Início » Internet » Como impedir que anunciantes usem seu número de telefone no Facebook

Como impedir que anunciantes usem seu número de telefone no Facebook

A rede social ativou inadvertidamente o número de telefone das pessoas para fins de segmentação de anúncios no Facebook

Por
46 semanas atrás

Recentemente foi descoberto mais uma polêmica envolvendo privacidade no Facebook. Após denúncias, o Facebook admitiu que usa o número de telefone celular dos membros da rede social para direcionar anúncios, mesmo que a informação tenha sido cadastrada apenas para a autenticação de dois fatores (login em duas etapas). A rede social também é capaz de descobrir um telefone caso esteja em uma lista de contatos.

A rede social ativou inadvertidamente o número de telefone das pessoas para os anunciantes usarem para fins de segmentação. A ironia é que o 2FA (a verificação em dois fatores) foi criada para manter contas seguras, sem expor usuários da plataforma.

Foto via Pixabay

Isso significa que você pode ver publicidade específica de anunciantes que cruzaram dados, como seu número de telefone, com os de seus clientes como médicos especialistas, estabelecimentos em que você é cadastrado, delivery, lugares que você foi, serviços que você contratou e etc (o que pode dizer muito sobre você seus hábitos).

Mas, ainda podemos podemos impedir que os anunciantes segmentem propaganda para nós baseados nos nossos números de telefone e evitar situações indesejadas.

A primeira coisa que você precisa fazer é remover seu número de telefone e usar a verificação em duas etapas com um aplicativo, como o Google Authenticator.

No celular (Android e iPhone)

  1. Abra o aplicativo do Facebook;
  2. Encontre “Configurações e privacidade” no menu;
  3. Selecione “Configurações” e, em seguida, Informações pessoais;
  4. Você verá seu endereço de e-mail, nome e número de telefone;
  5. Toque no número de telefone e selecione “Remover”.
  6. Digite sua senha na próxima página e toque em “Remover” novamente.

No computador

  1. Abra o Facebook no seu navegador;
  2. Clique no link “Configurações” no menu suspenso da página principal;
  3. Em seguida, clique em “Celular”, no menu da esquerda;
  4. Você verá as suas informações de contato, como seu número de telefone;
  5. Clique em “Remover” e, em seguida, em “Remover telefone” para confirmar.

E, agora?

Em ambos os casos, você deve receber um e-mail de confirmação da ação.

Anúncios no Facebook usam seu número de telefone

Você deve estar se perguntando como fica a camada extra de segurança sem o telefone para fazer a verificação em duas etapas, usando SMS. Saiba que você pode fazer isso usando um aplicativo que envia códigos de verificação, similar aos torpedos, só que sem conexão alguma com o seu número de telefone. Já abordamos, também, como a verificação em duas etapas por SMS pode não ser tão segura quanto promete.

Autenticação de dois fatores

Baixe aplicativos autenticadores, como o Authy ou o Google Authenticator, que não envia mensagem de texto para gerar e comunicar um código de autenticação por SMS. Para remover a verificação por número de telefone, primeiro você precisa desativá-la.

No seu celular, acesse novamente as “Configurações”. E, em “Segurança e login”, desative a opção “Usar autenticação de dois fatores”. Quando você reativar o recurso, use um aplicativo autenticador em vez de usar o seu número de telefone celular.

E aí, tudo resolvido.

 

Mais sobre: ,