Xiaomi coloca anúncios até mesmo nos ajustes do Android

Usuário do Reddit encontrou propaganda dentro do gerenciador de apps instalados

André Fogaça
Por
• Atualizado há 5 meses

Propaganda é um mal necessário para que a internet e praticamente tudo que é de graça, continue existindo sem custos. A Xiaomi sabe da importância de anúncios para manter o preço de seus aparelhos mais atraentes, tanto que começou a colocá-los até mesmo dentro dos ajustes do Android.

A novidade chama atenção por aparecer em um local onde, geralmente, não há nada além de alguns controles de configurações do dispositivo. O abuso foi notado e publicado dentro do Reddit, quando um usuário chamado chootingfeng publicou a imagem que você vê antes do parágrafo que está lendo agora.

Na tela capturada, a MIUI, versão alterada do Android que é utilizada em todos os smartphones da marca chinesa (com exceção dos Mi A1 e A2, que trabalham com Android One), mostra um anúncio dentro do gerenciador de aplicativos instalados no dispositivo. O mesmo usuário comenta que outros apps fazem o mesmo, praticamente em qualquer aplicativo da própria empresa asiática.

Questionada pela imprensa americana, a marca confirmou e disse que a “publicidade foi e continuará ser uma parte integral dos serviços de internet da Xiaomi, um componente chave do modelo de negócios da empresa. Ao mesmo tempo, preservaremos a experiência do usuários oferecendo opções para desligar os anúncios e por constantemente aprimorar nossa abordagem em relação à publicidade, incluindo ajustes de onde e quando ela aparecerá. Nossa filosofia é que os anúncios não podem ser intrusivos e os usuários sempre têm a opção de receber menos recomendações”.

O Google já demonstrou no passado que não gosta de apps que abusam de propagandas, removendo alguns que utilizam a tela bloqueada do celular para exibir anúncios. Como a Xiaomi não depende tanto do buscador e não segue as mesmas regras de outras fabricantes ocidentais, é quase impossível acreditar que esta propaganda saia de dentro dos ajustes. Ela mesmo respondeu dando margem para este pensamento. ¯\_(ツ)_/¯

Com informações: Reddit.

Receba mais sobre Xiaomi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados