ação já foi removido.

Com informações: The Verge e ZDNet.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

biscoitao

O seu amanhã acabou de chegar

Mikeias Almeida

bem comum tanto a microsoft quanto a google fazem isso para fidelizar seus usuários. O ideal seria deixar as opções em abertos a decisões do usuário, pois acredito que assim essas empresas evoluirão naturalmente seus serviços e produtos ao ponto que o usuário orientasse o caminho certo. o que ocorre atualmente é bem diferente já que empresas de cod fechado como estas estão investindo em open source. nada contra o mundo open source mais para usuários básicos eles estão muito longe do usuário comum.

Mikeias Almeida

Acho uma discussão bem trivial essa, todos sabem que o chrome é melhor que o EDGE e Firefox juntos. o recurso de tradutor do Google e fora as dezenas de aplicações e extensões tornam o Chrome mais adaptável a qualquer tipo de usuário. seu debugger é otimo para desenvolvedores e o que falta é um modo leitura igual ao Edge ou Vivaldi que na minha opinião traria aos usuários que gostam de ler, uma experiencia mais proveitosa. sem falar que seu consumo de ram é baixo. A microsoft vai perdendo mais mercado com passar do tempo. perderam o de soft mobile a agora Edge assim como win phone vai ser esquecido. E na minha opinião se a Google começar a entrar no mercado de S.O em breve pode desbancar a microsoft. pois o visual do win 10 é bem feio, e acho que a maioria se senti irritado ao sair do celular e ao usar o PC se incomoda com a interface ser bem diferente do celular (no aspecto conceitual).

Henrique

Tentei usar o Edge, e simplesmente desisti depois de apresentar muita lentidão e não ser tão prático quanto o Firefox ou o Crome.

Cristina Nascimento

No meu pc acontecia isso. Depois de uma atualização, acabou essa bobeira.

Molinex

Achava engraçado... Que pena

@Sckillfer

Uma tela que tu é obrigado a interagir pra continuar e some depois que tu decide proceder versus uma notificação toda vez que tu acessa

Carlin

HAHAHAHA muito engraçado!! No seguimento mobile a Microsoft já entendeu e aceitou que o que importa é embarcar seus serviços no sistema operacional dos outros (Android), só falta entender que o EDGE/Explorer não tem mais vez!

https://uploads.disquscdn.c...

Gaius Baltar

Creio que depende de muitos fatores, como perfil de utilização, tipo de equipamento, etc. No meu caso mostrou-se melhor que o Chrome e por isso vou ficando com ele. Na hora que aparecer algo melhor (o próprio Chrome por exemplo) não hesitarei em mudar.

guidje

O Edge é mais rápido nas primeiras duas semanas de uso - e, mesmo assim, em alguns sites, como o Youtube por exemplo, o navegador da Microsoft já engasga de cara. Depois que o cache enche um pouco, o navegador começa a pesar de modo inacreditável... Além disso, as extensões para o Edge são no máximo razoáveis e falta variedade.

De modo geral, não acho que o Edge seja de todo ruim, mas ainda tem muito chão pela frente pra que ele seja uma alternativa real ao Chrome ou ao Firefox.

Jairo ☠️

O Edge é o melhor Chrome downloader , ele é perfeito para isto.

João

MS já faz isso no outlook, onedrive e talvez no bing também. Chrome não tem quase um monopólio de SO em desktop só pra isso.

Gaius Baltar

É uma pena que a Microsoft tente forçar a barra, pois o Edge realmente é mais rapido que os concorrentes, tanto no Windows quanto no iOS. Abandonei o Chrome, pois a única vantagem do navegador do Google era a sincronização perfeita entre plataformas, algo que o browser da Microsoft faz tão bem ou melhor.

Kodos Otros

É sem querer querendo.

Vinícius Jorge

Sim, uma notificação no canto da tela que não fica no caminho é igualzinho a uma tela cheia em que você é obrigado a interagir para continuar...

Exibir mais comentários