Início » Legislação » Shutterstock investiga uso indevido de vídeo divulgado na campanha de Bolsonaro

Shutterstock investiga uso indevido de vídeo divulgado na campanha de Bolsonaro

Uso de material para fins políticos não é permitido pelos termos de uso do serviço do banco de imagens

Jean Prado Por

O banco de imagens Shutterstock afirmou estar investigando o suposto uso indevido em um material divulgado pela campanha do candidato a deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL), no Facebook e Twitter. O filho de Jair Bolsonaro (PSL) publicou um vídeo que mostra uma mulher negra declarando o voto no candidato, mas usuários apontaram semelhança com um vídeo que é vendido no banco de imagens por US$ 79.

“Em 2018, elegerei o próximo presidente do Brasil, um presidente que não aceitará o fato de, por sermos mulheres e negras, devamos nos manter pobres para manter a velha política do voto por esmola. Meu voto é pelo Brasil. Meu voto é Bolsonaro”, diz a narração do vídeo, enquanto o material do Shutterstock aparece no fundo. O vídeo original do banco de imagens não possui áudio.

No entanto, os termos de uso do Shutterstock proíbem o uso de material  em um contexto político, “como a promoção, propaganda ou o endosso de qualquer partido, candidato ou político eleito”. Outra página do serviço afirma que o uso de imagens com “pessoas reconhecíveis” para anúncios políticos é proibido, mas podem estar cobertas com uma licença especial para agências.

Alguns usuários do Twitter questionaram se a campanha do candidato de fato comprou os direitos de uso do vídeo, uma vez que uma barra preta aparece sobre a marca d’água do Shutterstock ao longo de todo o material. Diversas pessoas publicaram o telefone e o contato de suporte do serviço para denunciar um suposto uso indevido.

O Shutterstock afirmou ao Tecnoblog que o setor jurídico da empresa está investigando o caso. “O Shutterstock leva muito a sério o uso indevido de seu conteúdo, e nossa equipe jurídica está atualmente investigando o problema. Por favor, saiba que o Shutterstock tomará as medidas que julgar necessárias, mas não divulgará detalhes sobre ações legais a terceiros”, afirmou a assessoria do serviço.

Na publicação, Eduardo Bolsonaro menciona a página do Facebook “Ação Bolsonaro”, que também compartilhou o material após o candidato publicá-lo. Em resposta a um comentário que questiona o uso indevido do material, a página afirmou que o vídeo foi comprado “com recursos próprios pelos administradores da página”.

Em resposta ao Tecnoblog, Karina Kufa, advogada da campanha de Eduardo Bolsonaro, afirmou que “o vídeo não foi produzido pela campanha oficial [do candidato], apesar de estar muito bem produzido”. Kufa disse ainda que não vê problema na publicação do conteúdo por parte do candidato. “Se está na rede é público. Eu recebo essas coisas até por grupo de WhatsApp”, comentou a advogada.

Atualizado às 18h57 para incluir o posicionamento da advogada da campanha de Eduardo Bolsonaro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

claudioramos

guifalcon 5++

cleyton faria

Bolsonaro é esquerda? Kkkkkk

BanidoPeloAdrenaline

Voce quer que todo mundo fique 24h procurando as veracidades das noticias? O video foi montagem, mas a realidade nao! Tem mulheres negras e pobres que vao votar no Bolsonaro e isso que conta! O problema é que foi usada imagem sem direito!

BanidoPeloAdrenaline

Cara, entende uma coisa, Bolsonaro tinha direito de receber dinheiro do partido, era próximo de 200 mil reais e 300 mil reais para fazer campanha, o dinheiro que ele recebeu foi da JBS, mas quando ele ficou sabendo disso ele revolveu! Ai o partido deu dinheiro para ele de forma LEGAL!

É tipo eu ter direito a receber X de dinheiro, e receber esse X de forma ilegal, ai quando tenho o conhecimento eu devolvo e recebo de forma correta, eu sou o errado?

Bernardo Rosenfeld M.

Comecei a correr? Releia tudo, não vou nem delongar mais sobre já que seu analfabetismo está mais que evidente, já que você se faz do que falei e enrolou, distorceu como qualquer esquerdista o que argumentei inicialmente e nem respondeu a quem votaria, é muita perspicácia e hipocrisia sua, coleguinha.

Edit: Como vemos, é sempre assim quando alguém que tenta atacar e usa a falácia de sempre dos grupos de militância e meios do mesmo. Usei até de bom senso para dar dica pro cidadão e fazer denúncia pro ministério, o que ele me disse? Não leu minha indignação de parcialidade ridícula do site e ainda vem me criticar usando outra temática. Retruquei as baboseiras que ele e todos os outros tantos repetem insistentemente e não aceitam já que não sou "do apoiador de candidato" dele. Por falar nisso, não me respondeu até agora qual candidato dele, mas já da pra supor quais opções. Como falei antes, já que o neurônio do cidadão me criticando é "de Estado maior" pra pensar por si só: "Sabe o mais incrível de vocês? É que ele nem era o meu candidato... mas tamanha estupidez de vocês e outros tantos estão me dando mais motivo pra votar nele. Pense nisso, coleguinha, você é mais um que ajuda outros a irem atrás da realidade e não dessa corrupção de PSOL, PT, PSDB e etc... cresce!".
Sem mais e não vou nem retornar mais a esta notícia pela falta de caráter do mesmo e de tantos outros que são mais problema do que solução mesmo quando tentamos dar um pouco de lucidez.

Vitor Hugo

guarda seu sarcasmo pra quem vê graça em gente demente. boa, se apoie na impunidade mesmo kkkkk já deixou de ser defesa do candidato com algum tipo de argumento (mesmo que os seus n tenham feito sentido me momento nenhum) e partiu pra comemoração da impunidade. vai continuar defendendo bandido?

Vitor Hugo

começou a correr da argumentação, já esperar, sempre acontece com quem tá errado e sabe que não tem como manter uma posição usando lógica e coerência. aproveita e pensa se ele é o candidato mesmo.

Mendonza

A vida política desse sujeito não passa de mentira e fake news. Mal posso esperar que esse mané suma da mídia quando perder essas eleições.

Bernardo Rosenfeld M.

Outra coisa e dica fundamental pra você, acha que ta errado e tem coisa ai? Faz uma denúncia anonima pro ministério, querido, você é livre! Manda lá, será mais um dentre milhares rolando, aproveita a chance que dei! Não esquece de ler as regras, viu? Está tudo lá, se acha que tem algo errado, junta e envia, olha a ajuda que te dei!

Bernardo Rosenfeld M.

Já que está me atacando tanto e me direcionando tanto a um candidato, fala ai pra mim então, em quem você acha melhor equiparado e adequado pra votar, em quem me diria? Responde ai, quero ver.

Vitor Hugo

entendi kkkkkkkkkkkk pra você defender seu candidato então vc não prova q nada é mentira, só fala um bando de merda e acha q tá certo? KKKKKKKKKKKKKKKKKK

e auxílio-moradia tem regras, regras em que ele não se encaixava.

PS: vota nele sim!! sua imbecilidade combina com a dele.

Bernardo Rosenfeld M.

Dica: Aprende a reler o que falei antes de falar asneira. Mas se ficou ofendido já sei a quem defende...

Edit: Você foi tão burro, Vitor Hugo, que diz que estou aqui chorando pela publicação do filho. Você leu o que eu falei ou seu analfabetismo bateu o teto do esperado? Releia novamente.

Bernardo Rosenfeld M.

Sabia, mais um com falácias... sabe nem apontar algo realmente irregular. Lava dinheiro? Não vou nem responder essa.
Funcionária fantasma, tem como provar ou só a dita reportagem que foi SOMENTE EM UM DIA e pronto, é fantasma? Até os regionalista confirmam o contrário.
Nepotismo, ta de brincadeira né?
Auxílio moradia, uau e a lei não da esse direito? Ou vai dizer que todos os outros mil candidatos e já no cargo não usam disso? Meu querido, eles usam o que está na lei e querendo ou não tem que aceitar isso. Vai usar o discursinho barato de esquerdista e globista de "achar imoral" também? Vira PJ e ai vamos ver esse discurso difuso e ignóbil mudar...
De bom tamanho não vi nada, somente ignorância sua, pura e simplesmente.
Sabe o mais incrível de vocês? É que ele nem era o meu candidato... mas tamanha estupidez de vocês e outros tantos estão me dando mais motivo pra votar nele. Pense nisso, coleguinha, você é mais um que ajuda outros a irem atrás da realidade e não dessa corrupção de PSOL, PT, PSDB e etc... cresce!

Vitor Hugo

e tu é tão nojento que vem aqui chorar pq divulgaram uma merda do filho dele. ele fez, deixa de ser sonso. vai chorar lá com ele pra ele melhorar, não pra q finjam q ele n fez merda (além de todos esses conjuntos de ideais idiotas dele, claro).

Vitor Hugo

"Falou o cidadão que bate palma pra criminoso, certamente." hm, e tu
batendo palma pra Bolsonaro é o que? hipócrita. seu candidato lava
dinheiro, emprega funcionária fantasma, pratica nepotismo e recebe
auxílio-moradia indevido. se liga. essas merdas aí já tá de bom tamanho, né?

e sim, é birrinha. criancice do caralho. obrigado por confirmar.

Exibir mais comentários