Início » Negócios » Amazon usa pacotes falsos para descobrir entregadores que extraviam compras

Amazon usa pacotes falsos para descobrir entregadores que extraviam compras

Pacotes falsos estão sendo usados pela Amazon para detectar entregadores que ficam com pedidos que não puderam ser entregues

Emerson Alecrim Por

Apesar de contar com canais eficientes de logística, vira e mexe a Amazon precisa lidar com extravios de compras. Para identificar entregadores desonestos, a companhia está recorrendo a uma “armadilha” inusitada: nos Estados Unidos, está colocando pacotes falsos — muitos dos quais vazios — entre pedidos verdadeiros.

Amazon - caixa

Para entender como o truque funciona, é necessário olhar para uma das etapas de entrega da Amazon, mais precisamente, para um procedimento de checagem: para cada pedido, o entregador precisa fazer a leitura de um código na etiqueta do pacote para comunicar o sistema da Amazon que a entrega vai ser feita.

O problema é que, não raramente, a leitura do código falha. Normalmente, essa situação indica que, por alguma razão, o pacote não foi identificado no sistema da Amazon. Quando isso ocorre, o entregador tem duas opções: comunicar o problema a um supervisor ou deixar o pacote no caminhão para devolvê-lo ao depósito ao final do seu turno.

Só que alguns espertinhos optam por um terceiro caminho: sabendo que o sistema não detectou o código e, portanto, não está rastreando a entrega, decidem levar o pacote para casa.

A Amazon tem colocado pacotes falsos aleatoriamente nos caminhões, mas marcando todos eles. Os códigos dos pacotes não funcionam. Como você já deve ter percebido, o objetivo aqui é descobrir quais entregadores decidem ficar com o pedido após o seu turno em vez de devolvê-lo ao centro de distribuição.

Amazon

Procurada, a Amazon se limitou a dizer que procedimentos de checagem e auditoria fazem parte de seus programas de qualidade e são executados aleatoriamente. Um funcionário que não quis se identificar comentou, porém, que as instruções para a “armadilha” vieram dos escritórios da Amazon em Seattle.

Ao que tudo indica, essa é apenas uma das medidas adotadas pela companhia para coibir o extravio de pacotes. Outra, bastante controversa, é exibir a funcionários vídeos de colegas que foram flagrados desviando mercadorias, de acordo com uma reportagem da Bloomberg publicada em 2016.

Com informações: Business Insider.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mendonza

euaheuaheuhaeuah desculpa moça, peguei pesado. É só preguiça eterna desse jargão "ain tenho preguiça/vergonha/asco da minha geração".

Cristina Nascimento

Se mate vc, idiota mal educado. Pelo visto é mais um filho de chocadeira. imbecil.
Sua mãe sabe o q vc anda fazendo na internet, pirralho?
Leva um block pra não perder o costume, pois deves receber isso direto.

Mendonza

Se mata e espera na fila da reencarnação.

Cristina Nascimento

Depois de alguns países africanos e asiáticos, sim, aki tá indo de mal a pior.

Cristina Nascimento

Não é só no Brasil, mas aki e em países pobres, a desonestidade se sobressai de uma maneira descomunal. Tenho vergonha de fazer parte desta geração perdida de hoje em dia.

Cristina Nascimento

Meia dúzia ou a maioria? Nos países subdesenvolvidos e no Brasil tem aos baldes pessoas assim. Falta de educação mesmo, não tão somente a qualidade baixa de vida não.

zoiuduu .

Ia acontecer nada, no máximo uma sindicância. POis isso não seria crime, e se a justiça penal dizer que não punirá, a justiça admnistrativa seguirá a penal,

zoiuduu .

Não tem como né, brasileiro imigrante tem em todo lugar kkkkk

zoiuduu .

Isso não daria certo no brasil, pq não seria crime. E a demissão nãos eria por justa causa. Mas ao menos ia separar o joio do trigo.

zoiuduu .

A amazon é super grande lá nos EUA, aqui no brasil é uma lojinha de livros.
Na europa como ela é?

Tiago Freitas

Verdade, colega.
É a síndrome do vira-lata como já dizia o filósofo Nelson Rodrigues.

A falta de caráter existe em qualquer parte do globo terrestre.
Mas sempre vai existir brasileiro falando mal de brasileiro por causa de meia dúzia de alguns que realmente não valem nada.

Tiago Freitas

Perfeito!
Nada mais justo do que isso.

Se eu fosse algum empresário do ramo eu também faria o mesmo.
Nenhum louco por mais rico que seja quer ter algum prejuízo em seus negócio.

Se o funcionário realmente for honesto, é bem provável que ele não vá ligar nenhum pouco pra isso.
Já os que não se sentirem bem (os "espertinhos") com tal pratica, deveriam buscar emprego numa outra empresa privada. É simples assim!

Gabriel P B

para agradar o chato do Adriano você poderia trocar para "propensão a desonestidade"

Keaton

Pacote vazio? Teria de ter um tijolinho ou algo pra fazer peso, só pra dizer que não é falso... :I

Diogo

Desonestidade existe em todos os lugares, isso é fato.
Impunidade, aí tem lugares que tem mais, outros que tem menos... Brasil, infelizmente é um dos que tem mais...

Exibir mais comentários