Ryzen 5 2600H e Ryzen 7 2800H são os novos chips da AMD para laptops

Novos processadores Ryzen 5 2600H e Ryzen 7 2800H trazem GPU Vega integrada e são opções mais potentes da AMD para notebooks

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
AMD Ryzen - notebook

Setembro está sendo um mês de vários lançamentos da AMD. Um dos anúncios foram os novos modelos Athlon e Ryzen Pro. Nesta semana, a companhia decidiu revelar os processadores Ryzen 5 2600H e Ryzen 7 2800H. Ambos trazem GPU integrada (ou seja, são APUs), têm tecnologia de 14 nanômetros e devem competir com a série Coffee Lake H, da Intel.

Essas características deixam claro que o foco dos dois novos chips são os laptops. Esse segmento exige consumo moderado de energia. Não por menos, a dupla conta com TDP de 45 W. As demais especificações são as seguintes:

AMD Ryzen 5 2600H: quatro núcleos, oito threads, frequência de 3,2 GHz (máximo de 3,6 GHz), cache L3 de 4 MB, suporte a memórias DDR4 de até 3.200 MHz e GPU Vega 8 (oito unidades computacionais ativadas);

AMD Ryzen 7 2800H: quatro núcleos, oito threads, frequência de 3,3 GHz (máximo de 3,8 GHz), cache L3 de 4 MB, suporte a memórias DDR4 de até 3.200 MHz e GPU Vega 11 (11 unidades computacionais ativadas).

Como dá para perceber, as duas novidades têm várias características em comum. Aqui vai mais uma: aambos os processadores podem ter o TDP configurado entre 35 W e 54 W. Com isso, o fabricante consegue aplicar o ajuste mais adequado para a proposta do notebook, como poupar bateria ou priorizar o desempenho.

AMD Ryzen

O Ryzen 5 2600H e o Ryzen 7 2800H são estratégicos para a AMD porque podem ajudar a companhia a reduzir a enorme vantagem da Intel no mercado de laptops. A companhia já oferece processadores da linha Ryzen ao segmento, mas para linhas econômicas. Os chips recém-anunciados chegam para ser opções mais potentes.

Ainda não está claro, porém, quando os primeiros portáteis equipados com os novos processadores serão lançados.

Com informações: AnandTech.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados