iOS 12 faz com que edições antigas de iPhone e iPad fiquem mais rápidas

Ao contrário do que se espera, o iOS 12 tem ajudado celulares e tablets mais antigos

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A cada atualização do iOS, os usuários de iPhone e iPad torcem para o desempenho de seus aparelhos não piorar significativamente. Afinal, os dispositivos mais antigos costumam não contar com as especificações ideais para utilizar os novos recursos.

Mas parece que o iOS 12, liberado para todos os usuários nesta segunda-feira (17), não apresenta esse problema. Em celulares e tablets mais antigos, o sistema operacional da Apple está, na realidade, mais rápido.

É o que diz o Ars Technica após um teste mostrar que iPhone 5s, iPhone 6 Plus e iPad Mini 2 estão abrindo aplicativos com mais rapidez no iOS 12. A análise feita pelo site envolveu o tempo de abertura de oito apps (Safari, Câmera, Ajustes, Mail, Mensagens, Calendário, Mapas e Notas) e o tempo de reinicialização dos aparelhos.

Na comparação com o iOS 11.4.1, os dispositivos tiveram melhora tanto no tempo de abertura dos apps, quanto no tempo de reinicialização. O iPhone 5s, por exemplo, apresentou o maior avanço na área de Ajustes, que passou a levar 26,1% menos tempo para abrir. A abertura do Safari também ficou mais rápida e, agora, está 20,6% mais rápida.

O mesmo teste indicou que a atualização do iOS 10.3.3 para o iOS 11.0 trouxe alguns problemas de performance aos aparelhos. Na atualização para o iOS 11.4.1, houve uma pequena redução no tempo. E com a nova redução no iOS 12.0, os celulares antigos voltaram a ter desempenho mais próximo ao de seu lançamento.

No iPhone 6 Plus, a maior redução também foi registrada na área de Ajustes, que leva 21,7% menos tempo para abrir. Já o iPad Mini 2 teve redução mais significativa no Mapas, que está 26,2% mais rápido.

Uma pesquisa parecida já havia sido realizada em junho deste ano pelo CNET. O site usou o iPhone 5s para mostrar em vídeo como o iOS 12 beta estava mais rápido que o iOS 11.4 em alguns aspectos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados