Início » Celular » Os iPhones XS, XS Max e XR são a prova d’água?

Os iPhones XS, XS Max e XR são a prova d’água?

Além da água, Apple incluiu chá e cerveja no vídeo comercial dos novos iPhone XS e XS Max ; entenda os limites disso

Melissa Cruz Cossetti Por
TB Responde

A Apple lançou o iPhone XS, o iPhone XS Max e o iPhone XR em 12 de novembro de 2018 com avanços nas especificações. O XR adicionou uma variedade de cores (preto, branco, azul, laranja, amarelo e vermelho) ao novo iPhone colorido — e “mais barato” — e o Xs e Xs Max trouxeram novidades como o processador A12 Bionic, o primeiro chip de 7 nanômetros disponível no mercado, 4 GB de RAM e resistência contra água IP68.

iPhone XS e XS Max: IP68

A última característica é uma das melhorias se comparada ao iPhone X (e aos anteriores  iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8, iPhone 8 Plus) que foi classificado IP67 segundo a norma IEC 60529: como resistente à água, respingos. A nova geração iPhone Xs é IP68.

iPhone XR: IP67

O iPhone XR, no entanto, é uma versão mais acessível, que custa menos e por isso tem recursos mais limitados: dispensa a câmera dupla, tem tela de LCD e segue sendo IP67.

“O iPhone Xs e o iPhone Xs Max são resistentes à água, respingos e poeira e foram testados em condições controladas em laboratório, classificados como IP68 segundo a norma IEC 60529 (profundidade máxima de dois metros por até 30 minutos)”, diz o texto comercial no site da Apple, que não mudou muito sob esse aspecto específico.

Repare que há uma observação no final: a resistência à água, respingos e poeira não é uma condição permanente e pode diminuir com o tempo. A Apple pede ainda que o usuário não tente recarregar um iPhone molhado e diz que danos decorrentes de contato com líquidos não estão inclusos na garantia do celular mesmo sendo resistente.

O iPhone Xs e Xs Max são à prova d’água?

Então, o que muda?

A diferença é sutil, mas relevante. A resistência contra água IP67 oferece submersão temporária a até 1 (um) metro de profundidade por no máximo 30 minutos. Já o IP68 permite mergulhar a até 2 (dois) metros de profundidade por 30 minutos.

Os níveis de classes de proteção IP ou grau de proteção IP são padrões internacionais, valem para toda a indústria e foram definidos pela norma IEC 60529, publicada pela International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional), a IEC.

A proteção IP — Ingress Protection (ou Proteção à Entrada, em tradução livre), foi criada para classificar o grau de proteção de produtos eletrônicos (hardware) expostos à água e poeira. Esse índice é sempre composto por dois números: o primeiro referente à pó, e o segundo a líquido. Para ser à prova de poeira, o primeiro dígito precisa ser igual a seis.

No que diz respeito ao segundo dígito, veja a tabela de classificação:

0 – Não protegido ou testado (x);

1 – Protegido contra gotas que caiam na vertical;

2 – Protegido contra gotas que caiam na vertical com corpo inclinado a até 15°;

3 – Protegido contra borrifos de água;

4 – Protegido contra jorro de água (fonte fluída);

5 – Protegido contra jatos de água;

6 – Protegido contra jatos potentes de água;

7 – Protegido contra imersão temporária em água de até 1 metro por até 30 minutos;

8 – Protegido contra a imersão contínua (acima de 1 metro) por até 30 minutos*

*sujeito a acordo entre fabricante e usuário.

9 – Protegido contra água proveniente de jatos de vapor e alta pressão.

O iPhone XS e o iPhone XS Max são IP68. De acordo com a resistência oferecida pela Apple (no IP68 isso pode variar por fabricante), você pode submergir o celular até dois (dois) metros de profundidade, 30 minutos, por sua própria conta e risco. Até o iPhone X, a Apple informava em seu site que “dano por líquido” não é coberto pela garantia.

iPhone Xs Max e iPhone Xs

A fabricante também dá algumas dicas do que não fazer:

  • Nadar ou tomar banho com o iPhone;
  • Expor o iPhone a água pressurizada ou em alta velocidade (chuveiro);
  • Praticar esportes aquáticos com o iPhone;
  • Usar o iPhone em sauna, seca ou a vapor;
  • Submergir o iPhone em água intencionalmente;
  • Operar o iPhone fora das faixas de temperatura sugeridas;
  • Operar o iPhone em condições de extrema umidade;
  • Deixar cair ou sujeitar o iPhone a outros impactos;
  • Desmontar o iPhone, incluindo a remoção de parafusos.

Posso me divertir com o iPhone X na praia e na piscina?

Você deve estar pensando: OK, então eu posso tirar fotos debaixo d’água na praia e na piscina? Não. Primeiro porque não é indicado nadar com o smartphone e segundo que praias (água do mar) e piscinas (água com componentes químicos) não fazem parte dos testes de IP que considera apenas a água doce, que não danifica nem provoca reações.

A Apple reforça quais são as situações de perigo no artigo sobre IP67:

“Minimize a exposição do iPhone a sabão, detergentes, ácidos ou alimentos de alta acidez e qualquer líquido, por exemplo, água salgada, água com sabão, água de piscinas, perfumes, repelentes contra insetos, cremes, protetor solar, óleos, removedores, tintura para cabelo e solventes. Se o iPhone entrar em contato com qualquer uma dessas substâncias, limpe-o”, diz a Apple. Use água doce (limpa).

Apple Event Resistência Água

 

Como a proteção IP68 pode ajudar?

Pegar chuva, passar por uma cachoeira na trilha, deixar o iPhone cair na pia do banheiro e outras situações que envolvam água limpa não será problema. Caso você deixe o iPhone XS ou XS Max cair em um sanitário ou banheira, ou ocorrer uma queda rápida na piscina, em que o tempo de mergulho e profundidade sejam respeitados, provavelmente você poderá recuperar seu telefone, ainda que água salgada e cloro não sejam recomendados. Por outro lado, caso danifique, a garantia não cobrirá o reparo.

Água, chá e cerveja

No vídeo comercial do iPhone XS e do iPhone XS Max, a Apple incluiu, além da resistência à água, chá e cerveja. O aparelho aparece tomando um banho dessas bebidas o que deixa claro que vai sobreviver a possíveis acidentes em bebedeiras.

water iphone xs

Resumo da ópera:

O iPhone XS e o iPhone XS Max são resistentes à água e essa resistência pode se reduzir com o tempo de uso. Use a proteção com moderação e quando for necessário.

 

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Flavio Moura Fe

Aconteceu a mesma coisa comigo. Eles não querem avaliar possíveis problemas de fabricação com o isolamento.

Flavio Moura Fe

Possuo um Iphone XS. Entrei na piscina infantil (50 cm de profundidade) com ele em um bolso, um Iphone 6 e um Apple Watch 2. Após perceber o erro, retirei os aparelhos e pus em local seco. O IPHONE 6 e o Apple Watch 2 não tiveram problemas, mas o IPHONE XS apresentou problemas. Procurei a Apple, enviei meu telefone e eles se resumem a responder que “dano por líquido não é coberto pela garantia"e não avaliam qual o motivo da Certificação IP68 não ter funcionado. Ressalto que meu aparelho tinha 1 mês de uso e nunca caiu, foi aberto ou sofreu qualquer outro dano. O uso sempre foi DENTRO DOS CRITÉRIOS DA GARANTIA. Agora, a Apple me cobra R$ 3.455,00 para reparar algo que deveria ser coberto pela garantia. Sou cliente fiel da Apple desde 2010. Atualmente possuo 18 itens da Apple (2 Iphones, 3 Ipads, 1 MacBook Pro, 1 Apple Watch, 3 Apple TV, 2 AirPods, 2 CapsuleTime, 1 magic mouse, 2 teclados sem fio, 1 trackpad), sem contar os de minha família, possuo os planos do Apple Music e de expansão do iCloud (2GB). Se contar os que já possui, passam de 30. Todos comprados novos em autorizadas Apple. Agora, juro que irei para a concorrente!!!! ESTOU EXTREMAMENTE INSATISFEITO COM O SERVIÇO DA APPLE.

sidnei barreto

Aconteceu o mesmo comigo!

ddabarros

O iPhone XS MAX não é a prova d'agua. O meu molhou por 2 segundos em piscina e foi danificado. A Apple não cobre o problema. Com suas propagandas a Apple incentiva você descuidar com situações que molham o iPhone para ganhar dinheiro resolvendo o problema depois.