Tecnoblog

Uber Lite é lançado no Brasil com app que tem apenas 5 MB

Uber Lite para Android oferece economia de dados e visual mais limpo na interface para o passageiro

A Uber aproveitou o começo desta terça-feira (25) para anunciar a chegada oficial da versão mais leve e simples de seu app, chamado Uber Lite, ao Brasil. Com tamanho de apenas 5 MB para o download, o foco desta variante está na economia de dados e em um visual mais limpo na interface do passageiro.

Lançado originalmente na Índia, o aplicativo tem como objetivo funcionar melhor em smartphones Android mais simples, com menor poder de processamento ou que são mais antigos. Algumas mudanças, quando comparado com o app tradicional, incluem a inserção de pontos de referência para identificar o destino ou o começo de uma corrida, como propor que o local é uma padaria ou banca e não obrigar o usuário a saber o endereço completo.

Outra mudança está na ausência do mapa como padrão para quando o motorista aceita a corrida, para consumir menor quantidade de dados e tornar as informações mais claras para a pessoa que busca um motorista – o passageiro apenas sabe o tempo estimado para que ele chegue. Ele ainda está lá na tela caso o usuário queira saber onde o motorista está com mais precisão, mas apenas é acessado com o toque em uma área da app que apresenta o recurso.

A interface também foi redesenhada e exibe menor quantidade de informações para que conexões lentas não atrapalhem o uso do programa. Ainda com foco em economia de dados, o aplicativo salva diversos locais no cache para que até mesmo sem internet, o destino possa ser encontrado.

O app já está disponível Play Store, em fase beta.