Início » Celular » Google Maps ganha suporte ao Apple CarPlay, e Waze é o próximo

Google Maps ganha suporte ao Apple CarPlay, e Waze é o próximo

Lançamento oficial do Google levou um dia depois do iOS 12 chegar

André Fogaça Por

Desde esta terça-feira, usuários que estão com o iOS 12 e a versão mais atual do Google Maps podem abrir o app na interface que a Apple criou para o CarPlay. Notícia boa o suficiente para o Brasil, que até hoje não conta com o Apple Maps disponível por aqui.

Google Maps rodando no CarPlay (imagem: Blog do iPhone)

A inclusão dos mapas do Google no CarPlay não é novidade, já que foi prometida durante a WWDC deste ano. No momento da apresentação das novidades do sistema operacional móvel da Apple que estava por vir, a empresa de Cupertino mostrou que Google Maps e Waze chegariam ao sistema junto do novo OS. Não foi bem assim, já que o sistema de mapas do gigante das buscas apenas entrou de fato ontem (18), um dia depois do lançamento do iOS 12.

Para ter os mapas do Google na tela que fica na central de entretenimento dos veículos que são compatíveis com CarPlay, basta atualizar o aplicativo para a versão 5.0 (que já está pronta para download na App Store) e ter o iOS 12 no iPhone. Ao plugar, o ícone do app aparecerá no display e pronto, é só abrir e conferir.

Tudo funciona como acontece no Android Auto, que já tem os dois mapas faz tempo. A única exceção é que a Siri não conversa com o novo aplicativo e a busca por voz precisa ser feita diretamente no app, não no atalho que existe em alguns volantes.

O Waze, famoso no Brasil, ainda está no caminho de ser lançado para o CarPlay e esta função deve ser chegar em pouco tempo - já que tanto o Google Maps, como o Waze são do Google.

Com informações: Blog do iPhone, 9to5Mac e VentureBeat.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

MJuliani
Muito obrigado pelas informações.Vou considerar essa central pra comprar
Jonathan Jr. Santos
Essa versão que tenho acabou de chegar no mercado e é mais completa, porém não se compara a resolução de um iPad por exemplo, é WVGA, porém não achei ruim não, fica tudo muito legível e nada pixelado...Sobre o GPS, a central é apenas um média receiver ela não tem um navegador de GPS, porém no manual e junto com ela vem uma antena de GPS e no manual eles deixam claro que só mandam a antena devido ao CarPlay, parece que é uma exigência usar o GPS da central e não do celular para não consumir muita bateria.Outra coisa, essas centrais da pioneer enviam 1.5A pelo USB então mesmo vc usando Waze e CarPlay ele carrega bem o aparelho, e pelo wireless não consume muita bateria não.
MJuliani
Não tinha pensado nisso, realmente é um problema.Esse modelo parece ser bem completo, a resolução é boa?Quando usa o GPS no CarPlay a bateria do celular consome muito? (usa o GPS do celular ou da central?)Desculpe o monte de perguntas
Jonathan Jr. Santos
Pioneer AVH-Z9180TV.Sobre o iPad era o seguinte:- O USB do carro não aguenta carregar ele, então tem que usar a tomada 12V, se você faz isso vai ter que usar o iPad via Bluetooth, ou seja, não conectará o cel no carro para atender ligações- No calor o iPad não aguenta e desliga devido a temperatura, então tem que andar com o ar no talo, pois o sol bate diretamente nele.- Justamente por causa da temperatura tem que ficar andando com ele direto e nem adianta deixar no porta luva, pois esquenta do mesmo jeito e acaba com a vida útil da bateria, uma vez a parte da frente deu até uma estufada...Então acaba nem compensando muito...
MJuliani
Obrigado, andei dando uma procurada e tem vários modelos tenho que pesquisar mais.Qual o modelo da sua? O iPad não fica bom?
Magnosama
Não tem como vc incluir apps, todos os apps adaptados ao carplay vão aparecer automaticamente, vc só pode tirar alguns que não te interessam.Os ícones aparecem normalmente.
Jonathan Jr. Santos
Tem as da Pionner que funcionam com Waze inclusive sem o CarPlay.A minha da Pioneer suporta até o CarPlay wireless.Tenho um Civic 2014 e tinha um iPad como central, acabei tirando...
MJuliani
Valeu, mas eu tenho um City 2013.Estou quase colocando um iPad como central multimídia.
Mariana Viana
Entendi. Eu não entendi muito bem de onde arrasto os aplicativos que quero. Porque não tem os ícones embaixo
Franco Marquez de Godoy
Sync3 da Ford, é uma das melhores!!! Essa Multimidia da Ford já espelha o Waze diretamente na tela dela sem depender do Apple CarPlay para quem usa iPhone, é a única no mercado que faz isso hoje. Já para Android aí nem precisa, é direto pelo Android Auto.
Magnosama
Ae, MarianaDentro de Carplay vc vai ver o nome do seu carro, vc já tem de ter conectado o Carplay ao seu carro pra isso, Clicando no nome do seu carro vc vai ver todos os apps disponíveis, então é como no seu celular, "aperta e segura" pra poder mover os apps e desinstalar os que não te interessam... Alguns não podem ser desinstalados.
Mario Feijoca
Google e um logro no maps. Evite confiar na informação apresentada. Confronte a mesma com outras fontes oficiais ou irá acabar no local errado ou até colocar a sua vida em risco.
Mariana Viana
Obrigada. Dentro do item Carplay que eu nao consigo mexer... Já pedi ajudar para outras pessoas e ninguem entende como escolher os aplicativos.
Zanac_Compile
Não precisa mais, verifica teu mídia center....
Magnosama
Do iPhone 6 pra cá, qualquer um...e pra escolher os apps basta abrir o Carplay no seu iPhone em ajustes>geral>carplay
Mariana Viana
Consigo atualizar o IOS 12 em qualquer iPhone? Não consigo usar meu CarPlay direito até hoje. Não sei como escolher os aplicativos que são espelhados
MJuliani
Alguém pode me indicar uma central multimídia boa com AppleCar? Não sei se vale muito a pena, mas agora estou considerando.
Porto Velho
Prefiro cabo. Conecta rápido, sem lag e ainda não deixa a bateria descarregar.
555
Isso depende da unidade base. Tem alguns modelos que são simples centrais multimídia, em alguns casos a função Carplay/Android Auto veio por updates. O celular faz todo o trabalho pesado, inclusive como GPS.Em modelos mais caros, normalmente modelos com navegação nativa, a unidade base é bem mais parruda, o carro já lida com o GPS por exemplo.Pra manter o celular sem cabo, ideal seria deixar a unidade base cuidando de quase tudo, inclusive conexão de dados.Celular só enviaria dados pessoais de notificação ou de aplicativos.
Nicolas_RS
Mas não são todos os celulares que tem essa tecnologia!
Daniel Campos
Qual modelo de carro vc sabe? Se não souber pergunte ao Amoedo? uehue brinks
Lucas Ribeiro
A condição técnica é dinheiro no bolso. Já tem carros mais caros que oferecem tal serviço e ainda oferecem recarregamento por indução.
Daniel Campos
deve ter alguma condição tecnica, e tem a vantagem de carregar o celular enquanto desgasta pelos app que puxam muita bateria.
Bil
Ainda soa como absurdo ter que conectar o aparelho via cabo pra funcionar.
Magnosama
Essa foi a melhor notícia do iOS 12 pra mim.E o Google Maps está funcionando lindamente.Que ven