Início » Aplicativos e Software » Google adota login automático no Chrome e irrita usuários

Google adota login automático no Chrome e irrita usuários

O navegador passou a fazer o login sempre que você usa sua credencial do Google

Victor Hugo Silva Por

A atualização para o Chrome 69 liberou uma nova interface e um gerador de senhas nativo. No entanto, ela também promoveu uma mudança que pode interferir na sua privacidade. O Google passou a relacionar o login feito em sites com o login próprio do navegador.

Assim, sempre que você faz um login com a sua conta do Google, a credencial é usada automaticamente pelo Chrome. A regra vale tanto para os sites do Google, quanto para aqueles que usam o sistema de login da empresa.

Por conta da mudança, alguns usuários entenderam que a sincronização do navegador estava sendo habilitada sem autorização. O recurso permite salvar dados como histórico, senhas e sites favoritos para acessá-los em outros dispositivos.

No entanto, o login automático do Chrome não sincroniza as informações. Para fazer isso, é preciso clicar no botão de sincronizar.

Google Chrome Login

Segundo Adrienne Porter Felt, gerente de engenharia da equipe de segurança do Chrome, a alteração foi feita “para evitar surpresas em um cenário com dispositivos compartilhados”. Ela lembra que, até então, muitas pessoas saíam de suas contas em sites, mas esqueciam que o Chrome estava logado com seus dados.

“A nova interface lembra claramente quando você está logado em uma conta do Google. Além disso, você só precisa sair da conta em um lugar antes de compartilhar o computador com outra pessoa”, explica Adrienne.

Apesar das explicações, alguns usuários se mostram desapontados com a decisão. As principais críticas estão relacionadas à ausência de explicações prévias do Google e de uma opção para decidir quando logar ou não no navegador.

O caso se junta a outros problemas de comunicação do Google. Em agosto, por exemplo, a companhia teve de revisar uma de suas páginas para reconhecer que rastreia a localização dos usuários mesmo com o histórico desativado.

Com informações: ZDNet, The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre Vieira

Melhor navegador e o Opera rápido e eficiente e respeita as privacidade das pessoas e isso e bom

Diogo

Você citou o Google. E quem falou de redes aqui?

Jarbas Coqueiro

Percebi isto ao logar no Disqus usando a conta do google

R.T.C.A

Ainda bem que eu não uso o Chrome faz uns 2 anos, só uso o Edge

Gabriel_Queiroz

Sim, sim, eu peguei essa é uma coisa que também não uso.

Lucas Céuandador

Sei não, hein.
Precisei entrar no meu e-mail pessoal aqui no trabalho para imprimir uma segunda via de conta na semana que o Chrome foi atualizado e assim que fiz meu login, meus dados e favoritos foram importados para o navegador e passaram a aparecer, sem que eu ativasse isso nas configurações. E não, a sincronização não estava ativada antes. Mesmo depois que desativei a opção, os favoritos e as guias mais usadas do meu celular e computador pessoal continuaram a aparecer no Chrome, então tive que reinstalar o navegador.

wuhkuh

Exato, "se você acha que só o Google" já supõe que eu citei outras redes, coisa que não fiz, portanto os dois precisam saber mais sobre interpretação!

DumbSloth87

Instala o Chrome Canary e seja feliz.

Marcos Porto

Eu faço dessa forma: clico na magem da minha conta, depois em alternar conta. A sincronização fica na primeira e posso ver videos nas outras.
Não sei se te ajuda.

Leandro Quintanilha

Eu gostei. Facilita tanto.

gsctt

A Mozilla tem reformulado a engine do Firefox por completo, depois de um tempo inerte, então é natural que que os melhores resultados apareçam com o tempo. Experimente a última versão (v62) e te garanto que não vai se arrepender.
Sobre o patrocínio da Google, existe uma diferença substancial entre obtenção de receita e finalidade de lucro. O Chrome se insere no projeto lucrativo da Google, enquanto o Firefox possui mais autonomia.
Fica claro isso por seus recentes movimentos contra rastreamento, enquanto não é interesse da Google implementar isso no Chrome.

Emerson Guerra

Pois é, isso foi o que me incomodou também. Eu sempre deixava meu Chrome logado, pelos meus favoritos e histórico e o Google deslogado. Agora não posso mais fazer isso.

Emerson Guerra

A mudança é justamente pra isso NÃO acontecer. Se você loga no Google ele loga no Chrome, quando você desloga do Google, agora, automaticamente desloga do Chrome.

Antes, se você logasse no Chrome pra acessar seus favoritos, depois logasse no Gmail, ao sair do Gmail o Chrome continuava logado, agora sai de tudo.

Geraldo Gomes

Depois das mudanças o meu computador fica sincronizando eternamente o Chrome e importunando com avisos. Detestei.

S Y N T H W A V E + L O V E R

É sensação horrível. Boa parte de nossas vidas estão em e-mails. Kkkk

Exibir mais comentários