Punkt MP02 é um celular minimalista com 4G

Opção para quem quer ficar longe das distrações dos smartphones, Punkt MP02 é um celular minimalista em tudo, menos no preço

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Punkt MP02

Na primeira olhada, parece uma simples calculadora, mas o Punkt MP02 é um celular que tenta seguir o (não muito expressivo) movimento dos telefones minimalistas: o aparelho oferece apenas recursos bem básicos, como chamadas, mensagens, notas, calculadora (agora sim), calendário e, por consumir poucos recursos, bateria de longa duração.

Embora pareça estranho um celular tão simples ser lançado nos dias atuais, esse tipo de dispositivo tem a sua razão de existir: ele pode ser útil para pessoas com pouca familiaridade com a tecnologia ou àqueles que, pelo menos em determinados momentos do dia, querem fugir das distrações oriundas dos smartphones, mas sem ficar incomunicáveis.

O Punkt MP02 não difere muito do Punkt MP01, lançado em 2015. O design, por exemplo, é praticamente o mesmo. Porém, o primeiro modelo só funciona em redes 2G, que estão sendo desativadas aos poucos em várias partes do mundo. Essa foi a principal razão para a suíça Punkt lançar uma atualização: o MP02 funciona com 4G.

Punkt MP02

Em complemento, a Punkt trouxe alguns recursos adicionais, como as já mencionadas funções de calendário e notas, sistema de criptografia da BlackBerry e a possibilidade de usar o aparelho como roteador Wi-Fi para compartilhar a conexão 4G.

Nas especificações, o Punkt MP02 traz tela monocromática de 2 polegadas legível ao Sol, processador Snapdragon 210, 2 GB de RAM, 16 GB de espaço interno para dados, GPS, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.1, porta USB-C e bateria de 1.280 mAh que, em standby, pode durar até 12,5 dias. O sistema operacional é uma versão simplificada do Android 8.1.

A Punkt também fala em resistência (no melhor estilo Nokia, só que sem jogo da cobrinha): de acordo com a empresa, o MP02 tem corpo de policarbonato com um revestimento de alta durabilidade e proteção Gorilla Glass 3 na tela.

Punkt MP02

O principal concorrente do Punkt MP02, provavelmente, é o Light Phone 2, celular ainda mais minimalista que oferece tela e-link, 1 GB de RAM e bateria de 500 mAh, além de funcionalidades básicas.

São dois projetos minimalistas distintos, mas que contam com uma característica em comum: nenhum deles tem minimalismo no preço. O Light Phone 2 custa cerca de US$ 300 atualmente, enquanto o Punkt MP02 tem preço oficial de US$ 349. A Punkt faz envio para vários países, mas o Brasil não está entre eles.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados