Início » Brasil » Facebook remove 42 perfis de agência envolvida no “mensalinho” do Twitter

Facebook remove 42 perfis de agência envolvida no “mensalinho” do Twitter

Facebook derrubou páginas da agência Follow, envolvida em esquema que pagava para elogiar candidatos do PT e PR no Twitter

Felipe Ventura Por

O Facebook removeu 11 páginas e 42 perfis por distribuir conteúdo político que simula ser orgânico, violando políticas de autenticidade. Eles eram associados à agência de marketing digital Follow, que pertence ao deputado federal Miguel Corrêa (PT-MG). A empresa é investigada pelo Ministério Público por recrutar usuários do Twitter para elogiar candidatos petistas.

Em comunicado, o Facebook diz que tomou medidas para remover conteúdos associados à Follow. Isso inclui as páginas Follow Fórmula, Ponto Gênero e Carioca Bolado. O perfil pessoal de Corrêa, que concorre a uma vaga no Senado, também foi retirado do ar.

Os Padrões da Comunidade do Facebook proíbem contas que operam de maneira coordenada “para enganar as pessoas sobre a origem de seu conteúdo ou para permitir outras violações de nossas políticas”, explica a empresa.

Em agosto, foi revelado um esquema no Twitter que prometia R$ 500 mensais por mensagens positivas sobre candidatos do PT. Tudo era coordenado pela agência de publicidade LaJoy; ela foi subcontratada pela Be Connected, empresa parceira de Corrêa, e exigia o uso de dois aplicativos da Follow.

Segundo O Globo, os aplicativos Follow Now e Brasil Feliz de Novo foram usados para promover ao menos 12 candidatos do PT e PR. Isso inclui o petista Wellington Dias, candidato à reeleição como governador do Piauí. O caso ficou conhecido como “Piauígate” ou “mensalinho”.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proibiu propaganda paga nas redes sociais para a campanha deste ano, sob multa de até R$ 30 mil. A única exceção fica para impulsionamento “identificado de forma inequívoca como tal”.

Em comunicado ao Estadão, Corrêa admite que a página da Follow no Facebook foi derrubada, mas diz que desconhece as outras páginas e perfis mencionados pela rede social.

Com informações: Facebook, Estadão, UOL.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Raí

Vota no Ciro Gomes, capacho do PT e do Foro de SP, e a gente que é alienado. kkkkkkkk

Mendonza

É claro que não vai. Vc não faz nem ideia sobre o que falar.

doorspaulo

Cara, na boa, não vou discutir política por aqui.

É função do eleitor se informar sobre seus candidatos. Se nem isso você fez, não sou eu que vou fazer por você.

Mendonza

Mostra pra nós algum crime do Ciro. Mês que vem eu volto pra ver se vc descobriu alguma coisa.

doorspaulo
Mendonza

Bolsonaro é o único ser vivo que caga pelo cú, boca e agora pelo umbigo tbm. A evolução que não teve no cérebro teve no sistema digestivo.

doorspaulo

Esqueceu do Ciro.

Acho que os únicos livres hoje, são Amoedo, Marina e Alvaro Dias.

Cristina Nascimento

Eu fujo do G1, mas os comentaristas de lá estão pra todo o canto, inclusive aqui no Tecnoblog, aff.

Vitor Hugo

ah, vai pra merda

Nicolas_RS

Falou a esperteza, que vai votar no Ciro, que defendeu o Luladrao, disse que faria de tudo para tirar da cadeia, e repetiu a mesma frase, que a Venezuela é um país democratico, sem falar que faz os mesmo papelões da Dilmanta, tentando falara em ingles, kkkkkkk.

Nicolas_RS

É impressionante como tu tem a capacidade de bostejar! Facebook já deletou N paginas que chutando por baixo tinha mais de 10 milhões de seguidores, incluindo paginas oficias de candidatos de direita! Tu viu o vídeo do dono do Facebook ficando com a cara pálida diante do senador americano?

Tu não é o "jornalista" que disse que o Trump queria construir um muro entre México e os EUA? Que começou na era do Bill Clinton? Que disse que Trump é contra imigrantes? Que na verdade proibiu imigração apenas de países com alto índice de terroristas, falidos? Que disse que Trump queria que imigrantes usassem insígnias como na Alemanha Nazista? Pq nenhuma midia diz sobre isso?

Ficar falando essas m3rd4 de política em outro país é fácil, agora viver na M que políticos que jumentos como você defende é outros 500.

Jornalista de meia tigela!

Alberto Chaves

tamos é ferrados com esses bandos de alienados

Nicolas_RS

Bolsonaro em sujeira? Me fale mais?

Alberto Chaves

Essa eleição tá uma nojeira das grandes! PT, PMDB, PSDB e Bolsonaro numa sujeirada só

Mendonza

Triste é saber que o Brasil está pra escolher entre o picolé de chuchu do PT versus o imbecil com cérebro de mamão.

Exibir mais comentários