Como ativar o tema escuro no Android

Mais conforto para a vista durante a noite: saiba como ativar o tema escuro, também conhecido como modo noturno, no Android;

Alvaro Teixeira
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses

O modo escuro, também conhecido como modo noturno, é um recurso que permite escurecer os menus e telas do sistema no seu smartphone. Por reduzir a claridade no display do seu aparelho, o recurso traz mais conforto para os olhos, principalmente durante a noite. Além disso, alguns usuários usam a ferramenta como forma de poupar bateria. Veja a seguir como ativar o tema escuro no Android.

Samsung Galaxy A21s (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Mude o tema no seu Android. (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Como ativar o tema escuro no celular Samsung

O aparelho utilizado neste tutorial foi um Galaxy S22 Ultra com Android 12. O caminho pode variar um pouco para cada aparelho, porém serão bem semelhantes.

  1. Entre em “Configurações”;
  2. Selecione a opção “Visor”;
  3. Selecione a opção “Escuro”;

Como ativar o modo escuro no celular Xiaomi

O modelo utilizado foi o Redmi Note 8. O caminho pode variar em outros modelos, porém será algo próximo deste.

  1. Entre em “Configurações”;
  2. Selecione a opção “Tela”;
  3. Escolha a opção “Modo Escuro”;

Como colocar o celular Motorola no modo escuro

O modelo da Motorola usado nesse tutorial foi o One Vision com Android 11. O caminho pode variar em outros modelos, porém será algo próximo deste.

  1. Entre em “Configurações”;
  2. Toque em “Tela”;
  3. Selecione a opção “Modo noturno”;
  4. Toque em “Ativar agora”;

Como programar o tema escuro no Android

Além de acionar o tema escuro no Android instantaneamente, é possível programar um horário para que o recurso seja ativado ou desativado automaticamente. Basta entrar em “Configurações do Modo escuro” ou ainda, “Programar modo escuro” para alguns fabricantes e selecionar a hora desejada.

É possível programar o tema escuro no Android para horários determinados (Imagem: Reprodução / Android)

Quanto de bateria o tema escuro economiza?

É verdade que muitos usuários usam o tema escuro no celular com a intenção de economizar bateria ao imaginar que com menus e temas na cor preta, a claridade na tela é reduzida e, assim, o consumo de energia também diminui. No entanto, o tema escuro não reduz tanto a quantidade de energia gasta como o esperado.

Conforme estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Purdue (EUA), utilizando apps populares do Google durante ciclos de 60 segundos em smartphones com poucas modificações no Android, foi concluído que no tema claro os aparelhos consumiram entre 44% e 63% de bateria com brilho da tela entre 30% e 50%. Já no tema escuro, os dispositivos economizaram bem menos que o esperado, entre 3% e 9% de bateria.

Como mudar a aparência dos aplicativos do Android?

Se você não quer simplesmente ficar restrito às opções do modo claro ou escuro no Android, é possível ainda mudar a aparência do sistema através dos temas encontrados na loja online do fabricante. Outra opção é trocar as cores e forma dos ícones com ajuda de alguns aplicativos ou launchers, que alteram a visualização, organização e até mesmo a interação dos menus.

Com informações: Google.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Alvaro Teixeira

Alvaro Teixeira

Ex-redator

Alvaro é formado em comércio exterior e apaixonado por tecnologia desde 2005, quando cursou matemática aplicada computacional na UFRRJ. É experiente com games, principalmente FIFA, o qual jogou profissionalmente por cinco anos. Tem afinidade com videogames, celulares, além de outros assuntos tech. No Tecnoblog, atuou como redator entre 2020 e 2023.

Relacionados