Facebook bloqueou links sobre invasão que afetou 50 milhões de pessoas

Facebook foi hackeado e obrigou 90 milhões de usuários a fazer login de novo; Mark Zuckerberg não se desculpou pelo ataque

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Facebook bloqueou temporariamente um link do jornal britânico The Guardian sobre a falha que atingiu 50 milhões de usuários. Uma notícia da Associated Press sobre o ataque também foi barrada. Ambos se espalharam rápido e o sistema da rede social achou que eram spam; eles já estão liberados. Outros veículos da mídia não foram afetados.

Eu tentei publicar a notícia do Guardian no meu perfil, através da web, mas me deparei com a seguinte mensagem de erro: “Nossos sistemas de segurança detectaram que muitas pessoas estão publicando o mesmo conteúdo, o que poderia indicar spam. Experimente fazer outra publicação”.

Fiz o experimento com links de outros veículos, incluindo New York Times, The Verge, G1 e o próprio Tecnoblog, mas não encontrei problemas. Alguns minutos depois, o link do Guardian foi liberado.

O bloqueio também ocorreu no iPhone e em outros países. Em um caso, o Facebook até removeu um post com o link, dizendo que “ele parece spam para nós”.

https://twitter.com/bjorn/status/1045752779531141120

Uma notícia da AP também foi afetada:

Mark Zuckerberg falou sobre invasão mas não se desculpou

Seria fácil acusar a rede social de censurar a notícia, mas vale lembrar que quem confirmou a invasão foi o próprio Facebook. A notícia do Guardian é baseada no comunicado do Facebook.

Além disso, Mark Zuckerberg publicou um post em seu perfil repetindo os principais pontos do comunicado: a falha de segurança foi corrigida; os tokens de acesso de 90 milhões de pessoas foram invalidados, exigindo novo login; e o recurso vulnerável (“Ver como”) foi temporariamente desativado.

Há, no entanto, uma diferença notável: Zuckerberg não pediu desculpas — você não encontrará a palavra “sorry” no post dele. Enquanto isso, o vice-presidente Guy Rosen escreve no comunicado: “a privacidade e a segurança das pessoas são extremamente importantes, e pedimos desculpa por isso ter acontecido”.

O Facebook descobriu na última terça-feira (25) que foi invadido. Hackers usaram uma vulnerabilidade no recurso “Ver como”, que permite saber como seu perfil será exibido para outras pessoas. A empresa ainda não sabe se houve vazamento de dados.

50 milhões de contas foram afetadas, e seus tokens de acesso foram revogados. Por precaução, a rede social também invalidou os tokens de mais 40 milhões de pessoas, atingindo um total de 90 milhões de usuários. Todos precisaram fazer login novamente em seus dispositivos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados