Início » Jogos » Sony libera crossplay de Fortnite entre PS4, Xbox One e Nintendo Switch após críticas

Sony libera crossplay de Fortnite entre PS4, Xbox One e Nintendo Switch após críticas

Será possível jogar Fortnite no PS4 com usuários do Xbox One e Switch, sincronizando seu progresso entre consoles

Felipe Ventura Por

A Sony lançou nesta quarta-feira (26) um beta aberto para o crossplay de Fortnite no PlayStation 4 com outras plataformas, incluindo Xbox One, Nintendo Switch, Android, iOS, Windows e macOS. A empresa vem sendo criticada por restringir o multiplayer online apenas a usuários de seu console.

Será possível jogar Fortnite no PS4 com usuários de outros sistemas, além de manter seu progresso e trocar itens in-game. Antes, a Sony não deixava nem sincronizar o progresso com o Xbox One e Switch: quem começava a jogar no PS4 tinha que recomeçar do zero ao rodá-lo em outro console. (O crossplay funcionava apenas com PC e celular.)

Em comunicado, a Sony reconhece que “as comunidades ao redor dos jogos evoluiram ao ponto onde experiências multiplataformas têm significativo valor para jogadores”. Por isso, ela decidiu liberar o crossplay em Fortnite, jogo com mais de 125 milhões de usuários.

O teste beta no PS4 será uma forma de avaliar o crossplay “no lado técnico e social”. E este é apenas o começo: a Sony promete revelar mais detalhes sobre “o que isso significa para outros títulos daqui para frente”.

Sony foi criticada por bloquear crossplay no PS4

No ano passado, a Microsoft começou a pressionar a Sony publicamente para liberar o crossplay com jogos como Minecraft. Não adiantou: “infelizmente, essa é uma discussão comercial entre a nossa equipe e outras partes interessadas”, disse um gerente de marketing do PlayStation.

Trata-se de uma decisão comercial, não técnica. O PlayStation 4 vendeu 76 milhões de unidades desde seu lançamento, segundo a própria Sony. A divisão de games é a mais lucrativa da empresa. A Microsoft não revela números, mas estimativas dizem que o Xbox One vendeu apenas 39 milhões.

A Bethesda disse que Fallout 76 não teria crossplay no PS4, e até ameaçou não lançar The Elder Scrolls: Legends no console devido a essa limitação. A Sony não cedeu. Seu CEO, Kenichiro Yoshida, também disse que o crossplay poderia comprometer a experiência no PS4, dizendo que seu console “é o melhor lugar para jogar”. Foi necessária a pressão de Fortnite, um jogo online extremamente popular, para isso acontecer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Love

Pelo lado bom... eles voltaram atrás e deram o que grande parte da comunidade queria, agora a Microsoft não teve esse chá na geração passada.

E a Bethesda(que está com parceria com a Microsoft), disse que os jogos dela não teriam essa ferramenta, pois a Sony não deixava, agora com a Sony liberando aos poucos, a Bethesda já se pronunciou falando que ELA(Bethesda), que não vai fazer crossplay, isso que é estranho.

zoiuduu .

vc está fazendo muito sentido, vou mandar o pirata salazar atrás de vc.

zoiuduu .

O problema é o eleitor que fica querendo eleger presidiário kkkkk

zoiuduu .

Foi eles que disseram assim,,, a gente num tem multiplataforma pq a nossa plataforma é a melhro pra jogar /?

Luís Carlos Soares

E o mercado de tvs também que não é lá muita coisa, acho que a Sony só se destaca ainda em games, equipamentos de áudio e sensores de câmeras para smartphones

João Silverado

Mas Google e Sony são estatais??

VolksW4GNER

Ah.

João

Já tem.

Eduardo Braga

Finalmente o bom senso. Mas só pro Fortnite, aparentemente...

"A divisão de games é a mais lucrativa da empresa" Por que será né? Só fazem merda no mercado móvel e no de filmes.

VolksW4GNER

Libera com o pessoal do pc kkk

Austin Powers

Boa Tarde.

Só uma correção no título esta "Fornite em vez de Fortnite".

Sobre o assunto demorou em sony.

Trovalds

https://tecnoblog.net/25832... - 03/09/2018

“Nossa maneira de pensar é sempre a de que o PlayStation é o melhor lugar para jogar. Fortnite, creio eu, em parceria com o PlayStation 4 é a melhor experiência para os usuários”.

Segundo ele, a decisão é “baseada no que é melhor para a experiência do usuário”.

23 dias depois...

McFake

Reclama e eles voltam com o pacote pro local de origem.

André Machado

Sim né cara, até porque jogo exclusivo não faz o menor sentido ser multiplataforma....

Lucas Santos

Felizmente os usuários normais ainda tem mais voz que os sonistas.

Exibir mais comentários