5 ajustes de segurança para evitar que seu Facebook seja invadido

Você pode tornar o seu perfil do Facebook mais seguro e evitar que a sua conta seja roubada seguindo esses passos

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Cadeado / Padlock / Pixabay

Vez ou outra surge um novo recurso de segurança no Facebook para ajudar os usuários a proteger suas contas e impedir o roubo ou a invasão de perfis. A funções vão desde autenticação de dois fatores até ferramentas que ajudam a prevenir o assédio online. Separamos cinco ajustes rápidos que você fazer para tornar seu Facebook seguro.

1. Autenticação de dois fatores

“Autenticação de Dois Fatores” ou “Verificação em Duas Etapas” adiciona uma camada extra de segurança (mas, não infalível) a cada acesso feito na sua conta do Facebook em um dispositivo diferente, que você nunca tenha usado — como um celular novo ou computador compartilhado de uma biblioteca, por exemplo. Isso impede que alguém que tenha a sua senha (ou descobriu olhando históricos do navegador) acesse o perfil.

Quando você tentar fazer login em uma situação como essa, vai precisar usar um código de verificação além da sua senha para completar o processo. É muito similar aos “tokens” de bancos e esse código é enviado apenas para você por SMS ou aplicativo.

2. Verificação de Segurança Extra

A verificação permite reconhecer em quais dos seus dispositivos (ou de terceiros) foram feitos logins. Os alertas de login também permitem criar notificações de novas conexões que ajudam a manter a sua conta mais segura. Quando alguém tentar se conectar se passando por você, vai chegar um aviso pelo Facebook, Messenger ou e-mail.

Acesse as Configurações de Segurança: facebook.com/settings?tab=security.

  1. Em “Onde você se conectou”, observe quais aparelhos estão com login ativo;
  2. Clique no menu de três pontos em cada conexão;
  3. Selecione “Sair” ou “Não é você?”, dependendo do caso;
  4. Ou clique em “Sair de todas as sessões”, ao final dessa lista.

Nesta mesma página, procure por “Configuração de segurança extra” e ative alertas.

  1. Em “Receber alertas sobre logins não reconhecidos” clique em “Editar”;
  2. Clique em “receber notificações” onde desejar: e-mail, Messenger ou Facebook;
  3. Clique em “Salvar alterações” para confirmar as mudanças.

Certifique-se de que o e-mail que receberá o alerta é o e-mail que você usa atualmente.

3. Use uma senha forte e complexa

Se você tem Facebook há muito tempo e nunca trocou a senha, já passou da hora de fazer isso. Certifique-se de que sua senha seja forte tem ao menos seis caracteres (mas, quanto maior, melhor) e tente usar uma combinação complexa que inclua números, letras e pontuações. Tente combinar letras maiúsculas e minúsculas. E, atenção especial: sua senha do Facebook deve ser diferente das outras senhas que você usa.

4. Escolha contatos de confiança

Sabe aquele amigo do peito? Selecione de três a cinco com os quais você pode entrar em contato se precisar de ajuda para recuperar acesso à sua conta em caso de ter perdido a senha e não conseguir redefinir ou ter sido alvo de algum ataque. Crie o que o Facebook chama de contatos de confiança. Essa opção está na página das “Configurações de Segurança” que citamos acima, e você pode atualizar os nomes.

5. Desfazer a amizade e bloquear pessoas

Você não precisa manter pessoas desconhecidas, que estejam assediando você ou entrando em contato de forma indesejada na sua rede de amizades. Essas conexões podem sempre ser desfeitas de forma simples. Basta ir ao perfil de quem deseja encerrar o contato, tocar na guia “Amigos” e selecionar “Desfazer amizade”.

Você também pode bloquear alguém caso não deseje que a pessoa veja o seu perfil. É só acessar a guia “Mais”, seguido por “Configurações e Bloqueando”, adicionando o nome ou o e-mail da pessoa. Nos dois casos, a outra parte não será notificada.

E, se as coisas ficarem complicadas, você sempre pode desativar a sua conta do Facebook caso queira dar um tempo na rede social, ou deletar o seu perfil de vez.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados