Não é de hoje que o Evernote tem se esforçado para manter a viabilidade do seu negócio, mas a situação parece só ter piorado nos últimos meses: recentemente, a companhia anunciou a demissão de 54 funcionários — 15% de sua força de trabalho — para conter custos. Um pouco antes do anúncio desse corte, vários executivos já tinham deixado os seus postos. Ao que tudo indica, a empresa vive uma “espiral da morte”.
Pelo menos foi essa a expressão que um funcionário cuja identidade não foi revelada usou para informar o TechCrunch da saída dos executivos, duas semanas atrás. O gatilho para essa crise, de acordo com a mesma pessoa, é a dificuldade que o Evernote tem tido para aumentar a sua base de usuários pagantes.
O Evernote tem 225 milhões de usuários registrados em todo o mundo. A quantidade de contas pagas não foi informada pela companhia, mas a fonte ouvida pelo TechCrunch afirma que essa base se manteve estável durante os seis anos, ou seja, não cresceu de maneira significativa — se é que cresceu.
Esforços para isso não faltaram. Houve até uma medida mais drástica, digamos assim: em 2016, o Evernote limitou a modalidade gratuita (Basic) a dois dispositivos por conta. Quem quiser acessar a sua conta em mais dispositivos precisa assinar o plano Premium ou Business.
Os planos pagos oferecem uma quantidade considerável de recursos. O grande problema, provavelmente, é que o Evernote não é tão atrativo frente a outras plataformas. O Google Keep, por exemplo, tem menos funcionalidades, mas oferece uma quantidade suficiente de recursos para boa parte das pessoas e, bom, se integra ao ecossistema do Google (uma barra do serviço agora aparece na nova versão web do Gmail, só para dar um exemplo).
Chris O’ Neil, ex-Google que assumiu o cargo de CEO do Evernote em 2015, publicou uma nota no blog da empresa na tentativa de acalmar os ânimos. O executivo diz que o serviço vem crescendo, mas que precisa passar por ajustes porque parte de sua estratégia não vem funcionando como o esperado.
“Essas mudanças são projetadas para criar equipes mais focadas no cliente e nos permitir entregar experiências de produtos em maior velocidade e qualidade”, diz um trecho do comunicado.
Em outra nota, este enviada a funcionários, Chris O’ Neil comunica as demissões e afirma que, apesar da necessidade de ajustes, o Evernote deve fechar o ano no azul. Essa é uma boa notícia. O problema é que ela não dissipa o clima de incerteza: nas entrelinhas, há o temor de o serviço não consiga aumentar ou mesmo manter a sua relevância nos próximos anos.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Eu não disse isso... Eu disse que os custos operacionais do Evernote basicamente resumem-se a hospedagem... As funcionalidades em si como busca e organização são do programa...
Não dá para substituir o evernote por um serviço de hospedagem,a organização e o sistema de pesquisa ainda é imbatível, mas também não sei falar o pq dos número de funcionário
Não entendi... eu tbm sou usuário, só não entendo como essa empresa tem tanto funcionário
Muito interessante ler seu ponto de vista. Isso mostra como as pessoas têm necessidades e métodos totalmente diferentes (daí a existência de tantas ferramentas).
Eu uso o evernote para anotar ideias, organizar a parte lógica dos projetos e guardar documentos importantes.
Para tarefas do dia-a-dia acabo usando o Wunderlist.
Gosto demais do Evernote, mas se.um tempo pra cá mudei para São Bear e utilizo bastante o Keep. Pena que o Keep Não anexa PDF,mas o Bear eu pago e pago com gostou. O Evernote ficou pesado e feio.
Eu gosto muito do Evernote, mas entendo o que você está falando, eles pararam no tempo. Meu principal uso é para estudar, e sinto muito a falta da possibilidade de simplesmente mudar a cor do grifar, enquanto no Onenote posso escolher várias cores e se quiser também posso escolher o tamanho da ponta do marca-texto ou outras canetas, além do fundo da minha nota, sem contar com o fato que o app do pc é infinitamente mais amigável que o Evernote.
Estava pesquisando no fórum se havia alguma possibilidade do Evernote suportar LaTeX para não ter que depende de um outro serviço para gerar uma imagem e colar na nota, percebi que ficaria só nos meus sonhos, e hoje para completar, na última atualização do app para pc eles retiraram o botão de "sobrescrito"
Longe do evernote ser apenas um serviço de hospedagem como alguns acham, quem usa no dia-a-dia sabem como ele facilita. Tenho um caderno para usar como um caderno de escola, separo as matérias por etiqueta e o sistema de busca super ajuda quando quero encontrar um assunto, pesquisando em pdf e imagens, incrivelmente rápido. O Web Clipper também é ótimo, sempre estou enviando artigos para ler depois.
Uma pena que pararam no tempo, e não desenvolvem nem funções básicas que outros apps já tem, espero que se recuperem, pois não quero migrar para o Onenote
O evernote tem um sistema de pesquisa sensacional, incluindo dentro de PDF e imagem. É ótimo para montar um caderno digital, não troco por nenhum outro serviço
Não entendi
O OneNote mantém os arquivos em offline no Windows 10, mas é preciso acesso-lo.
É melhor jair fazendo backup...
Ao meu ver, a ferramenta Scannable deles é a melhor de todos do gênero que testei. Sobre o serviço principal, estou engatinhando no OneNote e gostando bastante da nova fase da Microsoft com seu pacote Office.
Uma vez cheguei a instalar o App no meu celular.
Mas na época, achei complicado demais para o que o App se propunha a fazer. E olha que não sou um cara preguiçoso.
Mas possa ser que eventualmente eu dê uma nova chance ao Evernote. Se ele não fechar até lá, é claro.
Eu uso os dois Keep e Evernote (pago ainda por cima). Uso evernote para anotações mais complexas e organizar meus projetos e Keep para anotações mais rápidas do dia a dia mesmo. Eu vou de acordo com a maioria: se evernote acabar, migro pra One Note, infelizmente. Não sinto muito a vontade com One Note.
O Keep me atende muito bem também, não preciso muito mais do que ele oferece.
Amigo só da pra entender o poder do evernote em facilitar sua organização pessoal usando. E usando bastante ele se torna necessário e útil.
A minha também. Já tentei usar o onenote paralelamente pra um dia trocar, porém não dá. Evernote é bem melhor. Só mudo pro onenote se o evernote acabar pq considero ele inferior.
Não troco o evernote por nada nesse mundo. É o aplicativo que pago com o maior prazer. Não vivo um dia sem usá-lo. Evernote é aquela coisa que vc só entende da sua necessidade se utilizar. Se não utilizar não dará nunca pra ter noção do que é. E quanto mais vc usa mais ele se mostra necessário e importante. Já usei o onenote e o Google keep. Mas nenhum dos dois chegam próximo ao poder do evernote. Claro que se um dia o evernote acabar vou ter que procurar soluções parecidas que no caso o Onenote é a mais próxima.
Todoist botou o Evernote no bolso, pelo menos no meu caso.
eu usava muito o evernote até surgir o keep da google.
Usava bastante o Evernote mas hoje o Google Keep já ta bom
É triste isso. Eu uso o Evernote há muitos anos como usuário pago, minha vida profissional tá toda lá. Espero sinceramente que não morra, e que eu não tenha que usar o OneNote.
Fazem dois anos que o Evernote está desativado em meu aparelho. Fica gritando para ser atualizado, mas ignoro. Para mim não tem utilidade e é irritante a Samsung ficar quase me obrigando a atualizar o zumbi. É um app atrelado ao Android que irrita quem não o quer. Se a empresa quebrar, fez por merecer, conquistou antipatia por obrigar a rodar no android. App bom o usuário escolhe, não precisa enfiar goela abaixo.
Usei por muito tempo o Evernote, mas depois que descobrir o Bear (ainda só para o mundo Apple), deixei de lado o Evernote, até porque é bem mais clean e maus barato.
Nossa evernote dá de 10 a 0 no google keep para uso profissional....
M$ bloqueou minha conta sem motivo claro, até hoje tento recuperar, e perdi acesso ao meu onenote... OneNote e OneDrive nunca mais
Mesmo assim vários serviços hospedam isso de graça... Texto, imagem, audio e PDF, pelo amor de deus
Evertnote é excelente. One note também é mt bom, mas depois que a microsoft bloqueou minha conta sem motivo claro e perdi tudo, fiquei com ranço
Pelo amor de deus, a empresa vive de hospedagem e sincronismo de texto e imagens, coisa que tem de graça em vários outros serviços, pra que um corpo de funcionários tão grande? Me surpreende na verdade como que tanta gente não consegue fazer o app melhor... Sou usuário pago
O Evernote é burocrático demais. O keep é mais simples. A proposta é mais direta. É um app pra anotar algo rápido e deixar guardado
Eu sou usuário pago do Evernote, porém não totalmente feliz. Ele faz muitas coisas e ao mesmo tempo não faz outras extremamente necessárias. Cadê a função de arquivar notas? Você armazena dezenas de notas, usa e depois precisa que elas sumam da sua vista para focar no que realmente importa. A solução que a empresa dá no fórum: crie uma tag qualquer, tipo "archived" e quando for buscar as notas use no filtro: tag:que_eu_quero -tag:archived para excluir o que foi marcado como arquivado. Obrigado Evernote.
E nem vou falar das inconsistências entre as plataformas. Só uso porque bem ou mal, é o que melhor me atende ainda. Mas espero muito pela chegada do Bear Note no Windows.
O OneNote possui um editor ruim e o Keep não é uma opção, a menos que seja só pra fazer uns post-its digitais. Não dá pra trocar o Evernote por ele.
Google photos
Entendo. Minha opiniao é que para organização e produtividade o Evernote e mais eficaz. Mas cada um se adapta ao que melhor lhe atende no dia a dia 👍
Dá pra fazer tudo isso no Gmail, a busca dentro do e-mail é muito boa.
O engraçado é que sempre tentei usar o Evernote e achava pouco pratico. Acabei me rendendo ao Google Keep para uso profissional e Notas da Apple para coisas pessoais. Ambos mais do que suficientes.
Migre msm. Kkkkkkk
Estou na mesma. Muita coisa está armazenada ali. O jeito vai ser buscar um aplicativo ao menos parecido.
Tudo isso tem no gratuito google keep.
Não somente textos. Aplicacao dele é bem mais ampla. Você pode armazenar comprovantes , recibos, receita médica, arquivos de áudio , fotos e muito mais.
Além de fazer uma busca superavançada para ter uma informação em poucos segundos.
É muito bom. Uso bastante.
kkkk Gostei do "antes do apagar das luzes" 🙂
Tudo que eu considero razoávelmente importante pra mim, eu ainda prefiro manter Backups offline.
Eu não confio cegamente em nenhum serviço de Cloud.
Do nada esssas empresas podem sumir e deixar a gente na mão.
Bela observação.
Eu também jamais pagaria por isto. O público pagante do Evernote, deve ser um público muito específico.
Para um usuário comum eu realmente não vejo nenhum motivo plausível que justifique uma assinatura no serviço.
Falou tudo!!!
Eu também já tentei usar o Evernote.
Mas achei ele complicado demais para o que um App do gênero se propõe a fazer.
Aqui o bom e velho bloco de notas ainda consegue me atender bem. Tanto no PC como no Mobile.
Não acredito que a Evernote esta fechando as portas, mas simplesmente se adaptando para continuar lucrativa. Tirando o fato que outra empresa pode comprar ela também, como a própria google, o evernote já utiliza as ferramentas de cloud da google para hospedar o seu serviço e tem a funcionalidade de sincronização com o google drive.
Utilizo muito o evernote e tem realmente me ajuda muito no dia-a-dia.
Achava que era somente eu. Eu nunca consegui usar aquilo de maneira descendente.
E para ser franco, não me faz falta alguma.
Antes de vir aqui e ler essa matéria, eu nem lembrava mais da existência do Evernote.
"necessidade de ajustes" é só um nome bonito pra dizer que a empresa tá falindo.
Concordo com você. Não consigo enxergar o Google Keep como concorrente também de nenhum dos dois. Tanto é que se você tem anotações "pesadas" – como desenvolver um projeto – no Evernote e quer passar para outro software, o Google Keep não é opção. Comumente é do Evernote para OneNote (ou vice-versa).
Google Keep tá numa mesclagem do Sticky Notes (da Microsoft) com o Todoist, Wunderlist, To-do, Any.do.
uahuahauhauhahauaha
Wunderlist é da Microsoft e vai sumir mesmo, a equipe está no Microsoft To-do
Evernote foi pioneira. Concorrência desenvolveu ou melhorou as próprias ferramentas. Pra grande maioria dos usuários, Keep + GDrive é suficiente. Acho muito difícil essas empresas menores (evernote, wunderlist, dropbox etc) continuarem ativas nos próximos anos. Até o OneNote (Microsoft) está tendo dificuldades pra concorrer com o Google.
Eu vejo a dificuldade do Evernote em agregar algum valor ao produto para aumentar a base de clientes pagos, com tantos outros produtos que podem fazer a mesma função que ele faz. Word, Google Docs, OneNote (esses dois últimos gratuitos). Sobre o Google Keep, não o vejo como concorrente do Evernote, ele é mais pra anotações rápidas, listas e tarefas.
minha vida ta no evernote. Vou tentar migrar pro onenote porque se ele acabar eu me arrombo
Vou ver com calma.
Obrigado Rogério.
Vou testar.
Muito obrigado Marcos.
Esse foi um dos comentários que eu vi, dizendo que não funcionou corretamente. É uma pena 😕
Tem uma ferramenta não oficial também, não sei se visse: https://www.howtogeek.com/h...
Ou essa: https://zapier.com/apps/eve... (após 14 dias se torna pago, prestar atenção quanto a isso)
Eu vi gente propondo isso. Ele sincroniza. Aí tu sincronizaria tua conta do Evernote com o OneNote. Passo a passo
De acordo com isso, a sincronização seria de graça (se for contas gratuitas envolvidas).
Usava Evernote muito pelo o scan de documentos. Desde que a Apple inseriu esse recurso, tabelas e listas no iOS me atendeu com sobras. Migrei tudo pro nativo e uso sem problemas.
Usei o Evernote Premium durante um ano, sempre me quebrou um galho considerável mas depois que cancelei a assinatura ficou bem chato de trabalhar ainda mais com essas limitações, esse tipo de notícia já serve de alerta para começar um backup logo.
Então isso aqui parece ser interessante https://lifehacker.com/how-...
Eu já usei e as notas vem bem ruins a ponto de ter que refazer quase tudo.
Eu tenho 600 notas
Não tem muito segredo, qdo eu saí foi ali no ctrl+c ctrl+v msm kkk
Há a ferramenta de importação de notas do Evernote para OneNote desenvolvido pela Microsoft (mas nunca usei para saber se funciona):
https://www.onenote.com/imp...
Gosto muito da extensão deles para navegadores, uso bastante. Espero que aguentem firme. Também tenho receio pelo dropbox
>pagar para armazenar texto na nuvem
Hahahaha
Eu costumo utilizar as ferramentas mais simples e práticas possíveis.
Normalmente que não é muito organizado, tem a tendência de se confundir ainda mais em aplicativos com muitas funções.
O Google Keep, de fato, para mim, já é mais que suficiente.
Alguém conhece um modo de migrar as notas do Evernote para o Onenote?
Quero sair antes do apagar das luzes...
Evernote é um troço que eu juro que tento usar, mas sempre acabo com uns caderno/notas nada a ver e acabo passando raiva e apagando tudo, recomeçando o ciclo.
Conheço gente também que não vivem sem e eu invejo fortemente a organização dessa pessoa.
No fim, o bagunçado sou eu mesmo e tento culpar as ferramentas por isso, não ao dono da zona hahaha