Tecnoblog

Sony libera crossplay de Fortnite entre PS4, Xbox One e Nintendo Switch após críticas

Será possível jogar Fortnite no PS4 com usuários do Xbox One e Switch, sincronizando seu progresso entre consoles

A Sony lançou nesta quarta-feira (26) um beta aberto para o crossplay de Fortnite no PlayStation 4 com outras plataformas, incluindo Xbox One, Nintendo Switch, Android, iOS, Windows e macOS. A empresa vem sendo criticada por restringir o multiplayer online apenas a usuários de seu console.

Será possível jogar Fortnite no PS4 com usuários de outros sistemas, além de manter seu progresso e trocar itens in-game. Antes, a Sony não deixava nem sincronizar o progresso com o Xbox One e Switch: quem começava a jogar no PS4 tinha que recomeçar do zero ao rodá-lo em outro console. (O crossplay funcionava apenas com PC e celular.)

Em comunicado, a Sony reconhece que “as comunidades ao redor dos jogos evoluiram ao ponto onde experiências multiplataformas têm significativo valor para jogadores”. Por isso, ela decidiu liberar o crossplay em Fortnite, jogo com mais de 125 milhões de usuários.

O teste beta no PS4 será uma forma de avaliar o crossplay “no lado técnico e social”. E este é apenas o começo: a Sony promete revelar mais detalhes sobre “o que isso significa para outros títulos daqui para frente”.

Sony foi criticada por bloquear crossplay no PS4

No ano passado, a Microsoft começou a pressionar a Sony publicamente para liberar o crossplay com jogos como Minecraft. Não adiantou: “infelizmente, essa é uma discussão comercial entre a nossa equipe e outras partes interessadas”, disse um gerente de marketing do PlayStation.

Trata-se de uma decisão comercial, não técnica. O PlayStation 4 vendeu 76 milhões de unidades desde seu lançamento, segundo a própria Sony. A divisão de games é a mais lucrativa da empresa. A Microsoft não revela números, mas estimativas dizem que o Xbox One vendeu apenas 39 milhões.

A Bethesda disse que Fallout 76 não teria crossplay no PS4, e até ameaçou não lançar The Elder Scrolls: Legends no console devido a essa limitação. A Sony não cedeu. Seu CEO, Kenichiro Yoshida, também disse que o crossplay poderia comprometer a experiência no PS4, dizendo que seu console “é o melhor lugar para jogar”. Foi necessária a pressão de Fortnite, um jogo online extremamente popular, para isso acontecer.