Início » Jogos » Sony libera crossplay de Fortnite entre PS4, Xbox One e Nintendo Switch após críticas

Sony libera crossplay de Fortnite entre PS4, Xbox One e Nintendo Switch após críticas

Será possível jogar Fortnite no PS4 com usuários do Xbox One e Switch, sincronizando seu progresso entre consoles

Felipe Ventura Por

A Sony lançou nesta quarta-feira (26) um beta aberto para o crossplay de Fortnite no PlayStation 4 com outras plataformas, incluindo Xbox One, Nintendo Switch, Android, iOS, Windows e macOS. A empresa vem sendo criticada por restringir o multiplayer online apenas a usuários de seu console.

Será possível jogar Fortnite no PS4 com usuários de outros sistemas, além de manter seu progresso e trocar itens in-game. Antes, a Sony não deixava nem sincronizar o progresso com o Xbox One e Switch: quem começava a jogar no PS4 tinha que recomeçar do zero ao rodá-lo em outro console. (O crossplay funcionava apenas com PC e celular.)

Em comunicado, a Sony reconhece que "as comunidades ao redor dos jogos evoluiram ao ponto onde experiências multiplataformas têm significativo valor para jogadores". Por isso, ela decidiu liberar o crossplay em Fortnite, jogo com mais de 125 milhões de usuários.

O teste beta no PS4 será uma forma de avaliar o crossplay "no lado técnico e social". E este é apenas o começo: a Sony promete revelar mais detalhes sobre "o que isso significa para outros títulos daqui para frente".

Sony foi criticada por bloquear crossplay no PS4

No ano passado, a Microsoft começou a pressionar a Sony publicamente para liberar o crossplay com jogos como Minecraft. Não adiantou: "infelizmente, essa é uma discussão comercial entre a nossa equipe e outras partes interessadas", disse um gerente de marketing do PlayStation.

Trata-se de uma decisão comercial, não técnica. O PlayStation 4 vendeu 76 milhões de unidades desde seu lançamento, segundo a própria Sony. A divisão de games é a mais lucrativa da empresa. A Microsoft não revela números, mas estimativas dizem que o Xbox One vendeu apenas 39 milhões.

A Bethesda disse que Fallout 76 não teria crossplay no PS4, e até ameaçou não lançar The Elder Scrolls: Legends no console devido a essa limitação. A Sony não cedeu. Seu CEO, Kenichiro Yoshida, também disse que o crossplay poderia comprometer a experiência no PS4, dizendo que seu console "é o melhor lugar para jogar". Foi necessária a pressão de Fortnite, um jogo online extremamente popular, para isso acontecer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Love
Pelo lado bom... eles voltaram atrás e deram o que grande parte da comunidade queria, agora a Microsoft não teve esse chá na geração passada.E a Bethesda(que está com parceria com a Microsoft), disse que os jogos dela não teriam essa ferramenta, pois a Sony não deixava, agora com a Sony liberando aos poucos, a Bethesda já se pronunciou falando que ELA(Bethesda), que não vai fazer crossplay, isso que é estranho.
zoiuduu .
vc está fazendo muito sentido, vou mandar o pirata salazar atrás de vc.
zoiuduu .
O problema é o eleitor que fica querendo eleger presidiário kkkkk
zoiuduu .
Foi eles que disseram assim,,, a gente num tem multiplataforma pq a nossa plataforma é a melhro pra jogar /?
Luís Carlos Soares
E o mercado de tvs também que não é lá muita coisa, acho que a Sony só se destaca ainda em games, equipamentos de áudio e sensores de câmeras para smartphones
João Silverado
Mas Google e Sony são estatais??
VolksW4GNER
Ah.
João
Já tem.
Eduardo Braga
Finalmente o bom senso. Mas só pro Fortnite, aparentemente..."A divisão de games é a mais lucrativa da empresa" Por que será né? Só fazem merda no mercado móvel e no de filmes.
VolksW4GNER
Libera com o pessoal do pc kkk
Austin Powers
Boa Tarde.Só uma correção no título esta "Fornite em vez de Fortnite".Sobre o assunto demorou em sony.
Trovalds
https://tecnoblog.net/25832... - 03/09/2018“Nossa maneira de pensar é sempre a de que o PlayStation é o melhor lugar para jogar. Fortnite, creio eu, em parceria com o PlayStation 4 é a melhor experiência para os usuários”.Segundo ele, a decisão é “baseada no que é melhor para a experiência do usuário”.23 dias depois...
McFake
Reclama e eles voltam com o pacote pro local de origem.
André Machado
Sim né cara, até porque jogo exclusivo não faz o menor sentido ser multiplataforma....
Lucas Santos
Felizmente os usuários normais ainda tem mais voz que os sonistas.
Cameron Poe
Mandou bem, agora só partir pra retrocompatibilidade no ps5 também, aí já fica bem melhor (porque duvido muito que quem terá ps4 irá vender tão facilmente junto com todos os jogos, caso não tenha - isso digo no começo da nova gen).
Cameron Poe
Quem dera se o problema do brasil fosse só os correios quem dera né...
André Machado
Tomara que abra precedentes para outros jogos... tenho mais amigos com xbox do que ps4(minha plataforma) e queria poder jogar com eles um battlefield por exemplo...
Luís Carlos Soares
Pois vai lá é roda, aí você volta aqui e me avisa se rolou
Diego F. Duarte
Eu ja reclamei de um pacote q n chegou apos os 40 dias. Chegou 2 dias depois...Funciona sim =p
Franco Luiz
Com correios nao funciona ja desisti de esperar um milagre , ta na hora de alguem agir nem que seja privatizando mas ao menos fazer alguma coisa
Diogo
HAHAHAHAHAHA, boa piada! Conta outra!
Gustave Dupré
Não é bem assim . LOL roda em qualquer batata, Fortnite precisa de pelo menos uma placa de vídeo razoável para rodar daquele jeito embasado.
Rmavalli
O Correios ouviu muito sobre empoderamento, não da a minima pro que falam dele.
Gustave Dupré
O problema é que os correios não se importam com o que as pessoas acham deles.
Rmavalli
Ué?Talvez se fosse privado essa técnica funcionaria.
Gustave Dupré
NOSSSA que foda!!! Eu já tinha desistido.
Anayran Pinheiro
Depois de muitos anos e um fenômeno chamado Fortnite, que roda até no PC da Xuxa
Luís Carlos Soares
Se fosse um jogo exclusivo eu até entederia o motivo, reconheceu que quem manda é o consumidor e obedeceram
Andre Kittler
Clientes/usuários reclamam do chrome, e google volta atras.Clientes/usuários reclamam da sony online, e ela volta atras.Percebem essa tendencia?Ideia: vamos reclamar dos Correios!:(