Início » Antivírus e Segurança » 99 permite que passageiro denuncie motorista com foto diferente do app

99 permite que passageiro denuncie motorista com foto diferente do app

Função de fiscal dos motoristas pode ser feita até em viagens antigas

André Fogaça Por

A 99 passou a pedir que os usuários avaliem se a foto utilizada pelo motorista parceiro utilizado na corrida é diferente da pessoa que estava dirigindo. A novidade entrou em funcionamento nesta semana e vale até mesmo para corridas que foram finalizadas em datas passadas.

A empresa brasileira, que é controlada pela chinesa DiDi desde o começo deste ano, começou a aumentar as medidas de segurança para motoristas e passageiros. As recentes adições ficam por conta de alertas em áudio para que o passageiro não esqueça nada no veículo, indo até a instalação de câmeras para monitoramento de atividade suspeitas nos carros.

A mais recente é um pedido que é enviado ao usuário assim que a corrida acaba, quando ele pode avaliar o motorista – e até dar gorjeta. Neste momento a 99 pergunta se a foto utilizada no cadastro do motorista condiz com quem estava ao volante. Além disso, antes do motorista chegar, um alerta é enviado dentro do próprio aplicativo para que o passageiro verifique se a placa do carro é a mesma que está na tela.

Esta função de fiscal pode ser exercida em viagens que já foram realizadas em datas ainda mais antigas, bastando acessar a área de viagens anteriores e depois tocar em cada uma delas.

Mudanças também para o motorista

Para aumentar ainda mais a segurança, a empresa vai começar a solicitar que o motorista envie três fotos para seu cadastro, sendo uma selfie com a carteira de habilitação em mãos, uma foto do documento do carro e outra apenas com a CNH.

Com informações: UOL.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas B

Está tendo muitos cancelamentos, mas não é por causa de cartão .. e sim pq todos os motoristas estão correndo pela Uber e pela 99 ao mesmo tempo, pra não ficarem sem passageiros. Acontece que às vezes ele ainda está em uma corrida na Uber e alguém chama no 99, aí pra não rejeitar e ser punido ele aceita e espera que vc cancele. Alguns não estão nem aí e cancelam eles mesmos. Tá um saco isso! Tenho que pedir umas 3x pra conseguir.

Danilo

Aqui em Fortaleza só o que rola agora é propaganda na TV dizendo que o 99 é seguro depois desse caso: https://www.opovo.com.br/jornal/reportagem/2018/08/falso-motorista-de-app-e-investigado-por-4-casos-de-estupro.html

Paçaro

Só tive problema uma vez.

Cara tava lá na PQP, bem longe do ponto pra me buscar a tava se afastando cada vez mais. Mandei mensagem, leu e não respondeu. Aí eu liguei e falou que não tinha corrida ativa. Daí eu falei "ué, mas tá aqui que você leu minha resposta. Você não tá querendo me passar a perna? Não vou cancelar a corrida aqui pra ser cobrado não". O cara pistolou demais kkkkkk

Ai eu chamei um cabify e deixei o 99 aberto. Não deu cinco minutos o maluco do 99 me mandou mensagem falando que ia cancelar porque não ia se queimar por causa de 5 reais e um moleque como eu.

Paçaro

Aqui nunca aconteceu isso, nem Uber, nem 99, nem Cabify. Mas que sacanagem deles, não podem nem falar mal de taxista mais.

betacaroteno

Eu cliquei em "não" várias vezes porque o pop-up aparece enquanto ainda estou aguardando a corrida. Espero não prejudicar os motoristas. Mas há uma falha de user interface nisso.

Diogo Buíque

Infelizmente a Uber está com o mesmo problema aqui onde moro. Os motoristas mandam mensagens perguntando se é cartão, e quando respondo que é, cancelam na hora. Uma vergonha essas empresas serem submissas de seus "colaboradores".

Trovalds

Nessa o motorista imediatamente é suspenso do serviço e tem que dar explicações. Se não se retrata, tchau.

Diogo Buíque

Exatamente. Concordo totalmente e veja que até no Uber existem motoristas 'malandros'. Tem muitos aqui que parados em locais, aí recebem chamadas e ficam parados ou indo pra direção oposta para que o passageiro cancele e eles recebam a taxa de cancelamento.
Brasileiro é mestre na arte de dar nó em pingo d'água!.

pedrowillyam

O que tem que acabar no 99, pelo menos aqui em minha cidade, é essa palhaçada de a maioria dos motoristas cancelarem as corridas quando a gente pede no cartão de crédito. Não adianta nada terem preços mais baixos que o Uber se ninguém aceita minhas corridas ou quando aceitam nem do lugar saem, e nem adianta dizerem: saca dinheiro da sua conta, pois detesto andar com dinheiro.

Natthan Fruche Terzi

Pedi um uber, o malandrão do motorista ficou dando voltinha pra eu cancelar, simplesmente o App me deu a opção de ligar para a polícia, rapidinho fiz a denúncia falando que o motorista estava com atitude suspeita... O esperto cancelou rapidinho, kkkk

Daniel

Bacana! Agora o app tem muitas falhas. Desinstalei o meu pq toda vez que tentava chamar ele dava um aviso de que não poderia usar a forma de pagamento escolhida (cartão). Aí mudava a forma pra dinheiro, mesmo aviso, mudava pra Paypal, mesma coisa. Desisti.

Trovalds

Uai, mas o 99 não era "seguro" e "confiável"? Daí quando eu venho meter o pau na empresa tem um monte pra falar que eu estou falando besteira. Pago mais caro mas fico no UBER mesmo. Motorista malandro não sobrevive no serviço. Já no 99...