Início » Celular » Google Maps mostra em tempo real onde está seu ônibus em São Paulo e no Rio

Google Maps mostra em tempo real onde está seu ônibus em São Paulo e no Rio

Google Maps também permite planejar rotas com carro e transporte público no iPhone e Android, além de controlar o Spotify

Felipe Ventura Por

O Google Maps ganhou uma novidade interessante no iPhone e Android: o mapa vai mostrar exatamente onde está o ônibus ou trem que você está esperando. Isso funciona em várias cidades do Brasil, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, é possível planejar rotas com carro e transporte público, e controlar o Spotify ou Apple Music sem sair do app.

Usuários em 80 regiões do mundo podem ver no mapa, em tempo real, onde está o ônibus ou trem que eles estão esperando. No Brasil, isso está disponível nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Caxias do Sul (RS), Apucarana (PR), Itabuna (BA) e Santa Cruz do Sul (RS).

E em Sydney (Austrália), o Google fez uma parceria com a Transport New South Wales para mostrar a lotação do ônibus ou trem — ou seja, se ele está cheio ou vazio. A empresa diz que esse recurso vai chegar em breve a mais cidades ao redor do mundo.

Google Maps tem rotas que combinam carro, ônibus e trem

O Google Maps ganhou uma nova seção chamada “Viagem” (Commute), reunindo as antigas abas “Carro” e “Transp púb” que ficavam na tela inicial. Dessa forma, é possível planejar deslocamentos que envolvem carro e transporte público — por exemplo, quem dirige até uma estação de trem.

“Você saberá se há trânsito no caminho, quando sai o próximo trem, e quanto tempo levará para ir da estação de trem até o escritório”, explica a empresa. No Brasil, o deslocamento multimodal está disponível apenas em São Paulo e no Rio.

A seção “Viagem” também é útil para quem só anda de carro. Ela mostra informações de trânsito ao vivo adaptadas ao seu trajeto, incluindo avisos sobre acidentes ou engarrafamentos. Se necessário, o app sugere rotas alternativas para você.

Por fim, o Google Maps integrou o Spotify, Apple Music e Google Play Música (que será substituído pelo YouTube Music Premium) direto na interface. É possível controlar músicas e podcasts diretamente a partir da navegação curva a curva, sem alternar entre um app e outro.

As novidades serão distribuídas ao longo desta semana para todos os usuários no Android e iOS; é preciso atualizar o aplicativo.

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cygnus Black

Desculpe o atraso. Não sei te dizer. Só andei na zona Sul, Oeste e Leste.

leoleonardo85

No site da EMTU dá pra consultar os Intermunicipais, mas esse tipo de recurso chegar ao GMaps é excelente

Lucas Henrique

Só capital?

Vinícius

Contrato, exclusividade, burocracia. Não estou dizendo que é isso mas podem ser causas do porque aqui em Contagem não funcionar como funciona em BH. É só um palpite do motivo.

Cristina Nascimento

Pois é, o Brasil não é para amadores.. Tnt tecnologia, tnts apps pra nos auxiliar, pra ficar restrito ao celular que fica escondido na cueca ou é deixado em casa, para evitar roubos. Lamentável..

Marcos Soares Santos

https://tracker.geops.ch/?z...

ainda assim dá pra ver o que ficou registrado no tempo

Marcos Soares Santos

em SP isso é tudo baseado na API do Olho Vivo http://olhovivo.sptrans.com...

Cygnus Black

Já mostra no percurso, pelo menos em SP.

Lucas Henrique

Só faltou avisar sobre os radares.

Luis Fernando

Sim... Gosto mais do Trafi, ele tem mais opções de uso. E éé bem mais amigável. http//uploads.disquscdn.com/image...

Jorge St Silva

Creio que o fato de o maps precisar atualizar as fotos por satélites e street view, tbm. Apenas uma expeculação.

Douglas B

Como eu disse, o MOOVIT faz isso, só o Google que não. Ou seja, o problema é do Google. Se a Moovit pode, pq eles não??

Rod

Isso é algo que sempre quis. Você digitar o número da linha na pesquisa, e mostrar a localização em tempo real dos carros.

Só me pergunto de onde vão vir os dados. O Google vai fazer parceria com as empresas, ou será que a secretaria de transportes já tem todos os dados e vai compartilhar?

Orley Lima

Mas o que explicaria tamanha demora de adoção das modificações feitas no Waze, pelo Maps?

Trovalds

Na verdade a base de mapas básico é o mesmo. A vantagem do Waze que por ele ser colaborativo você pode adicionar/editar informações novas como mudança de sentido, conclusão de obra e etc. No Google ainda fica devendo isso.

Exibir mais comentários