Microsoft desiste de recomendar Edge se usuário tentar instalar o Firefox ou Chrome

Tela de aviso aparecia no Windows Insiders e não será mais levada para a atualização do Windows 10 de outubro

André Fogaça
Por
• Atualizado há 1 ano e 12 meses

Usuários do programa Insiders, que testam versões beta do Windows 10, encontraram na semana passada outra forma da Microsoft tentar emplacar seu navegador, o Edge, ao exibir uma tela de aviso quando é iniciada a instalação do Chrome ou do Firefox. Depois da polêmica, a empresa removeu o recurso desta versão e garantiu que não o colocará em seu próximo update.

A forma de alerta era feita com uma tela bastante grande que aparecia no tempo que passa depois do clique no instalador do Firefox ou do Chrome, e antes do processo de instalação do browser. Nela a Microsoft afirmava que o Edge já estava instalado, que é mais seguro e rápido, tentando convencer o usuário que a instalação de outro navegador não era necessária.

Depois da polêmica com esta forma de persuasão, a Microsoft voltou atrás e removeu o recurso do Windows 10 que estava sendo testado. A versão beta será liberada, de forma estável e oficial, em outubro para todos os computadores que rodam este sistema operacional.

“Nós testamos essa funcionalidade somente com os Insiders – o Windows Insider permite que a Microsoft teste diferentes recursos, funcionalidades e obtenha retorno antes de lançar para todos. Clientes continuam em controle e podem escolher o navegador preferido”, comentou a empresa para a imprensa americana.

Esta não é a primeira vez que a gigante do software tenta convencer, de forma mais enérgica, que o Edge é a melhor escolha para seus usuários. Recentemente um pop-up começou a aparecer, do nada e para fora da barra de tarefas, dizendo que ele é um navegador muito bom e que você deveria dar uma chance. Em março, ignorando os ajustes de browser padrão, o aplicativo Email abria links clicados dentro do Edge – este último padrão de ação já foi removido.

Com informações: The Verge e ZDNet.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados