Início » Celular » iOS 12 faz com que edições antigas de iPhone e iPad fiquem mais rápidas

iOS 12 faz com que edições antigas de iPhone e iPad fiquem mais rápidas

Ao contrário do que se espera, o iOS 12 tem ajudado celulares e tablets mais antigos

Victor Hugo Silva Por

A cada atualização do iOS, os usuários de iPhone e iPad torcem para o desempenho de seus aparelhos não piorar significativamente. Afinal, os dispositivos mais antigos costumam não contar com as especificações ideais para utilizar os novos recursos.

Mas parece que o iOS 12, liberado para todos os usuários nesta segunda-feira (17), não apresenta esse problema. Em celulares e tablets mais antigos, o sistema operacional da Apple está, na realidade, mais rápido.

É o que diz o Ars Technica após um teste mostrar que iPhone 5s, iPhone 6 Plus e iPad Mini 2 estão abrindo aplicativos com mais rapidez no iOS 12. A análise feita pelo site envolveu o tempo de abertura de oito apps (Safari, Câmera, Ajustes, Mail, Mensagens, Calendário, Mapas e Notas) e o tempo de reinicialização dos aparelhos.

Na comparação com o iOS 11.4.1, os dispositivos tiveram melhora tanto no tempo de abertura dos apps, quanto no tempo de reinicialização. O iPhone 5s, por exemplo, apresentou o maior avanço na área de Ajustes, que passou a levar 26,1% menos tempo para abrir. A abertura do Safari também ficou mais rápida e, agora, está 20,6% mais rápida.

O mesmo teste indicou que a atualização do iOS 10.3.3 para o iOS 11.0 trouxe alguns problemas de performance aos aparelhos. Na atualização para o iOS 11.4.1, houve uma pequena redução no tempo. E com a nova redução no iOS 12.0, os celulares antigos voltaram a ter desempenho mais próximo ao de seu lançamento.

No iPhone 6 Plus, a maior redução também foi registrada na área de Ajustes, que leva 21,7% menos tempo para abrir. Já o iPad Mini 2 teve redução mais significativa no Mapas, que está 26,2% mais rápido.

Uma pesquisa parecida já havia sido realizada em junho deste ano pelo CNET. O site usou o iPhone 5s para mostrar em vídeo como o iOS 12 beta estava mais rápido que o iOS 11.4 em alguns aspectos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Shrueak
HackiOS
Shrueak
"o Android é o melhor sistema do mundo e fanboy só existe na Apple" jajajajajaja xd
rob
Notei uma boa melhora em todos os app's
rob
Meu ipad mini 4 ficou muito bom. Gastando menos bateria e ta abrindo mais rápido. Fiquei muito satisfeito.
Zanac_Compile
:P
Gaius Baltar
Eu faço sempre pelo iTunes. No Air fiz só atualizar, mas depois fiz instalação limpa. Achei o desempenho melhor.
Artur Bem Mongol
Fiz no 5s e no Air a atualização OTA, tá tudo certo por aqui, ate ao alternar entre apps ficou melhor, lembro que quando eu puxava o loco de notas (do lado direito pro esquerdo) dava aquela travada no ipad, ai o bloco carregava e depois aparecia o teclado, agora tá muito mais rápido; diminuiu aquela sensação de que o app tava congelado e tá voltando...
Catena's Beauty Atelier
Eu que não vou por no meu 6S. Tá ok com o 11 e não vou atualizar mais
John Smith
Pra mim, pelo menos, fariam falta algumas coisas como poder escolher o tema do sistema (graças ao substratum), meu launcher (e customizá-lo extensamente, como é o Nova) e mudar ícones como quiser, entre outros. Com o tempo a gente enjoa da mesmice, fora que você tem aquela sensação que aquele telefone é realmente seu, do seu jeito.
felipegcoutinho
Seria perfeito rs
Mr. Poopybutthole
é verdade esse bilhete.
Douglas Souza Luz
Acho que pelos menos ícones customizados a apple podia liberar :/ De resto não sinto muita falta de customização, mas os ícones enjoam hahaha
Lucas Santos
Pra mim a customização no Android acaba sendo supérflua por geralmente 95% do tempo a gente estar usando aplicativos que não são customizáveis.
Vitor Gyn
Ótima notícia para usuários da apple; enquanto isso, um monte de gente falando mal nos comentários. Quem? quem não é usuário. Povo deve estar sem o que fazer mesmo.
Zanac_Compile
A Apple tem que morrer, quem compra iPhone é tudo rapazes alegres, a empresa só chegou a 1TRI pq faz obsolescência programanda e os trouxas caem no golpe, o Android é o melhor sistema do mundo e fanboy só existe na Apple...Tá ai essa matéria pra comprovar! Tudo verdade.
Vegeta humilde
Bom saber q melhorou, acho q farei uma instalação limpa no meu ipad mini 2 e devolver seu desempenho q o iOS 11 levou embora
Gaius Baltar
Vá na fé, que dessa vez a coisa está muito boa.
Ronaldo Rodrigues
Bom saber, acho que eu vou atualizar então, preguiça de fazer instalação limpa por causa dos apps de banco, valeu!
Jefferson Rodrigues
Seria legal poder utilizar o iOS em qualquer smartphone.
Vinicius Vasques
Eu acredito que muito disso veio do fato de terem cortado as instruções 32 bits do código legado. Isso, unido aos novos padrões de armazenamento e compressão de fotos, videos e audio já ajudaram e cortar uma gordura enorme dos arquivos de instalação e renderização do sistema. A grosso modo esse IOS 12 foi o "IOS Go" para quem realmente deveria receber um sistema mais leve.
Gaius Baltar
No iPad foi limpa, mas no 5s mantive o backup por causa dos dados dos apps Saúde e Atividade da patroa. Agora vou fazer no X, mas esse não deve ter alterações de desempenho.
John Smith
Eu particularmente prefiro que seja assim. Mas a farra de fabricantes e operadoras customizando o sistema é que gera toda essa fragmentação que temos hoje.
Ronaldo Rodrigues
Fez atualização ou instalação limpa?
Felipe Liʍa
o lado do sistema da Apple é ter sempre atualizações e correcoes mais rapidas.o lado ruim é que vc fica dependente dos preços que a Apple quer!
Felipe Liʍa
mas tem usuarios q gosta do ecossitema aberto do Android
Gaius Baltar
Eu estou gostando do que vejo. O Excel costumava engasgar no iPad Air e agora funciona muito bem. Obviamente fiz uma instalação limpa, como faço todos os anos nas grandes atualizações do iOS, mas a melhoria é notável.
John Smith
Um lado bom e um ruim nisso. Ganha-se em usabilidade pelo usuário, perde-se em customização, pois todo iPhone é realmente um igual um ao outro.
John Smith
Nisso a Apple merece um certo crédito, pois oferta atualização para aparelhos com alguns bons anos de mercado. Mas é mérito do ecossistema fechado, que não pode ser comparado diretamente com o Android nesse quesito.
João Almeida
Tá tudo muito bom. A Apple acertou em cheio. Agora só os de terceiros otimizarem os apps pro sistema e ficar tudo maravilhas kkk
Jefferson Rodrigues
Eu acho o sistema da Apple mais bonito que o Android. O lado ruim e bom do android, ao mesmo tempo, é que ele e aberto a todos e cada fabricante caga e acerta na sua costumizaçao.
Filipe Espósito
Tirando os recursos que dependem de hardware (como os Animojis novos), o iOS 12 é o mesmo para todos. As mesmas notificações agrupadas, o mesmo FaceTime em grupo, os mesmos Atalhos da Siri... 😉
Gaius Baltar
Tanto o 5s quanto o Air mantêm os mesmos recursos que tinham no iOS 11.4.1, com alguma melhorias como o “Atalhos” (antigo Work Flow).
Douglas Souza Luz
Otimizar e cortar recursos são coisas diferentes. Nesse caso rolou uma otimização do código do sistema que, com certeza, tava cheio de código legado de anos atrás. A melhoria foi provavelmente isso, muita reescrita de código.
Gaius Baltar
Sim, os que testei estão todos mais rápidos.
Douglas Souza Luz
Mais rápidos também. Usei a beta desde o inicio da pública e tá show de bola :)
Gaius Baltar
Nos outros apps a melhoria é a mesma.
Gaius Baltar
Testei o Edge, o Spark, o Excel e o Monument Valley. Todos abrem mais rápido e fluem melhor.
Gertrudes, a Lhama
Há diferença nos apps de terceiros?Edit: Já vi que respondeu ali embaixo, valeu!
Gertrudes, a Lhama
Pois é, isso deixa na dúvida se é alguma otimização no sistema em si ou só nos apps nativos.
Gaius Baltar
Já comprovei isso num 5s e num iPad Air. A diferença chega a ser absurda. Obviamente não são tão rápidos quanto os atuais, mas estamos falando de aparelhos com 5 anos de mercado.
Robson Bastos
Ai não vale.... hahaha
Daniel R. Pinheiro
"A análise feita pelo site envolveu o tempo de abertura de oito apps (Safari, Câmera, Ajustes, Mail, Mensagens, Calendário, Mapas e Notas)"Haha, tá, e os apps que não são nativos do sistema?
Mr. Poopybutthole
Ué mas eu aprendi nos comentários aleatórios que tinha obsolescência programada, que era melhor um Android não atualizado do que um iPhone com iOS atualizado