Início » Celular » É tempo de tablets. Quem vai se dar melhor?

É tempo de tablets. Quem vai se dar melhor?

Thiago Mobilon Por

Quando a Apple lançou o iPad, tomou a frente em uma coisa que todos os fabricantes pareciam estar com preguiça de fazer -- criou um dispositivo de consumo de conteúdo fácil de manusear, com uma experiência agradável e o seu já consagrado sistema operacional móvel.

É verdade, de inovador o iPad não tem nada. Todas as tecnologias utilizadas nele já foram vistas em outro lugar (ou quase todas), seja no iPhone ou nos vários protótipos de tablets que hora ou outra apareciam. E mesmo sendo um "mais dos mesmos, mas agora com uma tela grande" o iPad fez com que os fabricantes levassem a sério um mercado que estava congelado. Todos estavam à espera de uma iniciativa bem executada e essa iniciativa foi o próprio gadget da Apple.

Nas últimas semanas vários protótipos de tablets foram apresentados ao público. Enquanto a Apple se gabava de ter vendido 2 milhões de iPads em apenas 2 meses, Asus, Google, HP, Acer, Dell, MSI e até a fundação One Laptop per Child anunciaram que vão entrar no mercado com aparelhos movidos a todos os sabores de sistemas operacionais.

E quem não ficou satisfeito com nenhum dos modelos, fez com as próprias mãos.

A dúvida agora é: com tantos sabores, qual sistema irá dominar o mundo dos Tablets? Será que soberania da Microsoft nos desktops irá se replicar nos tablets, ou o troféu vai ficar com a Apple, mestre das interfaces intuitivas?

E não esqueçamos de adicionar o Google Android e a HP com o webOS na salada. A briga vai ser boa.

O que vocês acham? Este é o tema da nossa enquete dessa semana. Ela já está ali na barra lateral, é só clicar e participar. 🙂

Resultados da última semana

A semana passada retrasada foi dominada pelos lançamentos do Google no I/O 2010. Foi lá que eles apresentaram o Google TV, tema da última enquete. O resultado vocês conferem abaixo:

Você trocaria a TV da sua sala por uma com o Google TV?

Quer sugerir o tema da próxima enquete? É só deixar nos comentários. Essa saiu atrasada, mas a outra deve entrar na próxima segunda.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@tonyfrasouza
Sobre Win7"ema", estou com os dois pés atrás. Tudo bem que se acostuma com tudo, mas vai ser complicado para iniciante lá nos "cafundé do judas". Com pode uma empresa em que elogiei tanto, mesmo com tantas reclamações de te azul e tal. Tive o Windows XP desde seu lançamento, que, por sinal deu muito pau no começo, mas isto é normal em qualquer sistema operacional. Daí então fiquei com um computador usando o WinXPProSp1, Sp2, Sp3; por mais de 5 anos sem ao menos desfragmentar, formatar etc... Bastava adicionar as mudanças necessárias e pronto. Agora me vem o Win7"ema" flu-flu da vida... Já estou me apaixonando pelo tal de Android... Ou Meego, que me pareceu muito interessante... Ah!!! Os aplicativos? Word, powerpoint, excel, blá, blá, blá... Isto vem com o tempo e melhor...
Kadu
Assino embaixo!!!
@yurycassini
Eu estou esperando o MotoTablet chegar ao mercado rsrs Hellomoto!
himynameislima
Vou esperar a HP anunciar algum tablet. To apostando neles.
Hernani
Algum tema relativo a games como qual serão as novidades dos consoles da próxima geração, quem irá trazer novidades e liderar as vendas da próxima geração, o que você espera para próxima geração, algo do gênero ^^
Alexandre
Quem deve ficar muito preocupada a medio e longo prazo é a microsoft. Os gadgets estao ficando muito semelhantes a pcs para certos usos, e assim dissemina-se o sistema da apple. Ainda, o Android evoluindo a passos largos, torna-se um potencial concorrente num fututo. Creio que em 20 anos, windows nao mais reinará sozinho como hoje em dia.
João @Joaoyork
Vou ser profético agora, o Ipad (Papai papai eu não preciso massss quero um desesperadamente) é o ultimo produto de sucesso da Apple na atualidade. O Ipad é o fim de um ciclo que foi criado, claro isso na minha visão, ele e o fechamento de uma gama de produtos, a partir de agora, estão todas as empresas Microsoft, Google, Apple no mesmo nível empresarial e nível de criação. Agora é que vai começar a briga, pois até então era só euforia por lançamentos da Apple, agora vamos ver a batalha do conteúdo apresentado em cada um dos dispositivos. E eu estou apostando que o Google é que vai ganhar, por sua enorme gama de conteúdo interligado. Concluindo acho que a Apple não vai lançar nem um novo produto em 5 anos. Produto que eu digo não é atualização dos produtos já lançados, tipo Ipad 2g e bla bla bla. Produto novo mesmo algo que faça você querer um desesperadamente.
Guilherme
Acho difícil falar apenas em vantagens tecnológicas, preços, facilidade de customização, etc. com relação à mercado, pois, a Apple não vende o iPad por ter o sistema operacional tal, tanto de memória e processador tal. Ela vende o conceito do iPad juntamente com o status de ter um. Creio que essa avaliação em escolher um produto perante suas características e vantagens tecnológicas, faz parte de um público ainda muito restrito.
@eubrunno
O android por ser opensource é grátis, qual quer fabricante pode utilizar sem onus, de fácil custumização, além de ter uma grande empresa por trás. linux no geral vão dominar os tablets, em especial o android. Mas não se esqueçam do Chrome OS, na minha humilde opinião será modificador para atender principalmente os tablets e em segundo plano os Netbooks(se esses continuarem a existir). Google vai dominar os tablets assim como pouco a pouco dominará os smarts. Apple será para quem pode e quer pagar mais caro. assim como nos Desktops e notebooks.
Rodrigo Fante
Parei no customizável.
Rodrigo Fante
Android vai ser o Windows do mobile, e iPhone OS vai continuar sendo como o Mac em desktop, um sistema melhor, mais bem acabado, porém fechado, mais caro e limitado a quem pode pagar por isso.
william!
Se não fosse o TouchFLO da HTC, os sistemas seriam umas merdas. Sorte que eles pensam :) Curto o hardware da HTC, pena que são caros :/
Thiago Mobilon
Sobre a interface do Windows, isso é customizável. Prova disso são os aparelhos que a HTC lança equipados com Windows Mobile, mas com a interface TouchFLO.
Adonai
Eu acho que a Google não vai perder tempo e vai correr atraz da sua fatia com um tablet Android (or Chrome, maybe... how knows?) que vai ser do CARALHO. Windows 7 em tablets? Isso me soa meio estranho... eu acho que a interface no Windows 7 não é muito amigavel para tablets. Não cheguei a conhecer esse tal de WebOS, então não sei o que falar dele. E pra mim o iPad continua sendo um iPhone gigante.
tplayer
Acho que o Android vai dominar o mundo tablet por ser um sistema leve e poder ser usado por qualquer fabricante.