Início » Brasil » Uber testa mostrar destino do passageiro ao motorista antes da corrida

Uber testa mostrar destino do passageiro ao motorista antes da corrida

Funcionalidade que mostra destino do passageiro ao motorista antes do início da corrida está sendo testada em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre

Emerson Alecrim Por

Nesta semana, o Uber começou a testar uma funcionalidade que há tempos é solicitada pelos motoristas do serviço: mostrar qual é o destino do passageiro antes do início da viagem. A função Próximo Destino, como vem sendo chamada, está sendo disponibilizada nas regiões de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, inicialmente.

Aplicativo Uber

O Uber explica que muitos motoristas relatam à empresa que se sentem desconfortáveis em não saber antecipadamente o destino das corridas, daí a razão de testar a funcionalidade. Mas, pelo menos nesta fase inicial, as informações sobre localidade não são completas: as notificações informam apenas a região de destino do passageiro, não o endereço exato fornecido por ele.

Presumivelmente, a principal razão para motoristas solicitarem esse tipo de funcionalidade é a segurança: ao saber antecipadamente o destino do passageiro, o condutor descobrirá, antes da iniciar a viagem, se a solicitação é para uma região perigosa ou indesejada, e poderá tomar alguma decisão quanto a isso.

É claro que há outro lado nessa história: o do passageiro. A nova função pode fazer usuários de bairros considerados perigosos terem mais dificuldade para solicitar corridas — muita gente já enfrenta esse problema quando motoristas mandam mensagens perguntando sobre o destino. Também existe a preocupação de que a viagem seja recusada simplesmente por ser curta.

Uber - notificações de destino

Mas, de acordo com o Uber, as regras do serviço não mudam com a nova função. Assim, se um usuário se sentir prejudicado por um cancelamento, pode relatar o problema à empresa.

De todo modo, os testes devem ajudar o Uber a verificar se a nova função vai prejudicar a experiência dos usuários ou se precisará passar por ajustes antes de ser lançada oficialmente.

Por enquanto, a funcionalidade está disponível apenas para motoristas que usam smartphones Android. Testes em outras cidades além de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre estão previstos para os próximos meses.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Florêncio

Esse pessoal que mora na comunidade querem que nós entramos na mesma para pegá-los. Fica complicado.

Caleb Enyawbruce

Ai ferrou... Vai dar ruim isso ai, nao tem como dar bom. Realmente ta virando taxi

johndoe1981

Ou então os malas que perguntam se o dinheiro está trocado, não buscando o passageiro se esse responder que vai pagar com cartão ou não responder. Eu pego o 99 porque sai bem mais em conta q o Uber e os carros são os mesmos, mas o negócio tá esculhambado ultimamente.

johndoe1981

Pronto, agora vai aumentar bastante a recusa de corridas curtas, péssima ideia implemenrar isso.

Russo

Sim, vou para outro lugar, e outra merda de favelado vem colocar a área onde moro em situação de risco. Simples assim.

Krosna Terrestre

Olha o outro... todos pagam o mesmo preço

Amaro Roberto Da Silva Ribeiro

Uber e um serviço privado de transporte....pagar quem quer e pode pagar por isto... é um luxo no dias atuais....assim como TV a cabo...ou celular, etc...não é serviço social...o cara não tem $$$ pra comer um lanche, mas arruma $$$ pra andar de Uber e se mostrar pros amigos...
Fazer social com patrimônio alheio é fácil, põe teu carro na rua e vai levar ou buscar passageiro na periferia na madrugada.....

Amaro Roberto Da Silva Ribeiro

Muda de lugar... Simples assim...pq passar pra outros, um risor que é apenas seu!

Amaro Roberto Da Silva Ribeiro

Simples..não tem $$$ pra pagar o serviço, não anda..vai de oniôni ou trem... querem carro na porta e não pagar por isto....se nem o Correios entrega correspondência pq o motorista deve arriscar sua vida e seu patrimônio pra ganhar $ 5,25 na corrida ..heim me diz???

Krosna Terrestre

Equilíbrio onde se justamente as pessoas menos favorecidas financeiramente terão que pagar mais caro ?
Só faz sentido se o "incentivo" vier dos bolsos bilionários da Uber.

eldenir alves gomes netto

Bom dia a todos! gostaria de deixar meu comentário,pois sou motorista da Uber! a vocês que não concordam ,acredito que não estiveram na nossa pele,pois só nós podemos falar sobre isso! Pois sou motorista a quase dois anos e já passei poucas e boas.vcs sabem o que é vc estar com pessoas desconhecidas e o coração ficar apertado e o estômago ficar doendo de tanto medo,pois é!mas vcs falam que é um risco que temos que correr.saiba que quase 100%dos motoristas estão aqui por necessidade e não porque quer!a um mês atrás panhei 3 passageiros em uma areá de risco aqui no Rio e a rua era sem saída ,pois bem ,nao tive como não apanhar,e no meio do caminho só pensava em minha familia e em uma oportunidade de ter uma blitz no caminho para jogar o carro em cima da blitz para os PMs fazerem a abordagem, pois não tinha!vi que o caminho era uma estrada totalmente deserta e mi recusei de passar por lá , e passamos por um lugar bem movimentado e graças a Deus deu tudo certo,mais poderia ser diferente.nós motorista nao temos culpa de onde o passageiro mora e acredito que a Uber está corretíssima e já era para ter feito a muito tempo,e ninguém é obrigado a andar na Uber! Vá de ônibus!!!!

Krosna Terrestre

Antigamente era assim mas os motoristas abusavam, muitas corridas eram recusadas. Por isso tiveram de ocultar o destino. O que eles poderiam fazer é ocultar o destino das próximas corridas, quando o motorista recusasse 03 corridas seguidas, por pelo menos 12h.

Krosna Terrestre

Não vi ninguém chorando.

Bruno Rocha

E com isso caso a viagem não seja vantajosa $$ para o motorista ele sem dúvidas vai recusar .

Alexandre Albuquerque

Voces so sabem chorar. Porra pede um taxi. So reclama reclama. Ta achando ruim vai de taxi. Oque nao pode e voces passarem por cima de motoristas de aplicativos. Bando de mesquinho. Que so ver o lado de voces

Exibir mais comentários