Início » Internet » Facebook direciona anúncios usando número de celular para login em duas etapas

Facebook direciona anúncios usando número de celular para login em duas etapas

Você pode ativar a autenticação de dois fatores no Facebook sem fornecer um número de telefone

Felipe Ventura Por

O Facebook admitiu que usa seu número de celular para direcionar anúncios, mesmo se ele estiver cadastrado apenas para a autenticação de dois fatores. A rede social também pode descobrir seu número caso um amigo envie a lista de contatos para o perfil.

Em comunicado ao Gizmodo, a empresa diz: “usamos as informações que as pessoas fornecem para oferecer uma experiência melhor e mais personalizada no Facebook, incluindo anúncios”.

Facebook

Pesquisadores descobriram que, quando um usuário cadastra o celular no Facebook para autenticação de dois fatores, esse número pode ser usado para direcionar anúncios em algumas semanas. O estudo foi liderado por Giridhari Venkatadri, da Northeastern University (EUA).

Desde maio, o Facebook permite ativar a autenticação de dois fatores sem pedir um número de telefone. Em vez disso, você pode usar um app gerador de códigos como o Authy ou o Google Authenticator. Isso está disponível neste link ou, no celular, seguindo o caminho ≡ (Menu) > Configurações > Segurança e login > Usar autenticação de dois fatores.

Facebook consegue seu número através dos seus amigos

O Facebook vai além: se você tem um perfil e nunca forneceu seu celular, ainda pode ver anúncios direcionados pelo número de telefone — caso um amigo tenha feito o upload da lista de contatos.

É uma prática semelhante ao “perfil sombra”, ou “shadow profile”, com informações de pessoas que não estão cadastradas no Facebook. (Em depoimento ao Congresso americano, Mark Zuckerberg negou conhecer isso.) Mas aqui, trata-se de algo feito com os usuários: você não forneceu alguns dados, mas a rede social os conseguiu mesmo assim.

E o Facebook não permite saber se alguém enviou seus contatos ao perfil, alegando que isso violaria a privacidade dos seus amigos. Você só tem controle sobre as informações de contato que você mesmo enviou.

“As pessoas são donas de suas listas de contatos”, diz um porta-voz. “Entendemos que, em alguns casos, isso pode significar que outra pessoa pode não conseguir controlar as informações de contato que alguém envia sobre elas.”

Com informações: Gizmodo, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce

alguem está surpreso?

betacaroteno

Continuo recebendo só propaganda argentina.

Paçaro

Deixa isso chegar aos ouvidos da EU. Logo rola uma multa bilionaria pro facebook.

Paçaro

Pior que eu tirei esses dias kkk

Renan Alves

Sinto o cheiro de empresa indo pro limbo.... é a hora de vender as ações do facebook. os caras tão perdidos, o dinheiro entrou de um modo que não tem como mais sair da cabeça desses caras.

Paul

Ah não, porr...
Mas isso vindo do Google(e até do FB) já é esperado.

DeadPull

O problema não é empresas como Google e Facebook nos monitoraram com base em dados que fornecemos a elas voluntariamente. O problema é que essas empresas nos perseguem mesmo que a gente tente evitá-las a qualquer custo, e elas têm a cara de pau de pegar até nossos dados mais sensíveis sem nossa autorização, tudo em nome do maldito lucro. É por essas coisas que eu sou totalmente a favor das políticas europeias de proteção de dados, como a GDPR. A culpa da existência dessas leis são as próprias empresas de tecnologia que usam as pessoas como se fossem meras mercadorias, mesmo contra a vontade das pessoas.

Dispister

(A rede social também pode descobrir seu número caso um amigo envie a lista de contatos para o perfil.)
De que vale o esforço então de ir lá e tirar o número?

Vítor Hugo

😮

João Almeida

Pegar meu número sem eu teen fornecido não é quebra de privacidade? (sei que o facebook não é mestre em manter a privacidade kkk mas deveria ser olhado a sério isso)

Luís Carlos Soares

"(Em depoimento ao Congresso americano, Mark Zuckerberg negou conhecer isso.)", Aham sei, controla praticamente o Facebook inteiro e fica se fazendo dizendo que não sabe o que acontece lá dentro

Matheus Alexandre

O que não entendi direito foi o quão meu número de celular seria útil para direcionamento de anúncio, além, é claro, de anúncios relacionados à minha operadora.

MicCaptchA

"Mark Zuckerberg negou conhecer isso."

Daqui a pouco está preso em Curitiba.