Telegram vai substituir app de iPhone pela versão Telegram X

Pavel Durov, CEO do Telegram, promete uma experiência mais rápida, mais elegante e mais eficiente no iOS

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Telegram

O Telegram vai substituir seu aplicativo para iPhone pelo Telegram X: trata-se de uma versão escrita do zero com base na linguagem de programação Swift, criada pela Apple. Ele é mais rápido e consome menos bateria, mas não roda em dispositivos com iOS 6.

O CEO Pavel Durov escreve no Telegram que, nas próximas duas semanas, o app padrão do Telegram para iOS será a versão em Swift (Telegram X). Ele promete uma experiência “mais rápida, mais elegante e mais eficiente”.

Segundo o CEO, o Telegram será o aplicativo de mensagens mais popular escrito totalmente em Swift. Como o app usa uma base de código totalmente nova, ele pode estar sujeito a alguns bugs; no entanto, Durov garante que eventuais falhas serão corrigidas rapidamente.

O Telegram X foi lançado em janeiro, após um trabalho de dois anos, para iOS e Android. Em seu comunicado, Durov não menciona o sistema do Google.

Ele também não diz como ficarão os usuários do iOS 6, que não tem suporte a Swift. (O Telegram está atualmente disponível para o sistema.) Talvez o app simplesmente pare de funcionar. Mas vale notar que, segundo a Apple, apenas 5% dos usuários de iPhone e iPad estão no iOS 9 ou anterior.

Na App Store, a descrição do Telegram X diz que ele traz “maior velocidade, animações mais fluidas, temas, e uso mais eficiente da bateria”. Ele tem nota 4,5/5 entre usuários brasileiros, contra 4,3/5 da versão tradicional do Telegram. Ambos continuam disponíveis tanto para iOS, como para Android — pelo menos por enquanto.

O Telegram arrecadou US$ 1,7 bilhão após vender sua criptomoeda, chamada Gram, para investidores. O dinheiro será usado para manter o aplicativo, que ultrapassou 200 milhões de usuários; e para desenvolver a blockchain TON (Telegram Open Network) de serviços descentralizados.

Com informações: Engadget, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados