Apple libera iOS 12 para todos os usuários de iPhone e iPad

Se você tem o iOS 11, poderá instalar a atualização para o iOS 12; watchOS 5 também chegou para o Apple Watch

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iOS 12

O iOS 12 está disponível para iPhone, iPad e iPod Touch a partir desta segunda-feira (17). O sistema enfim agrupa notificações do mesmo app; traz recursos para reduzir seu vício em celular; e promete acelerar dispositivos mais antigos. Por sua vez, o watchOS 5 foi lançado para o Apple Watch, assim como o tvOS 12 para a Apple TV.

Se você tem o iOS 11, poderá instalar a atualização para o iOS 12: esta é a maior base de aparelhos já suportada pela Apple. Estes são os dispositivos compatíveis:

  • iPhone X, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, iPhone 5s
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração), iPad Pro de 12,9 polegadas (1ª geração), iPad Pro de 10,5 polegadas, iPad Pro de 9,7 polegadas, iPad Air 2, iPad Air, iPad (6ª geração), iPad (5ª geração), iPad mini 4, iPad mini 3, iPad mini 2
  • iPod touch (6ª geração)

Como sempre, basta ir até Ajustes > Geral > Atualização de Software e esperar o download. Também é possível baixar o iOS 12 através do iTunes em seu computador.

Os novos iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR já virão com o iOS 12 pré-instalado.

Melhores novidades do iOS 12

Você pode conferir no vídeo abaixo as 10 melhores novidades do iOS 12:

A Apple diz que o iOS 12 tem foco em desempenho. Apps abrem até 40% mais rápido no iPhone 6 Plus (em relação ao iOS 11), e o teclado aparece até 50% mais rápido. As notificações são agrupadas por app, inclusive na tela de bloqueio, permitindo dispensá-las de uma vez. E a Siri ganhou Atalhos para rotinas personalizadas: por exemplo, o comando “Fazer compras” abre seu app do supermercado.

Uma novidade importante está nos recursos para diminuir seu vício no iPhone. O modo Não Perturbe oculta as notificações na tela de bloqueio à noite, para evitar distrações. O Tempo de Tela mostra quanto tempo você gasta em cada aplicativo, e permite colocar um limite de uso por dia.

Além disso, o iOS 12 traz o Memoji, forma personalizada do Animoji; gestos do iPhone X para o iPad; preenchimento automático de senha; entre outros. Só não espere usar o FaceTime em grupo de até 32 pessoas: o recurso foi atrasado para uma atualização futura.

Apple também lançou watchOS 5 e tvOS 12

O watchOS 5 está disponível para donos do Apple Watch. Ele traz notificações interativas, atalhos da Siri e modo Walkie-Talkie para enviar mensagens de voz curtas.

O destaque, no entanto, fica para os recursos de fitness: ele permite criar competições semanais entre amigos; tem suporte para mais tipos de atividades físicas, como ioga e trilha; e detecta automaticamente quando você está iniciando ou finalizando uma atividade.

O watchOS 5 é compatível com o Apple Watch Series 1, Series 2 e Series 3. A primeira geração do relógio (apelidada de “Series 0”) não será atualizada; ela tinha modelos que custavam até R$ 135 mil.

O tvOS 12, também lançado hoje, tem como principal novidade o suporte ao Dolby Atmos na Apple TV 4K. O alto-falante HomePod, por sua vez, agora permite iniciar chamadas telefônicas, configurar mais de um timer ao mesmo tempo, e acessar os Atalhos da Siri.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados