Início » Negócios » Spotify testa GPS para verificar endereços no plano familiar

Spotify testa GPS para verificar endereços no plano familiar

Plano Premium Familiar exige que usuários morem no mesmo lugar; sem comprovação de endereço, assinatura pode ser cancelada

Emerson Alecrim Por

Dividir com os amigos o Plano Premium Familiar do Spotify parece uma boa ideia. No Brasil, a assinatura custa R$ 26,90 por mês e cria contas para até seis usuários. Mas não é tão simples: o serviço só permite que a assinatura seja compartilhada por pessoas que moram no mesmo lugar. Até GPS vem sendo usado para comprovar se todos têm um único endereço.

Novo Spotify

É o que alguns usuários descobriram recentemente. Nos últimos dias, o Spotify enviou emails a determinados assinantes nos Estados Unidos e Alemanha pedindo que eles comprovem seus locais de residência por meio de dados de localização via GPS. Em caso de não comprovação, a assinatura familiar pode simplesmente ser cancelada.

Reclamações não demoraram a surgir nas redes sociais. Ainda que alguns usuários expressem preocupação com a privacidade, a maioria argumenta que realmente compartilha o plano com familiares, mas que nem todos residem no mesmo endereço.

Mas o que o Spotify impõe é justamente que todos os participantes vivam no mesmo lugar, tanto o titular quanto os demais membros. Nas páginas de ajuda do serviço, a empresa diz que “se não conseguirmos verificar os membros de um Plano Premium Familiar, eles serão removidos do plano”.

Até pouco tempo atrás, o Spotify não parecia muito preocupado em verificar se os participantes das assinaturas familiares respeitam a condição. Mas, provavelmente, a pressão para elevar as receitas vem forçando a companhia a experimentar mecanismos de checagem.

Não surpreende. Executivos da indústria fonográfica estão cada vez mais preocupados com a crescente perda de receita média por usuário do Spotify. Isso porque um levantamento recente da Billboard aponta que, atualmente, quase metade dos assinantes de serviços pagos de streaming de música usam planos familiares.

Uma saída para pelo menos amenizar esse cenário é aumentar o valor dos planos familiares. Mas, se você tem uma assinatura do tipo, não precisa se preocupar: não há nada indicando que o Spotify irá aumentar o valor do Plano Premium Familiar. Não agora. Provavelmente, a companhia está mais preocupada em não perder competitividade.

Com relação à inusual verificação por GPS, a empresa explicou que tudo não passou de um teste “com pequenos grupos de usuários em mercados selecionados”. O teste já foi encerrado e, portanto, não deve ser convertido em uma funcionalidade permanente, pelo menos não no curto prazo.

Com informações: TechCrunch, Quartz.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Allan Zeidler

Colocar amigos no Plano Família é fraude, ponto. O que não é justo é exigir que membros da FAMÍLIA morem no mesmo local, tendo em vista que há muitos pais separados e os filhos tem contato constante com ambos. Tem que definir o que é família, pedir o CPF e cruzar os nome, ponto.

Oroitz Zabala

Para quem está revoltado com essa medida do Spotify, eu estava vendo planos familiares dos concorrentes e encontrei um que talvez seja a alternativa de quem esteja procurando outro serviço que não exija todos os membros familiares morarem na mesma residência: O Google Play. Estava lendo as condições deles do plano família e encontrei o seguinte:

Requisitos para o administrador da família
Para se inscrever, você precisa atender a todos estes requisitos:

Ter mais de 18 anos (ou a idade mínima no seu país) e uma Conta do Google.
Ter um cartão de crédito válido para usar como forma de pagamento familiar.
Morar em um país onde o plano família do Play Música esteja disponível.
Não participar de outro grupo familiar.
Requisitos para membros da família
Os integrantes do grupo familiar precisam atender a todos estes requisitos:

Ter uma Conta do Google. Se um dos membros da família tiver menos de 13 anos ou a idade mínima no seu país, o administrador da família precisará criar uma Conta do Google para essa pessoa.
Morar no mesmo país que o administrador da família.
Não participar de outro grupo familiar.
Observação: as pessoas que você convidar para seu grupo familiar verão seu nome, sua foto e seu endereço de e-mail.

Ou seja, basta morar no mesmo país da pessoa que é o administrador da conta família.

FONTE: https://support.google.com/...

Lucas

Eles também não fornecem um serviço de qualidade como deviam oferecer, o client do Windows tem problemas que já foram reportados a 5 anos e nunca foram resolvidos.
Se for pra pagar caro num serviço ruim assim, eu migro pra outro.

Caleb Enyawbruce

Normal... faz parte do "jogo"

thejorsias

Concordo com você, mas a partir do momento onde visar só lucro da empresa também significa atrapalhar a experiência (estando o cliente com razão ou não) do cliente, ele pode se ver no direito de querer cancelar o problema.

Não problema em querer lucrar com seu produto, mas não adiante chorar caso o cliente não ache que o produto justifique o investimento.

Seraph

boicotar como? ficando sem usar? pirateando? kkkk piada.
Flw

Caleb Enyawbruce

ok, vc pode reclamar com a empresa, ou boicotar. Nao justifica burlar. Mas cada um é cada um, e eu nao sou perfeito, por isso nao vou prosseguir com isso. Flw e ate mais!

Seraph

E vai ser resolvido não burlando? Por favor. Eu uso a conta família mas vivo viajando, vou em casa raramente. É ridículo querer que 5 pessoas morem na mesma casa para usar um serviço (ngm usa assim)

Caleb Enyawbruce

e isso vai ser resolvido burlando as regras?

Seraph

é só oferecerem um serviço melhor em vez de serviço capado. Netflix ta aí excelente.

Lobo Solitário

Que ódio, rapaz? Tá precisando de aulas de interpretação de texto urgente, heim. E não liga tanto que se dá ao trabalho de responder toda vez, aham, claaaaro, vou fingir que acredito se isso te deixa feliz...

Paulo Cruz

Ki Mêda do seu ódio... Ui ui ui.
Só em questão de informação pra você, tudo que escuto tenho em CD comprado e ripado, além de ter assinado Spotify desde 2014... Não estou ligando muito pro que você tá pensando de mim e o que você realmente pensa não vai afetar minhas ações, além do mais, você não paga minhas contas.

Lobo Solitário

Não, meu Windows não é pirata, é o original que veio com o notebook. E eu comprei o Windows XP e o 7 originais também, em suas respectivas épocas. Só porque vc é mal-caráter pirateiro, acha que todo mundo é igual a vc??

Luiz Fernando

iiii cancelado

Paulo Cruz

Vc fazendo comentários sobre meu caráter sem me conhecer só demonstra também um pouco do seu, através de uma imagem qualquer e um codinome bosta.
Quanto medo eu tenho de voce.

Exibir mais comentários