Início » Celular » Xiaomi coloca anúncios até mesmo nos ajustes do Android

Xiaomi coloca anúncios até mesmo nos ajustes do Android

Usuário do Reddit encontrou propaganda dentro do gerenciador de apps instalados

André Fogaça Por

Propaganda é um mal necessário para que a internet e praticamente tudo que é de graça, continue existindo sem custos. A Xiaomi sabe da importância de anúncios para manter o preço de seus aparelhos mais atraentes, tanto que começou a colocá-los até mesmo dentro dos ajustes do Android.

A novidade chama atenção por aparecer em um local onde, geralmente, não há nada além de alguns controles de configurações do dispositivo. O abuso foi notado e publicado dentro do Reddit, quando um usuário chamado chootingfeng publicou a imagem que você vê antes do parágrafo que está lendo agora.

Na tela capturada, a MIUI, versão alterada do Android que é utilizada em todos os smartphones da marca chinesa (com exceção dos Mi A1 e A2, que trabalham com Android One), mostra um anúncio dentro do gerenciador de aplicativos instalados no dispositivo. O mesmo usuário comenta que outros apps fazem o mesmo, praticamente em qualquer aplicativo da própria empresa asiática.

Questionada pela imprensa americana, a marca confirmou e disse que a “publicidade foi e continuará ser uma parte integral dos serviços de internet da Xiaomi, um componente chave do modelo de negócios da empresa. Ao mesmo tempo, preservaremos a experiência do usuários oferecendo opções para desligar os anúncios e por constantemente aprimorar nossa abordagem em relação à publicidade, incluindo ajustes de onde e quando ela aparecerá. Nossa filosofia é que os anúncios não podem ser intrusivos e os usuários sempre têm a opção de receber menos recomendações”.

O Google já demonstrou no passado que não gosta de apps que abusam de propagandas, removendo alguns que utilizam a tela bloqueada do celular para exibir anúncios. Como a Xiaomi não depende tanto do buscador e não segue as mesmas regras de outras fabricantes ocidentais, é quase impossível acreditar que esta propaganda saia de dentro dos ajustes. Ela mesmo respondeu dando margem para este pensamento. ¯\_(ツ)_/¯

Com informações: Reddit.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Andrea Oliveira

Tenho o MI A2 e de repente começaram vários anuncios, nao estou conseguindo tirar, a versao esta no 9, alguem pode me ajudar?

felipegcoutinho

O que adianta vir com gerenciador de arquivos de ele é ruim e eu vou instalar outro. Prefiro a fluidez do aosp, todo seu design padronizado. A miui é uma bagunça, tudo sem padrão, ícones de qualquer forma. Aquele design chinês.

Master Chief

É, gosto é gosto. Acredito que a MiUI é uma ótima interface. Usei a AOSP por um tempo, mas tive que voltar para a MiUI. Particularmente, eu não gosto de android puro, é um sistema sem graça que pode vir até sem aplicativos extremamente ';uteis como um gerenciador de arquivos, no caso de algum celular da motorola (não é puro, mas se aproxima) que usei da minha irmã.

Hemerson Silva

Tô falando a verdade ué

Filipe Ribeiro

Cada um compra o que pode. Se vc pode pagar mais um pouco num aparelho de fabricante "consolidado" com hardware inferior a um de preço equivalente, legal. Eu sinceramente não vi sentido investir mais dinheiro em um aparelho de marca mais famosa com configuração inferior. Até pq o último que comprei de marca famosa apresentou um defeito na tela já no primeiro dia e a garantia queria me deixar 30 dias sem telefone.
Cada um sabe o valor do próprio dinheiro.

TIGOS

E foi pelo ralo o encanto...

Kabrok ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Rootear um XiaoMi depende de uma concordância expressa deles.
Você tem que entrar no fórum deles, ir em uma área específica para isso e EXPLICAR os motivos pelos quais você quer rootear seu celular. E eles podem concordar ou não. Se não concordarem, você não recebe o "código" para possibilitar rootear seu aparelho. :)

Mega Mota

Um Root e o Adblocker não resolve nesse caso? Me ajudem aí os mais entendidos do assunto.

Mega Mota

Também estou usando o Mi A2, em 60 dias nunca ví anúncio em app nativo.

Mega Mota

Eu tb tenho o Mi A2, não há anúncios nos softwares stock.

Maxnoob

É uma questão de escolher pra quem você vai doar seus dados e informações de utilização.
Nesse cado, a empresa deixa claro que e a forma de negócio dela.
Assim como a Amazon já fez e faz em seus produtos.

Wilde(r)

meu ultimo aparelho custou bem barato, com ótimo hardware. a xiaomi libera o kernel pra comunidade e beleza. nada a reclamar dela

Wilde(r)

vi isso primeiro em uma custom rom. fui no xda mandar os devs. chupar pirulito.
quando vi no miui. pulei novamente no pixel experience

marcos_5000

A MIUI tem propaganda espalhada em todo sistema. As pessoas só notaram agora?
Tem propaganda no app de downloads, arquivos, app Vault (Não sei o nome em português)... Tinha também nas pastas na página inicial, os apps recomendados...

Jefferson Rodrigues

Será que isso, um dia, vai acontecer com o Android?

Exibir mais comentários