Início » Brasil » Uber testa mostrar destino do passageiro ao motorista antes da corrida

Uber testa mostrar destino do passageiro ao motorista antes da corrida

Funcionalidade que mostra destino do passageiro ao motorista antes do início da corrida está sendo testada em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre

Emerson Alecrim Por

Nesta semana, o Uber começou a testar uma funcionalidade que há tempos é solicitada pelos motoristas do serviço: mostrar qual é o destino do passageiro antes do início da viagem. A função Próximo Destino, como vem sendo chamada, está sendo disponibilizada nas regiões de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, inicialmente.

Aplicativo Uber

O Uber explica que muitos motoristas relatam à empresa que se sentem desconfortáveis em não saber antecipadamente o destino das corridas, daí a razão de testar a funcionalidade. Mas, pelo menos nesta fase inicial, as informações sobre localidade não são completas: as notificações informam apenas a região de destino do passageiro, não o endereço exato fornecido por ele.

Presumivelmente, a principal razão para motoristas solicitarem esse tipo de funcionalidade é a segurança: ao saber antecipadamente o destino do passageiro, o condutor descobrirá, antes da iniciar a viagem, se a solicitação é para uma região perigosa ou indesejada, e poderá tomar alguma decisão quanto a isso.

É claro que há outro lado nessa história: o do passageiro. A nova função pode fazer usuários de bairros considerados perigosos terem mais dificuldade para solicitar corridas — muita gente já enfrenta esse problema quando motoristas mandam mensagens perguntando sobre o destino. Também existe a preocupação de que a viagem seja recusada simplesmente por ser curta.

Uber - notificações de destino

Mas, de acordo com o Uber, as regras do serviço não mudam com a nova função. Assim, se um usuário se sentir prejudicado por um cancelamento, pode relatar o problema à empresa.

De todo modo, os testes devem ajudar o Uber a verificar se a nova função vai prejudicar a experiência dos usuários ou se precisará passar por ajustes antes de ser lançada oficialmente.

Por enquanto, a funcionalidade está disponível apenas para motoristas que usam smartphones Android. Testes em outras cidades além de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre estão previstos para os próximos meses.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Florêncio
Esse pessoal que mora na comunidade querem que nós entramos na mesma para pegá-los. Fica complicado.
Caleb Enyawbruce
Ai ferrou... Vai dar ruim isso ai, nao tem como dar bom. Realmente ta virando taxi
johndoe1981
Ou então os malas que perguntam se o dinheiro está trocado, não buscando o passageiro se esse responder que vai pagar com cartão ou não responder. Eu pego o 99 porque sai bem mais em conta q o Uber e os carros são os mesmos, mas o negócio tá esculhambado ultimamente.
johndoe1981
Pronto, agora vai aumentar bastante a recusa de corridas curtas, péssima ideia implemenrar isso.
Russo
Sim, vou para outro lugar, e outra merda de favelado vem colocar a área onde moro em situação de risco. Simples assim.
Krosna Terrestre
Olha o outro... todos pagam o mesmo preço
Amaro Roberto Da Silva Ribeiro
Uber e um serviço privado de transporte....pagar quem quer e pode pagar por isto... é um luxo no dias atuais....assim como TV a cabo...ou celular, etc...não é serviço social...o cara não tem $$$ pra comer um lanche, mas arruma $$$ pra andar de Uber e se mostrar pros amigos...Fazer social com patrimônio alheio é fácil, põe teu carro na rua e vai levar ou buscar passageiro na periferia na madrugada.....
Amaro Roberto Da Silva Ribeiro
Muda de lugar... Simples assim...pq passar pra outros, um risor que é apenas seu!
Amaro Roberto Da Silva Ribeiro
Simples..não tem $$$ pra pagar o serviço, não anda..vai de oniôni ou trem... querem carro na porta e não pagar por isto....se nem o Correios entrega correspondência pq o motorista deve arriscar sua vida e seu patrimônio pra ganhar $ 5,25 na corrida ..heim me diz???
Krosna Terrestre
Equilíbrio onde se justamente as pessoas menos favorecidas financeiramente terão que pagar mais caro ?Só faz sentido se o "incentivo" vier dos bolsos bilionários da Uber.
eldenir alves gomes netto
Bom dia a todos! gostaria de deixar meu comentário,pois sou motorista da Uber! a vocês que não concordam ,acredito que não estiveram na nossa pele,pois só nós podemos falar sobre isso! Pois sou motorista a quase dois anos e já passei poucas e boas.vcs sabem o que é vc estar com pessoas desconhecidas e o coração ficar apertado e o estômago ficar doendo de tanto medo,pois é!mas vcs falam que é um risco que temos que correr.saiba que quase 100%dos motoristas estão aqui por necessidade e não porque quer!a um mês atrás panhei 3 passageiros em uma areá de risco aqui no Rio e a rua era sem saída ,pois bem ,nao tive como não apanhar,e no meio do caminho só pensava em minha familia e em uma oportunidade de ter uma blitz no caminho para jogar o carro em cima da blitz para os PMs fazerem a abordagem, pois não tinha!vi que o caminho era uma estrada totalmente deserta e mi recusei de passar por lá , e passamos por um lugar bem movimentado e graças a Deus deu tudo certo,mais poderia ser diferente.nós motorista nao temos culpa de onde o passageiro mora e acredito que a Uber está corretíssima e já era para ter feito a muito tempo,e ninguém é obrigado a andar na Uber! Vá de ônibus!!!!
Krosna Terrestre
Antigamente era assim mas os motoristas abusavam, muitas corridas eram recusadas. Por isso tiveram de ocultar o destino. O que eles poderiam fazer é ocultar o destino das próximas corridas, quando o motorista recusasse 03 corridas seguidas, por pelo menos 12h.
Krosna Terrestre
Não vi ninguém chorando.
Bruno Rocha
E com isso caso a viagem não seja vantajosa $$ para o motorista ele sem dúvidas vai recusar .
Alexandre Albuquerque
Voces so sabem chorar. Porra pede um taxi. So reclama reclama. Ta achando ruim vai de taxi. Oque nao pode e voces passarem por cima de motoristas de aplicativos. Bando de mesquinho. Que so ver o lado de voces
Ícaro
Por isso o app tá cheio de desgraçado que aceita corrida e depois não busca, esperando que o cliente pague a taxa de cancelamento
Caio Garcia
Segundo os motoristas a 99 já mostra o destino antes de aceitar a corrida.
Rod
Problema pra mim é que vão recusar corridas curtas
Thalles Ferreira
Depois de quebrar o táxi, virando o que era o táxi. Logo logo brigarão para impedir uma disrupção futura. Sempre assim.
Krosna Terrestre
É uma faca de dois gumes pois, em tese, sua ideia deveria aumentar o número de corridas naquela região mas se o cliente tem que pagar mais, consequentemente vai haver menos corridas ali.
Corvo
Amigão você está falando de um cara como eu ou você que está usando seu próprio carro para ganhar seu pão de cada dia, você nessa situação iria arriscar sua vida em regiões claramente perigosas para não ser injusto com os moradores daquela região?Parece que você esta enxergando o Estado como deve prestar um serviço igualmente para todos, mas o motorista de aplicativo não tem nada haver com isso.
Corvo
Faz assim então, em forma de protesto pega seu carro e começa a fazer corrida nas regiões pobres de graça, não se esqueça de fazer um seguro do carro (e de vida, afinal se alguém te matar sua família precisa ter auxílio financeiro).
Alex Barbosa
Não concordo.Moro em área periférica e não acho que devo ser onerado por isso.O serviço está ali para todos e não, somente para alguns isso muda a perspectiva. Como pode já não tenho dinheiro e ainda tenho que pagar a mais?
Felipe
Putz, poderia mostrar apenas a distancia em KM já estaria bom, Falo isso por que não gosto do lugar onde eu moro rs
Russo
Mas eu nem uso mais, o aplicativo está uma merda faz tempo.
DumbSloth87
Acha injusto? não usa. Uber não é obrigatório não, pode parar de usar que não vai cair as pernas.
DumbSloth87
Não tem solução, ou tu agrada um ou tu agrada o outro, não tem meio termo. O negócio é o governo para de palhaçada e liberar transporte público pra mais de uma empresa por região, concorrência gera evolução.
Russo
Perto de onde eu moro aqui no rj tem uma pequena comunidade, uma favelinha bem pequena, que há uns 4 meses atrás a merda de Comando Vermelho invadiu e tomou. Essa comunidade deve ficar uns 2km de onde moro. Digamos que o Uber agora resolveu considerar a minha área sendo de risco. Eu teria que pagar um preço maior de uma corrida por causa de uns bandidos de merda, que nem sei de que vala vieram? Não seria justo.
Anderson
Situações completamente diferentes. O seguro visa cobrir eventuais danos ao patrimônio, levando em conta diversas situações, como idade, sexo, região onde mora e trabalha etc, para chegar no valor que deve ser pago pelo segurado, a sua "taxa para lugares menos atraentes" visa, apenas, incentivar os motoristas a correr o risco de ir para esses lugares, deixando ao julgamento deles se o passageiro merece ir ou não para o lugar que precisa ir. Totalmente arbitrário, imoral e injusto, percebe?
Diego
Para seguradoras sempre foi assim: endereço onde mora, tem garagem, até mesmo se o carro está no nome de uma mulher, etc. Agora querer estipular valores de um serviço de transporte em relação à área de moradia, só gera mais desigualdade social.Sei que a solução não é simples, mas essa no meu ponto de vista não é a correta.
Anderson
Ta certo nada. O motorista tem que assumir o risco do trabalho. O mínimo que se espera é que ele tenha um seguro para cobrir eventuais problemas que possam surgir. Agora querer aumentar o preço em áreas "menos atraentes" é o cúmulo do absurdo. Falta de noção da realidade é você querer aumentar o valor da corrida de pessoas que claramente já não possuem uma condição financeira boa, pois moram em áreas mais perigosas. Sem falar da lesão ao principio da igualdade, que certamente seria discutido na justiça...
Renan Alves
É bom e ruim ao mesmo tempo, é bom para o motorista que vai ficar sabendo onde ira ir, e ruim para usuários que moram em areas mais afastadas e periféricas, dificilmente um motorista irá querer aceitar corridas que vão para periferias sem que conheça a região. tenho certeza que logo logo caso não tenha isso ainda, a 99 irá implantar essa ideia.
Krosna Terrestre
Acho que deveria mostrar só quando o pagamento for em dinheiro. Já que, as pessoas que põe os motoristas em lugares e situações perigosas, geralmente paga em dinheiro.
Baidu feat MC Brinquedo
Ideia maluca: Deveriam informar a localização apenas dos clientes que pagam em dinheiro.O contra seria que o motorista saberia de cara se é cartão ou dinheiro.
Diego F. Duarte
Aqui nunca tive nenhum prb com motorista perguntando o destino da corrida. Já tentaram me dar o tome do cartão de crédito ou dinheiro, mas foi na 99, e só aconteceu 1x.Acho q isso varia de local p local, pelo menos aqui em BH eu quase nunca ouco falar de problemas com aplicativos, alem das reclamacoes tradicionais sobre carros ou motoristas malucos msm. Eu pelo menos tb sempre tive sorte.Also: A 99 aqui mostra o local de destino do passageiro, nunca tive prbs com isso
Paçaro
Uma vez um motorista do Cabify me disse que tinha largado o Uber justamente por não saber pra onde ia. Segundo ele, mais de uma vez fizeram ele ir num bairro bizarro buscar droga.
Robert Rey
Aqui onde moro por diversas vezes o taxi pelo 99 está mais barato, os motoristas estão mais prestativos e não cancelam mais corridas curtas. Pelo menos pra isso o Uber serviu.
Alex Barbosa
Se da minha casa já cancelavam a corrida sem saber onde era exatamente, quem dirá agora...Infelizmente, mas uma vez o passageiro fica refém. A alternatividade está tomando aos poucos o mesmo caminho dos taxistas, ir para onde desejam e onde é mais lucrativo. Adeus a comodidade de pequenas corridas. =/Menos 1 ponto, viu Uber...