Início » Computador » Apple lança versão final do macOS 10.14 Mojave

Apple lança versão final do macOS 10.14 Mojave

Mojave tem modo escuro, recursos de privacidade e nova Mac App Store; atualização está disponível para Macs a partir de 2012

Paulo Higa Por

A Apple lançou nesta segunda-feira (24) a versão final do macOS 10.14 Mojave. O novo sistema operacional para Macs tem interface com modo escuro, recursos para melhorar a privacidade na internet e uma loja de aplicativos reformulada, além de trazer aplicativos de iOS para as telas dos notebooks e desktops da Apple.

A novidade mais visível é o modo escuro, que deixa a interface do sistema e os aplicativos, tanto da Apple quanto de terceiros, com um design que não ofusca sua visão. Além disso, a Mac App Store, que não recebia uma grande atualização há anos, está com um visual reformulado, para destacar os melhores aplicativos e oferecer dicas e truques de criação, desenvolvimento, produtividade e diversão.

Por baixo dos panos, a Apple também melhorou a privacidade no Safari, bloqueando o rastreamento pelos botões de curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais; trouxe uma nova ferramenta de screenshots (Cmd-Shift-5), que também pode gravar vídeos; e integrou o macOS com a câmera dos dispositivos com iOS, permitindo adicionar uma foto tirada na hora com um iPhone a um documento no Mac, por exemplo.

O Mojave marca a vinda dos primeiros aplicativos de iOS ao Mac: o Gravador, que sincroniza com o iCloud e tem ferramentas básicas de edição; o Casa, para controlar os seus dispositivos inteligentes; o News, que recomenda artigos com base nos seus interesses; e o Bolsa, com informações sobre ações, índices e moedas. A promessa é que, no futuro, qualquer aplicativo de iPhone possa ser migrado para o macOS.

Todos os Macs lançados a partir de meados de 2012 são compatíveis com o macOS Mojave. Eles precisam suportar o Metal, API de processamento gráfico do sistema. Macs Pro de 2010 e 2012 que têm uma placa de vídeo compatível também receberão a nova versão. Veja a lista completa de Macs que serão atualizados para o Mojave.

A atualização já está disponível na Mac App Store e é gratuita.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Káristem Camilo Pib

Sempre que abro a app store, o computador fica travando, no mais, não notei nenhuma diferença significativa em performance.
MBP 13 2016

thejorsias

Pesquisa por Hackintosh BR no telegram. Tem uma galera gente boa que vai te ajudar.

Thiago Lima

Obrigadão. Queria por no meu notebook de trabalho (usado majoritariamente para dev)

thejorsias

Sim. Tenho uma instalação limpa, entao a atualização e quase a mesma de um Mac oficial. Tem grupos no Facebook que podem te ajudar caso esteja interessado.

Henrique Melo

vale mesmo a pena a atualização

Thiago Lima

Você upgradeu o hackintosh sem método específico?

thejorsias

Migrei depois do lançamento do Windows 10. Paguei pela licença do 7 mas quando fiz o update "gratuito" do Windows 10 a minha tela inicial ficou cheia de propagandas e arquivos pré-instalados.

Não vi necessidade.

Diogo

Fiz Hackintosh com o High Sierra, bootei 2 vezes, voltei pro Windows, não vi necessidade.

Rafa Amorim

... agora só falta o Tecnoblog ter Dark Mode. Ou já tem e não achei?

Leonardo Caldas

Same here...

thejorsias

Redondo no meu Hackintosh