Como recuperar ou mudar a senha do Instagram

Usuários conseguem recuperar o acesso à conta do Instagram solicitando troca da senha via e-mail, SMS ou WhatsApp; também é possível mudar o código de acesso pelo Facebook

Emerson Alecrim Victor Toledo
Por e
• Atualizado há 2 semanas
Como recuperar ou mudar a senha do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Como recuperar ou mudar a senha do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Recuperar a senha do Instagram é o procedimento de restaurar o acesso à sua conta da rede social caso você tenha esquecido ou perdido a combinação de acesso ao serviço.

Para isso, é necessário fazer uma solicitação pelo aplicativo ou site do Instagram, informando dados pessoais como e-mail, número de telefone ou nome de usuário.

Já o processo de mudar a senha é a alteração do código de acesso atual de uma conta do Instagram para uma nova combinação escolhida pelo usuário.

O procedimento é recomendado para manter a segurança da conta, especialmente se informações de login anteriores estiverem comprometidas, ou se o usuário segue a recomendação de atualizá-las periodicamente.

A seguir, veja como recuperar ou mudar a senha do seu Instagram pelo celular ou PC.

Como recuperar a senha do Instagram que você esqueceu pelo celular

Siga os passos a seguir para redefinir a senha do Instagram no app para Android ou iOS.

1. Abra o Instagram e vá na função de recuperação de senha

Abra o aplicativo do Instagram em seu celular. Toque em “Esqueceu a senha?” na tela de login para iniciar o procedimento de recuperar a senha do Instagram pelo celular.

Abra o Instagram e vá na função de recuperação de senha (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Informe o e-mail ou nome de usuário usado no Instagram

Informe o e-mail cadastrado em sua conta no Instagram ou o nome de usuário que você utiliza nela. Toque em “Continuar”. O Instagram informará que um código para redefinir a senha será enviado por e-mail. Toque novamente em “Continuar”.

Informe o e-mail ou nome de usuário usado no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Se você não tiver acesso a esse e-mail ou preferir outro método, toque em “Tentar outra forma”. Entre as alternativas estão receber o código ou link de recuperação de senha por SMS ou WhatsApp. Escolha uma dessas opções e toque em “Continuar”.

Recebendo link ou código de mudança de senha por SMS ou WhatsApp (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

No e-mail recebido, abra o link “Redefina sua senha” ou equivalente. Na página que surgir, crie uma senha combinando números, letras e caracteres especiais, como @ ou $. Finalize tocando em “Redefinir senha”.

Criando nova senha no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Se você receber um código por SMS ou WhatsApp, informe essa combinação no aplicativo do Instagram e toque em “Continuar”. Crie uma senha em seguida.

Agora, tente entrar no Instagram usando a nova combinação.

Como recuperar a senha do Instagram que você esqueceu pelo PC

A redefinição de senha a partir do site do Instagram tem as etapas a seguir.

1. Abra o site do Instagram e vá em “Esqueceu a senha?”

Entre em instagram.com usando seu navegador de internet e clique em “Esqueceu a senha?”, abaixo da caixa de login, para trocar a senha do Instagram.

Abra o site do Instagram e vá em "Esqueceu a senha?" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Informe e-mail, telefone ou nome de usuário para mudar a senha

Informe e-mail, telefone ou o nome de usuário de sua conta e clique em “Enviar link para login”. Clique em “Redefina sua senha” no e-mail enviado ao endereço informado ou à conta de WhatsApp associada ao seu número.

Informe e-mail, telefone ou nome de usuário para mudar a senha (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Crie uma nova senha para o Instagram

Na página que abrir, crie uma senha com ao menos seis caracteres e misture números, letras e caracteres especiais. Clique em “Redefinir senha” ao terminar. Acesse o Instagram usando a nova combinação.

Crie uma nova senha para o Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como mudar a senha atual do Instagram pelo celular

Siga as orientações abaixo para mudar a senha do Instagram pelo celular. Esse passo a passo é válido se você se lembra da combinação, mas quer alterá-la.

1. Vá à “Central de Contas” do Instagram

Abra o Instagram para Android ou iPhone e toque no ícone do canto direito inferior para entrar em seu perfil. Nele, abra o menu com três traços no topo direito da tela e acesse a opção “Central de Contas”.

Vá à "Central de Contas" do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Vá à área de segurança para redefinir a senha do Instagram

Acesse a área “Senha e segurança” dentro de “Central de Contas”. Escolha a opção “Alterar senha” na tela seguinte.

Vá à área de segurança para redefinir a senha do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Escolha a conta no Instagram e mude a sua senha

Escolha a conta cuja senha vai ser alterada na “Central de Contas”, se houver mais de uma. Informe a combinação atual na tela seguinte e, abaixo, informe a nova senha. Toque em “Alterar senha” para concluir.

Escolha a conta no Instagram e mude a sua senha (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como mudar a senha atual do Instagram pelo PC

A versão web do Instagram permite redefinição de senha, mas o procedimento é ligeiramente diferente em relação às versões para celular. O passo a passo é mostrado a seguir.

1. Acesse o site do Instagram e vá nas configurações do serviço

Abra o endereço instagram.com no navegador, faça login na rede social se ainda não tiver feito isso e clique em “Mais”, no menu à esquerda. Clique em “Configurações” no menu que surgir.

Acesse o site do Instagram e vá nas configurações do serviço (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Clique em “Central de Contas” dentro de “Configurações”

Vá em “Central de Contas” dentro do menu “Configurações” e clique em “Senha e segurança”.

Clique em "Central de Contas" dentro de "Configurações" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Escolha a opção de alternar senha no Instagram

Clique em “Alterar senha” dentro de “Senha e segurança”. Escolha uma conta para trocar a senha do Instagram, se houver mais de uma. Em seguida, informe a senha atual e defina uma nova combinação mais abaixo. Clique no botão “Alterar senha” para finalizar.

Escolha a opção de alternar senha no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como recuperar ou mudar a senha de um Instagram vinculado ao Facebook

Você pode mudar a senha do Instagram usando o Facebook, desde que uma conta esteja vinculada à outra. O passo a passo é este.

1. Acesse o Facebook e entre na “Central de Contas”

Abra o Facebook para Android ou iPhone e toque no menu do seu perfil. Procure a opção “Configurações” e, nela, abra a “Central de Contas”.

Acesse o Facebook e entre na "Central de Contas" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Vá em “Senha e segurança” e escolha a conta no Instagram

Toque em “Senha e segurança”, dentro da “Central de Contas”, e escolha “Alterar senha”. Escolha a conta no Instagram cuja senha você deseja mudar. Essa conta só aparecerá na lista se estiver vinculada ao seu Facebook.

Vá em "Senha e segurança" e escolha a conta no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Defina uma nova senha para a sua conta no Instagram

Informe a senha atual e defina uma nova combinação logo abaixo. Toque em “Alterar senha” para concluir. Se você não se lembra da senha, toque em “Esqueceu a senha?”. Você receberá um e-mail ou uma mensagem no telefone com um link para criar uma nova combinação.

Defina uma nova senha para a sua conta no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Por que não consigo recuperar a senha do Instagram?

Os principais problemas que impedem a redefinição de senha no Instagram são:

  • Dados desatualizados: se você não tem mais acesso ao e-mail ou número de telefone cadastro na conta do Instagram, não conseguirá receber a mensagem de recuperação de senha;
  • Conta invadida: em caso de Instagram hackeado, o invasor costuma mudar os dados de contato da conta para impedir que você a recupere. Por isso, é importante adotar cuidados para proteger a conta do Instagram;
  • Instabilidade no Instagram: falhas temporárias no Instagram podem afetar a recuperação de senha. Tente novamente mais tarde se alguma mensagem de erro aparecer;
  • Bloqueio temporário da conta: se o Instagram desconfiar de atividade inválida na sua conta, poderá impedir a mudança de senha por algumas horas ou dias, cabendo a você aguardar o prazo dado expirar.

Posso recuperar a senha do Instagram com outro e-mail ou número de celular?

Não. É preciso ter acesso ao e-mail ou ao número do celular cadastrado no Instagram. Se você tiver acesso a pelo menos um desses meios, poderá usá-lo para receber o link para mudança de senha.

Após ter acesso à conta, você poderá trocar o e-mail do Instagram ou o número de telefone, caso uma dessas informações esteja desatualizada.

Dá para recuperar a senha do Instagram pelo WhatsApp?

Sim. Se você não conseguir receber o e-mail de redefinição de senha, o Instagram poderá exibir a opção de enviar a você o link ou código de mudança da combinação pelo WhatsApp. Essa opção só funciona se o número de celular cadastrado no Instagram for o mesmo do seu WhatsApp.

Mudar a senha do Instagram desconecta a conta de outros dispositivos?

Sim. A mudança de senha pode desconectar o Instagram de outro celular ou computador em que a conta estiver logada. Isso acontece para evitar que alguém que conhece a senha antiga continue acessando a sua conta.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados