Início » Brasil » TSE pretende abrir o código-fonte da urna eletrônica

TSE pretende abrir o código-fonte da urna eletrônica

A medida visa oferecer mais transparência ao sistema usado para registrar os votos

Victor Hugo Silva Por

A credibilidade da urna eletrônica é colocada em dúvida a cada eleição. Alguns eleitores acreditam que elas não são seguras e estão sujeitas a fraudes. Para oferecer mais transparência, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estuda disponibilizar o código-fonte das máquinas.

A informação foi revelada pelo chefe da seção de voto informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra. À Folha de S.Paulo, ele afirmou que o processo de liberação do código ainda está em sua fase inicial e não possui uma data para ser concluído.

Urna Eletrônica (Foto: Elza Fiúza/ABr)

Foto: Elza Fiúza/ABr

A expectativa é que isso ocorra somente entre as eleições de 2020 e de 2022. Por enquanto, o tribunal analisa algumas questões legais relacionadas à abertura do sistema. Segundo Coimbra, algumas partes do código foram feitas por empresas privadas e, possivelmente, não poderão ser liberadas.

O TSE também analisa como formaria uma equipe dedicada a oferecer suporte para quem estiver com dificuldades para verificar o sistema.

Com a abertura do código-fonte, o órgão deseja permitir uma inspeção ainda mais ampla do sistema usado para registrar os votos. Atualmente, a urna eletrônica pode passar por auditoria após a eleição por pedido do Ministério Público, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ou dos partidos políticos.

Esse grupo também tem acesso ao código-fonte seis meses antes da votação. Além disso, o TSE realiza cerimônias públicas para gravar o código nos cartões e instalá-los nas máquinas. Este ano, porém, o procedimento não foi acompanhado por nenhum partido.

Atualizado às 18h29 de sexta-feira (21): ao contrário do que foi noticiado pela Folha, o TSE não espera que o código fonte seja liberado antes da eleição de 7 de outubro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Burnerman_X
https://goo.gl/EQqr8k
Burnerman_X
https://goo.gl/sv3ioM
Burnerman_X
https://goo.gl/YxaR6G
Burnerman_X
https://goo.gl/95d1jA
Burnerman_X
https://goo.gl/iEN9gK
Burnerman_X
https://goo.gl/iDGNp1
Burnerman_X
https://goo.gl/Vv6AAJ
Burnerman_X
https://goo.gl/rBp9Rq
Burnerman_X
https://goo.gl/vN2jF4
Burnerman_X
https://goo.gl/mQ1MKk
Burnerman_X
https://goo.gl/u7DXy6
Burnerman_X
https://goo.gl/8aMcss
Burnerman_X
https://goo.gl/3VRjie
Burnerman_X
https://goo.gl/6qrjU6
Burnerman_X
https://goo.gl/7NV7Wh
Burnerman_X
https://goo.gl/Hz1gra
Burnerman_X
https://goo.gl/EtPucR
Burnerman_X
https://goo.gl/GYz3NC
Burnerman_X
https://goo.gl/kGoNDt
Burnerman_X
https://goo.gl/ySdnMq
Burnerman_X
https://goo.gl/xZkG4u
Burnerman_X
https://goo.gl/61B53d
Burnerman_X
https://goo.gl/drEhH8
Burnerman_X
https://goo.gl/YNBe1E
Burnerman_X
https://goo.gl/yrCp5F
Burnerman_X
https://goo.gl/jcHpfp
Burnerman_X
https://goo.gl/th9XZH
Burnerman_X
https://goo.gl/KKpPe3
Burnerman_X
https://goo.gl/VhVUtB
Burnerman_X
https://goo.gl/nAHH2g
Burnerman_X
https://goo.gl/3NKV8g
Burnerman_X
https://goo.gl/Gw8tXD
Burnerman_X
https://goo.gl/i1dAvr
Burnerman_X
https://goo.gl/uhrvid
Burnerman_X
https://goo.gl/hzyAfn
Burnerman_X
https://goo.gl/BJAq3e
Burnerman_X
https://goo.gl/7w6T8f
Burnerman_X
https://goo.gl/uEca7H
Burnerman_X
https://goo.gl/cUheXM
Burnerman_X
https://goo.gl/UrTqrL
Burnerman_X
https://goo.gl/6iMz7L
Burnerman_X
https://goo.gl/rCfCKE
Burnerman_X
https://goo.gl/rnKYHv
Burnerman_X
https://goo.gl/V8gJmQ
Burnerman_X
https://goo.gl/NuH9Ya
Burnerman_X
https://goo.gl/CikKRp
Burnerman_X
https://goo.gl/ih4foN
Burnerman_X
https://goo.gl/pxanzk
Burnerman_X
https://goo.gl/uHnpVM
Burnerman_X
https://goo.gl/Br52FD
Burnerman_X
https://goo.gl/6Mdr2x
Burnerman_X
https://goo.gl/MEi8Wt
Burnerman_X
https://goo.gl/nLTHtS
Burnerman_X
https://goo.gl/E9gXUY
Burnerman_X
https://goo.gl/EfrkRW
Burnerman_X
https://goo.gl/fqwA2g
Burnerman_X
https://goo.gl/Kv9cGB
Burnerman_X
https://goo.gl/V5o83n
Burnerman_X
https://goo.gl/N4VCsM
Burnerman_X
https://goo.gl/4PGhzC
Burnerman_X
https://goo.gl/Z1nXTP
Burnerman_X
https://goo.gl/Km9xJC
Utente contente
Ah, ah, 'acesso físico''...povo pensa que estão no tempo do Janio Quadros, com contagem manual e três meses de apuração.
Hepiphanius S. Verwirrung
mas daí, precisaria abrir tudo, inclusive as partes proprietárias... e isso nunca acontecerá.
Hepiphanius S. Verwirrung
Se não há garantias tangíveis, como um processo alternativo de auditoria, não há o que discutir, pois, é o mínimo que o governo deveria oferecer.
João Silverado
Eu fiz um outro comentário sobre como o processo de votação tem q ser transparente. Esse "anular" o voto seria algo filmado. Só se anularia um voto caso durante a confirmação, o voto ñ fosse o mesmo q a pessoa diz ter digitado na urna. Se ela errou, é uma coisa, se o processo está corrompido nessa urna, é outra. Enfim, mta coisa pra falar em comentário aqui apenas. Mas sem um processo que dê pra saber o caminho do voto de cada cidadão, sem chance de confiar nessa urna.
Manoel Verícimo
Mas se tiver a opção de apagar, quem garante que não apagarão votos, e votarão novamente, mas para um candidato que pagar?E se deixar para a próxima eleição, a pessoa vai dizer que o voto dela foi fraudado.
João Silverado
Galera, o problema não é o TSE ou seja lá quem falar que a urna tem N processos de segurança, que não tem internet e que não pode ser hackeada. Tudo pode ser hackeado, a diferença é a dificuldade de se fazer isso e o tempo q vai levar. Pior que isso ainda é que a maioria (não 100%, sem generalizações) das pessoas são passíveis de serem corrompidas com grana. Políticos e quem trabalha nesses órgãos que mexem diretamente com poderes nesse país, nem se fala. Dito isso, qual a dificuldade de se comprar as chaves de segurança dos responsáveis e alterar o software de algumas urnas na véspera da eleição?Não adianta eles mostrarem a urna funcionando corretamente dias antes das eleições ou liberar o código fonte pra todos confirmarem q ele está ok. O problema é no dia das eleições já não ser mais o software correto no aparelho. E não tem como confirmar o que está acontecendo dentro da urna. Ela pode muito bem mostrar a foto do candidato q vc digitou (ou mostrar o voto em branco ou nulo) e computar esse voto pra outro candidato. Uma vez salvo essa informação alterada, ela será transmitida para o TRE e a auditoria q eles fazem, de ver se os votos recebidos batem com o q a urna salvou, não adianta nada.Tem q mudar o processo pra ser transparente durante a eleição, e q um terceiro sistema de comprovação do voto e com interface pública (painel mostrando o somatório de votos ali, em tempo real, filmado e tudo) seja disponível e - no final da votação - confrontada com os votos da urna e com os votos q o TRE recebeu. Assim o processo fica confiável.
João Silverado
Na minha visão, voto impresso tem q ser para ler esse voto (através de um QR code ou coisa assim) em outro equipamento ali mesmo, no mesmo momento q deixa a urna. E o ideal seria esse outro equipamento mostrar um painel com os votos de todos os candidatos pra aquela urna, e alguma câmera filmando esse painel pra mostrar depois se houve manipulação destes números em um momento q ninguém passou comprovante pra ser lido. Depois basta confrontar os números de votos desse equipamento/painel com os q a urna mandou pro TRE com os votos que o TRE recebeu. Se não bater, teve manipulação de software da urna (pra ela mostrar uma foto e dar o voto pra outro), ou durante a transmissão pro TRE. E se isso acontecer, essa seção eleitoral ou zona ser toda anulada.Nesse momento, vai dar pra saber em quem a pessoa votou, mas ela ñ poderá levar esse comprovante pra casa, e se votou errado ou achou q a leitura do comprovante ñ bate com o q ela digitou na urna, já pede pra anular o voto dela ali mesmo. Somente com transparência é que dá pra confiar no sistema de votação.
João Silverado
Tem q ter a opção de anular o voto da pessoa, pra ela refazer ou já era, errou errou, anula e espera as próximas eleições.
João Silverado
Tbm, mas na urna dá pra manipular sim, basta que se altere o software dentro dela nas vésperas das eleições, ou no mesmo dia, antes de começar as votações. A foto que aparece na tela não significa q o voto será computado pra aquele candidato mesmo. A mesma ideia vale para votos brancos e nulos.
@cheesepaulo
os bancos tem transação pela internet, MOVENDO O SEU DINHEIRO. Besteira esse argumento, quando ser quer e há investimento e tempo e pessoas qualificadas a coisa acontece.
Vitor Hugo
uma implementação bem feita? o Google é um serviços que roda na internet e é muito seguro. tudo depende do esforço, do conhecimento e dos recursos.
Vitor Hugo
você disse que eu preciso aprender o mínimo de sistemas de seguranças digitais, mas não disse o que tá errado (sendo que nesse comentário eu nem falei nada sobre isso). imprimir o voto só serve pra enriquecer a empresa responsável pelo serviço. a verdade é que você nunca teria acesso ao seu comprovante e seu berros de fraude não seriam ouvidos.é muito mais fácil, correto e barato resolver o problema na fonte, não por soluções paliativas. código fonte aberto (recebendo commits pra fortalecer a criptografia e o desempenho, inclusive), com assinatura digital do mesmo e cerificação de hash. só assim você teria certeza que a urna é segura.sobre "argumentos parecendo papo de taxista": não sei em que país você vive, mas aqui no Brasil eu vejo ministro da Suprema Corte tendo seu avião derrubado, vereadora tendo seu carro metralhado. sobre corrupção? desde carteiros extraviando encomendas até oficias do exército levando armas pra traficantes. não há necessidade de fingir que a corrupção não teria um dedo aí também pra defender seu ponto.
Gabriel Gomes Costa
Já foi julgado pelo STF? Senão, pode vir a ser considerado inconstitucional sim. #pas
Manoel Verícimo
Claro que não.Eles só precisam de acesso físico a elas.
Manoel Verícimo
Na verdade, a impressão teria que ser igual ao candidato que o eleitor votou.O problema seria se o eleitor votasse errado, e não percebesse. Aí, quando sair a impressão, o comprovante estará correto, mas ele vai achar que está errado.
Daniel Ribeiro
Como que é inconstitucional se É LEI meu filho?Artigo 2ª da Lei 13.165 de 2015
Daniel
O que eu não compreendo quanto ao voto impresso é a forma como será feita. Pelo o que foi mostrado das últimas vezes, os mecanismos pareciam simples demais para um problema tão sério. Ao invés de uma cédula especial, parecia com um comprovante simples. Fico pensando como seria feita a checagem/contagem destes votos impressos.
Alberto Prado
Como assim cara? Se o voto eletrônico contabilizado não bater com o voto impresso (que será conferido pelo eleitor pela janelinha de acrílico na impressora) vai fica caracterizada a fraude. Não tem como contabiliza um total no sistema eletrônico e no papel outro.
William Alves da Silva
o voto impresso é inútil se o software que hoje é contestado é o mesmo que fara a impressão do voto, o que tem que ser auditado é a contabilização dos votos e isso já é possível de se fazer
William Alves da Silva
A pessoa comum não precisa saber programação pra saber se um sistema que é feito para um usuário comum usar ser auditado, a unica coisa que tem que ser feita é verificar nas urnas de teste QUE JÁ EXISTEM se o programa que é usado em TODOS equipamentos esta contabilizando corretamente, pra isso é feito uma votação simulada onde os votos fake são declarados e é feita uma contabilização para verificar se os votos que os eleitores deram foram contabilizados corretamente, isso não precisa de entendimento em programação, basta as pessoas procurar saber melhor como é o funcionamento da eleição que vem evoluindo, o BU é sim confiável e não permite que pessoas má intencionadas verifiquem se um determinado eleitor votou no candidato que ela deu dinheiro pra votar
William Alves da Silva
nem ferrando, esse é justamente o motivo que torna a urna muito segura, por não existir conectividade direta com ela
William Alves da Silva
A galera fala em imprimir um papel pra garantir que o software que faz a contabilização esta correto, se o software for adulterado vai imprimir o voto errado, o mesmo software que imprime o voto é o que contabiliza, não tem logica esse discurso, a não ser que a impressão seja feita sem usar software o que é impossível hoje
Felipe Liʍa
nao precisa esta conectado na Internet pra hacker todo o sistema, ainda mais com os codigos fontes nas maos! ;)
Júlio César
Verdade. Eu por exemplo acho que o Bolsonaro tá longe de ter tanto apoio assim. Vamos ver as urnas.
Vitor Hugo
eu não acho que qualquer pessoa possa questionar a autenticidade de qualquer jeito, visto que existem eleitores que não sabem ler/escrever pra fazer uma reclamação formal etc.e o sistema atual é fechado, logo até quem sabe programar não consegue ter acesso ao código... é pior que nesse cenário que você apontou, mas acho que vale um debate.
Junior Max
O problema disso é que, não é qualquer pessoa que pode verificar o código, tem que ter conhecimento de programação, e em uma democracia, toda e qualquer pessoa teria que ter acesso ao sistema de votação, poder contestar e verificar sua autenticidade. Isso, foi um dos motivos que Portugal não implementou o voto eletrônico.
Natthan Fruche Terzi
As eleições não são manipuladas nas urnas e sim nas pesquisas eleitorais, o eleitor vota totalmente baseado nas pesquisas, se existe manipulação é melhor auditar os institutos de pesquisas.
Lord Cheetos
A não ser que a urna tenha sido adulterada antes de iniciar os votos como o pessoal que é a favor da urna em papel falam, o que não acredito muito. Mas teriam fraudes com único objetivo de anular os votos onde a oposição ganhe. Ex Haddad tem mais votos no Norte, Bolsonaro tem mais votos no Sul, pro Haddad é só fraudar/sumir com algumas urnas de papel do Sul e esperar que sejam anuladas. Tirando toda a democracia do processo, já que teria um pessoal aí que foi impedido de ter seu voto contado.
Manoel Verícimo
Os caras não conseguem chegar a um acordo sobre as coligações, que são públicas, imagine um acordo para fraudar as eleições, que teria que ser escondido.
Manoel Verícimo
Vamos a uma questão simples.Coloca impressão de comprovante. Aí alguém quer votar no candidato A, mas erra e vota no B, e não percebe o. Quando sair o comprovante, vai sair errado de acordo com a visão dele, mas não de acordo com o voto . E aí? Faz o que?
Alberto Prado
O voto em papel não vai vir acompanhado somente da informação do candidato escolhido. Virá tb uma informação codificada impressa que liga aquele voto em papel à aquela urna que tem um certificado digital que foi inicializada pelo chefe de seção com senha dele. Na hora de conferir, se for uma urna falsa é praticamente impossível que ela gere todas essas informações tal qual como uma verdadeira.
Alberto Prado
Cara, esses argumentos tá parecendo papo de taxista... Você tem que adquirir um conhecimento mínimo de sistemas de segurança digitais e de auditorias. No papel não vai somente o candidato escolhido pelo eleitor, vai tb informações codificadas da urna que a imprimiu. Cada voto, a codificação é modificada.E não to dizendo é infalível, mas é complexo de se burla, que acaba se tornando inviável.
Alberto Prado
Eles teriam que fazer isso com uma parte significativa das urnas. O máximo que vão conseguir fazer é manda as pessoas da sessão com problema irem vota novamente. Mas se verificarem que mesmo todas as pessoas dessa sessão problemática votarem e isso não alterar o resultado da eleição, nem isso será feito.
Alberto Prado
O voto em papel não vai vir acompanhado somente da informação do candidato escolhido. Virá tb uma informação codificada impressa que liga aquele voto em papel à aquela urna que tem um certificado digital que foi inicializada pelo chefe de seção com senha dele. Na hora de conferir, se for uma urna falsa é praticamente impossível que ela gere todas essas informações tal qual como uma verdadeira.
Thales
Pq seria? se a pessoa não fica com o papel. Vc pelo menos leu a proposta?
Manoel Verícimo
Ah sim.As urnas são conectadas à Internet?
Felipe Liʍa
no dia eles deviam ta ta tomando cafezinho na casa dos patriarcas dos partidos
Felipe Liʍa
Meireles nao... mas a metade do congresso/senado será do CENTRAO mais uma vez 😑
Exibir mais comentários